OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Menopausa e Pílula: quando parar de tomar a pílula?

Parar de tomar a sua pílula contracetiva deverá ser uma decisão baseada nos sintomas que sente e na recomendação do seu ginecologista. Na perimenopausa a menstruação é irregular.

Menopausa e Pílula: quando parar de tomar a pílula?

No entanto, tal não significa que deverá deixar de tomar o seu método contracetivo, visto que a sua fertilidade não é necessariamente interrompida de imediato.
Como tal, recomendamos que consulte o seu ginecologista, em todos os momentos da sua vida mas com especial importância na fase inicial da menopausa.

Poderá ainda ser fértil durante a menopausa

Visto que a fertilidade da Mulher não cessa de imediato, a primeira e mais importante recomendação é que consulte o seu ginecologista. No caso de não conseguir consulta num curto prazo, recomendamos que continue o seu método contracetivo durante a perimenopausa.

Descubra Porquê

A partir dos 35 anos, a produção de folículos ováricos diminui, processo este que se acelera na pré-menopausa, e causa perda de fertilidade. Não obstante, este processo varia bastante de mulher para mulher, e a probabilidade de gravidez inesperada a partir dos 45 anos é aproximadamente 15%.
Assim, a contraceção é recomendada a todas as mulheres em perimenopausa com vida sexual ativa(1)

perimenopausa ou pré-menopausa, a fase de transição antes da menopausa, pode durar entre alguns meses até alguns anos. É definida por flutuações hormonais que causam menstruação irregular.
Não é recomendado fazer check-ups nem tratamentos hormonais neste período, visto que os níveis hormonais variam bastante de um momento para o outro, e a interpretação de resultados será difícil e possivelmente errada. Assim, manter o seu método contracetivo é a opção mais segura porque ainda poderá ser fértil.

Depois dos 50 anos, o risco de gravidez é baixo, mas a contraceção local ainda é aconselhável.

Sugerimos que cesse a toma da sua pílula contracetiva e observe se o seu ciclo menstrual volta. Assim que a menopausa se instala, os ovários não produzem folículos, impossibilitando uma gravidez.

Importante recordar:

• Não ficará necessariamente infértil assim que entra na pré-menopausa.
• Possibilidade de gravidez após os 45 anos é de 15%

Dica:

● Consulte regularmente o seu ginecologista, e só termine ou troque de método contracetivo com a recomendação do seu médico.

Fonte


1. Lambert M, Begon E, Hocké C. La contraception après 40 ans. RCP Contraception CNGOF 2018.

Outros artigos sugeridos

go to top