OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Sabe quais são os principais sintomas da menopausa?

  • Favoritos

Mudanças de humor, suores frios, afrontamentos, ausência de menstruação. Achava que ficamos por aqui? Existem mais de 30 sintomas associados à menopausa, e os especialistas Vichy apontam os principais.

Sabe quais são os principais sintomas da menopausa?

A menopausa traz várias mudanças ao corpo de uma mulher em todas as suas fases — pré-menopausa, menopausa e pós-menopausa — e apesar de existirem alguns sintomas que são mais frequentes, na realidade são mais de 30 os que são reconhecidos.

O mais natural é que não passe por todos eles, mas também é bastante provável que sinta alguns mas não os associe à menopausa. As náuseas, por exemplo, são bastantes comuns na perimenopausa (ou pré-menopausa), assim como a sensibilidade mamária, mas são sintomas que muitas vezes não são associados a esta fase de transição. Conheça alguns dos principais sintomas para que perceba exatamente porque os está a sentir e como deve lidar com eles.

Afrontamentos e suores noturnos

Se há um sintoma que é comum a praticamente todas as mulheres durante a menopausa é o afrontamento, aquela sensação de calor inexplicável que percorre o corpo mesmo quando estão temperaturas negativas e que nada parece aliviar. O afrontamento, assim como os suores frios, acontece devido à diminuição da produção de estrogénio.

Esta hormona regula o hipotálamo, ou seja, o “termostato” natural do nosso corpo que regula a sua temperatura. Quando a produção de estrogénio diminui, deixa de haver controlo deste “termoestato”, o que provoca a sensação de calor, desencadeando uma reação do corpo que, naturalmente, se tenta defender. Nestes momentos, evite usar roupas demasiado justas e evite as comidas mais picantes e o álcool.

Spotting

Os ciclos menstruais são regulados pelo estrogénio e progesterona que são naturalmente produzidos pelo organismo. Durante a menopausa, a produção dessas duas hormonas altera-se, o que faz com que os ciclos menstruais se tornem irregulares e que tenha até alguns momentos em que sangra fora da altura normal da menstruação. A este sangramento dá-se o nome de spotting, que é bastante frequente durante a menstruação.

Sensibilidade e dor mamária

À medida que os níveis de estrogénio diminuem e os de progesterona aumentam na pré-menopausa é natural que sinta o peito mais sensível e até mesmo dorido. Este sintoma geralmente passa assim que entra na menopausa, mas até lá evite fumar e perceba se está a usar um sutiã confortável e do tamanho ajustado ao seu peito.

Cólicas e cãibras

Se durante os ciclos menstruais tinha cólicas e cãibras abdominais, é natural que estas intensifiquem durante a menopausa. Pode tratá-las com fontes de calor, como um saco de água quente, para aliviar a dor, e deve reduzir o consumo de álcool e sal, porque podem agravar esta sensação de desconforto. Tomar suplementos de Vitamina B, magnésio, aumentar a ingestão de peixes gordos e fazer exercício também podem ajudar nesta fase.

Náuseas

Todas as alterações hormonais pelas quais o corpo está a passar podem causar alguns distúrbios no seu sistema digestivo e até mesmo algumas náuseas e vómitos. Tente comer mais lentamente, beber mais água e evitar alimentos com demasiadas gorduras. O chá de gengibre pode ser uma ajuda em alturas mais complicadas.

Aumento de peso

São várias as mulheres que apontam o aumento de peso como um efeito causado pela menopausa. Esta mudança começa, normalmente, ainda durante a pré-menopausa, quando o organismo vai perdendo mais tonificação muscular e o metabolismo fica mais lento, e o aumento varia normalmente entre os quatro e os sete quilos.

Além disso, como as hormonas masculinas (andrógenas) passam a assumir o controlo com a queda de estrogénio, o peso vai sendo redistribuído pelo corpo e o que antes ficava apenas assente na parte inferior está agora repartido por todo o corpo, inclusive em zonas como o estômago ou a cintura. Para contrariar este aumento de peso é importante que faça mais exercício físico, consuma menos gorduras e açúcares.

A menopausa é uma mudança importante na sua vida, que pode trazer vários sintomas e consequências que a acompanharam para sempre. Algumas podem ser contrariadas apenas com algumas alterações na dieta, com suplementos nutricionais ou com o apoio de um médico. Já outros requerem paciência e muita força de vontade. Ainda assim. Acredite em si mesma, aproveite a vida ao máximo e, acima de tudo, seja feliz com a sua menopausa.

Outros artigos sugeridos

go to top