O cuidado íntimo talvez seja o aspeto o aspeto da saúde da mulher mais negligenciado. Por isso, inclua-o na sua rotina diária
Secura vaginal: um problema comum para muitas mulheres.
Até 55% das mulheres em menopausa sentem secura vaginal a dado momento. Este é o resultado da redução dos níveis de estrogénio. O estrogénio mantém o revestimento vaginal espesso e saudável mas, durante e após a menopausa, a diminuição do estrogénio torna o revestimento da vagina mais fino, mais seco e mais frágil. Também fica mais facilmente irritado com a atividade sexual.
Felizmente, existem muitas opções para o tratamento destes sintomas. Assim, as alterações no seu corpo não requerem uma alteração drástica dos seus hábitos.
Estar atenta à saúde da sua zona íntima é importante para controlar os impactos na sua vida pessoal. Dedique algum tempo a identificar as alterações no seu corpo, para que possa transmiti-las ao seu médico e receber o tratamento adequado.
ROTINA DE LIMPEZA DIÁRIA:
O cuidado íntimo deve fazer parte da sua rotina de higiene diária. ° Lave ou limpe a sua zona íntima com um toalhete regularmente durante o dia, mas certifique-se que seca sempre bem a zona, evitando que fique húmida e possa causar infeções. ° Durante a limpeza, evite esfregar a sua zona íntima. Prefira movimentos suaves e delicados. ° Não utilize sabão, uma vez que possui um pH de 5,5, mais elevado que o da vagina, que tem um nível de acidez que varia entre os 3,8 e os 4,5. Um desequilíbrio no pH pode provocar ardor. ° Experimente óleos naturais na higiene feminina, como o óleo de melaleuca, que é extraído da árvore do chá. As suas propriedades antissépticas tornam-no especialmente indicado para favorer o equilíbrio bacteriano antes de usar um gel de limpeza íntimo.
TRATAR A IRRITAÇÃO:
° Manter o pH equilibrado regularmente ajuda a evitar irritações e o desenvolvimento de bactérias indesejadas. Existem cremes específicos que pode encontrar nas farmácias para tratar as irritações. ° Usar roupa interior de algodão diariamente é fortemente aconselhado, uma vez que absorve a humidade mais rapidamente, e usar roupa interior solta também pode ajudar a aliviar o desconforto, por evitar a fricção e permitir a circulação de ar. ° Ter uma alimentação saudável também constitui um fator importante. Evitar alimentos condimentados, consumir alimentos com baixo teor de gorduras e reduzir o álcool e a cafeína pode reduzir o desconforto e irritação vaginal.
TRATAR O DESCONFORTO E SECURA VAGINAL:
° Usar géis lubrificantes e manter-se sexualmente ativa é importante. Os lubrificantes podem ser especialmente úteis para as mulheres que não possam fazer tratamentos de substituição hormonal. ° Usar tratamentos de estrogénio de aplicação local também pode ser bastante eficaz no tratamento da secura vaginal, já que corrigem o pH e regulam as bactérias, reduzindo o desconforto. Fale com o seu médico. ° Usar hidratantes femininos também pode ajudar a diminuir a sensação de secura.