Como é que a menopausa afeta o crescimento de pelos indesejados?
Há vários tipos de pelos humanos produzidos pelos folículos pilosos. As mulheres de todas as idades têm folículos pilosos no rosto que normalmente produzem pelos suaves e impercetíveis.
Podem aparecer na zona do buço, ao longo do queixo e agravam-se com a diminuição do nível de hormonas femininas durante a menopausa. Mas a pequena quantidade de testosterona que o corpo da mulher produz pode não diminuir – que sorte… As glândulas suprarrenais também produzem algumas hormonas masculinas ao longo da vida da mulher. Assim, durante a menopausa há um desequilíbrio entre os níveis de hormonas sexuais masculinas e femininas. Um excesso relativo de hormonas masculinas pode desencadear o crescimento de pelos faciais menos discretos.
De acordo com a revista especializada "British Journal of Dermatology", num grupo de mulheres na pós-menopausa:
– 39% relataram crescimento excessivo de pelos faciais, sobretudo no queixo.
Outro relatório publicado na "Menopausal Health" em 2009 indicou que num grupo de 656 mulheres americanas com idades compreendidas entre 50 e 79 anos:
– Os pelos faciais extra estavam presentes em 33% das mulheres com idades entre os 50-59 anos,
– E 54% das mulheres com 60-69 anos.
O estudo não identificou diferenças significativas ao nível do crescimento de pelos faciais entre mulheres caucasianas e afro-americanas.
Provavelmente, não queres fazer parte desta estatística, mas é sempre bom saber que é algo muito comum e que há pessoas que podem ajudar e com quem podes falar sobre isto.
39% das mulheres têm um crescimento excessivo de pelos faciais
A boa notícia é que há algumas opções para lidar com este problema, dependendo da gravidade. Se os pelos forem excessivos e te incomodarem, podes usar um creme tópico para abrandar o crescimento do pelo. Outras opções incluem a depilação a cera, a eletrólise que destrói os folículos pilosos ou a remoção dos pelos a laser. Livra-te deles e não penses mais nisso!
ELEMENTOS IMPORTANTES A RETER
O crescimento de pelos faciais durante a menopausa é relativamente comum. De facto, faz todo o sentido, já que os pelos estão associados às hormonas e as tuas hormonas enfrentam muitos desafios nesta altura.
Diz adeus aos pelos com cremes tópicos, cera, laser – a escolha é tua!