OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Como prevenir o inchaço indesejado durante a menopausa?

Ninguém quer inchar como um balão como resultado da menopausa. A boa notícia é que pode limitar o problema adaptando a sua dieta.

Como prevenir o inchaço indesejado durante a menopausa?

Independentemente da idade, queremos todas continuar a vestir as mesmas calças, sem ter que desapertar o botão à primeira trinca. Boas notícias: adaptando a dieta, mesmo na menopausa, o tamanho da roupa não vai ser um problema, nem mesmo quando a retenção de líquidos der sinais! Que mudanças deve fazer na sua dieta para evitar o inchaço durante a menopausa?

Sabemos que a água é o maior componente do corpo humano, sendo que corresponde entre 60% e 70% do peso de um corpo jovem e saudável. Mas, com o aumento da idade há uma tendência para surgirem desequilíbrios ao nível da quantidade de líquidos do corpo, o que muitas vezes conduz a inchaços indesejados. O que pode, então, fazer?

Uma dieta rica em sal pode aumentar o inchaço corporal(2). Em muitos países, o consumo médio de sal por dia é entre 9 e 12g, sendo que a Organização Mundial de Saúde recomenda um consumo máximo de 5g de sal por dia(3).

Como reduzir o consumo de sal?

· Não adicionar sal às refeições durante a confeção. Se está preocupada com o sabor, mais vale ativar o lado criativo! Existem várias ervas aromáticas e especiarias deliciosas que podem transformar completamente uma refeição, como o alecrim, a salsa, os coentros, a pimenta, os orégãos ou o mangericão; Pode até pesquisar algumas receitas de “caldos” à base destas ervas para adicionar sabor aos seus cozinhados sem sal.
· Não ter sal na mesa.
· Não comer snacks salgados como batatas fritas, bolachas, pretzels, frutos secos ou manteiga de amendoim salgada.
· Optar por produtos com menor teor de sódio como as frutas frescas, vegetais, produtos integrais e comida que não seja processada.
· Evitar o glutamato monossódico, um aditivo usado em várias partes do mundo e em diferentes tipos de cozinhas(4).

Aumentar o consumo de Potássio

Alimentos saudáveis com alto teor de potássio:

Leguminosas (como soja, lentilha, feijão, ervilha), frutas secas (damasco seco, figos, passas, tâmaras), nozes e sementes, abacates

Encontramos potássio em muitos alimentos diferentes. Será fácil ingerir mais potássio, não acha?

Um mineral que pode ajudar a controlar o inchaço é o potássio. É um ingrediente essencial para a manutenção do volume total de fluídos no corpo, bem como para regular a função celular. O seu consumo pode ajudar a reduzir o inchaço durante a menopausa e a reduzir a tensão arterial. Encontra-se em vários alimentos não refinados: leguminosas (soja, lentilhas, feijão e ervilhas), fruta desidratada (pêssego seco, figos, passas e tâmaras), frutos secos, sementes e abacate.
O aumento do consumo de potássio também reduz a pressão sanguínea em adultos, assim como, o seu consumo é benéfico para a saúde em geral(4).


Limite o consumo de álcool

É verdade: o álcool pode fazer com que a cara e a barriga pareçam inchadas (ah, e a barriga, claro!). Reduzir o consumo de álcool vai, certamente, prevenir a retenção de líquidos e o aumento de peso durante a menopausa. Com cerca de 7 calorias por cada grama, o álcool contém quase tantas calorias como a gordura pura (a gordura tem 9 calorias por grama). Um copo de vinho pode ter as mesmas calorias do que quatro bolachas. Já meio litro de cerveja é o equivalente calórico a uma fatia de pizza. Reduzir o consumo de álcool previne o inchaço, como também irá diminuir o seu consumo calórico e como tal, irá ajudar a manter um peso corporal adequado(5).

Beber muita água

Por último, mas não menos importante - é fundamental que beba dois litros de água por dia. Quando não bebe a quantidade de líquidos que o seu corpo precisa, ele defende-se contra a desidratação armazenando mais água, o que leva ao inchaço. As águas aromatizadas podem ser uma boa forma de tornar esta rotina menos aborrecida, assim como as inúmeras variedades de chás e tisanas que pode descobrir e tirar proveito. Portanto, lembre-se sempre de beber uma boa quantidade de água(6).

Elementos que não deve esquecer

Pode reduzir o inchaço corporal por:
● Eliminando o sal da sua dieta
● Aumentar o consumo de potássio
● Reduzir o consumo de álcool
● Beber dois litros de água por dia

FONTES:

● [1]. Stachenfeld, N. S. (2014). Hormonal Changes During Menopause and the Impact on Fluid Regulation.
● Reproductive Sciences, 21(5), 555–561.
● [2]. Toldrá F, Barat J. Strategies for Salt Reduction in Foods. Recent Patents on Food, Nutrition & Agriculture, 2012, 4,
● 19-25
● [3]. Dötsch-Klerk, M., PMM Goossens, W., Meijer, G. W., & van het Hof, K. H. (2015). Reducing salt in food; setting
● product-specific criteria aiming at a salt intake of 5 g per day. European Journal of Clinical Nutrition, 69(7), 799–804.
● [4]. http://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/salt-reduction
● [5]. https://www.drinkaware.co.uk
● [6]. Brończyk-Puzoń A, Piecha D, Nowak J, Koszowska A, Kulik-Kupka K, Dittfeld A, Zubelewicz-Szkodzińska B.
Guidelines for dietary management of menopausal women with simple obesity. Prz Menopauzalny. 2015 Mar; 14(1): 48–52.

Outros artigos sugeridos

Como perder barriga na menopausa

Pele & nutrição

Como perder barriga na menopausa

O período da menopausa na vida da mulher traz um grande risco de ficar com sobrepeso e obesidade devido às alterações hormonais que ocorrem no corpo. Descubra como evitar isso!

ler artigo

Como é que a menopausa afeta a sua pele?

Pele & nutrição

Como é que a menopausa afeta a sua pele?

A perda de firmeza e secura são alguns dos sintomas mais frequentes no que diz respeito a pele na menopausa. As nossas especialistas explicam o que acontece e como pode contrariar estes efeitos.

ler artigo

Alimentação na menopausa

Pele & nutrição

Alimentação na menopausa

A menopausa afeta as mulheres com uma série de sintomas incontroláveis. Seguir uma alimentação saudável na menopausa pode reduzir estes sintomas.

ler artigo

go to top

Skinconsult

DIAGNÓSTICO DE PELE BASEADO NUM ALGORITMO DE ENVELHECIMENTO DESENVOLVIDO COM DERMATOLOGISTAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

1 minuto
para analisar
a tua pele

Tira uma selfie

Preenche o perfil

Descobre a tua rotina de skincare personalizada

Linhas finasA tua força
Rugas dos
olhos
A tua prioridade
Falta de firmeza

Faz um
Diagnóstico de pele

circle1circle2circle3circle4