A menopausa obriga muitas mulheres a repensarem a sua alimentação. Afinal, o seu organismo tem agora outras necessidades, que envolvem um nível de calorias mais baixo. E por muita vontade que tenha de partir para uns petiscos mais aliciantes, o seu corpo pode começar a rejeitar a ideia. Organize a despensa com o apoio desta lista que lhe permite criar refeições de baixo nível calórico. Aqui estão 12 alimentos que podem ajudar a contrariar os efeitos da menopausa no corpo e a mantê-lo na melhor forma.
1. Produtos derivados de soja
Leites, iogurtes de soja ou Tofu. Seja qual for a sua preferência, saiba desde já que todas as soluções são válidas. Rica em ferro e cálcio, contém muitas isoflavonas, substâncias com um impacto semelhante ao estrogénio que podem ajudar a controlar os sintomas da menopausa.
2. Castanha-do-pará
São nozes do Brasil e, para além de imenso sabor, são excepcionalmente ricas em proteínas e ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. Consumidas com moderação, estes frutos secos vão dar um impulso ao seu metabolismo. Mas há mais: nozes, pistachios e amêndoas também vêm da América do Sul munidas de cálcio e dão snacks ideais pelas suas propriedades únicas e capacidade de saciar a fome.
3. Chá verde
Capaz de aquecer a alma nos dias mais frios, esta bebida pode ser um grande apoio para a sua pele. Rico em antioxidantes poderosos, trava um combate importante contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, trazendo a confiança de volta aos seus dias.
4. Peixes com gorduras saudáveis
As opções são múltiplas e deliciosas: Sardinha, arenque, salmão, cavala. Estas fontes de Vitamina D e Ômega 3 vão manter o seu coração saudável, uma vez que apoiam o controlo de açúcar no sangue. A sua circulação sanguínea ganha com este apetitoso ingrediente e o seu organismo agradece.
5. Ovos
Recomendados por muitos nutricionistas para uma dieta saudável e forte em proteína. Desde mexidos, cozidos, escalfados, benedict, este alimento não a deixa ficar mal. Mas o que talvez não saiba é que para além de ajudar a sua massa muscular, os ovos são carregados de antioxidantes, vitaminas A, E, D e B, fósforo, selénio e zinco.
6. Quinoa
Por algum motivo a quinoa está cada vez mais presente na alimentação dos portugueses. Se procura uma fonte equilibrada de proteína vegetal e um índice baixo de carboidratos, este é o seu aliado. Perfeito para uma dieta vegetariana e com um papel importante no controlo glicémico e na sua linha.
7. Cereais
Calma, não arranque já para o supermercado para comprar aqueles cereais de infância que tanto sente falta. São alimentos com uma base integral como o pão integral, flocos de aveia, arroz integral, arroz basmati ou massa integral. Estes vão alimentando aos poucos o organismo, proporcionando energia por mais tempo e controlando o apetite.
8. Leguminosas
Lentilhas, ervilhas, favas e feijões secos, o que têm em comum? São todos ricos em carboidratos e fibras. Também funcionam muito bem para controlar o peso, quando consumidos de forma moderada, uma vez que dão uma sensação de satisfação por muito mais tempo. Contém vitaminas B, magnésio, ferro, cálcio e selénio. E fornecem uma ingestão completa de proteínas, conseguindo substituir a ingestão de alimentos de origem animal. No entanto, estas deverão ser sempre combinadas com muitos outros alimentos também presentes nesta lista.
9. Limão
Ácido? Talvez, mas sem dúvida que vale a pena. Este ingrediente, está numa grande lista de must-have, no que diz respeito à sua saúde. Composto com vitamina C e flavonoides, o limão tem um efeito benéfico no equilíbrio de ácido do corpo. No entanto, não deverá ser consumido em excesso, uma vez que esta acidez pode tornar-se um obstáculo para os ossos, músculos e rins.
10. Abacate
Os benefícios do abacate para a pele agradam qualquer mulher. E por conter Vitamina C, que auxilia a metabolização de colagénio, confere um boost de firmeza e proteção. Além disso, essa fruta tem antioxidantes, que reforçam a proteção e prevenção de envelhecimento das células, ao dar a elasticidade necessária para uma aparência mais saudável e bonita.
11. Frutas e vegetais vermelhos
Porque não é só o verde que faz sentido na sua alimentação, os morangos, framboesas, beterrabas, pimentos e tantos outros ingredientes com este tom avermelhado, devem fazer parte do seu dia-a-dia. Porquê? Devido ao seu alto teor de polifenóis, potentes antioxidantes, que ajudam o organismo a combater os danos causados pelos radicais livres.
12. Algas
Se lhe parece estranho estar a inserir algas na sua dieta, é porque ainda não conhece as suas vantagens. Como não podiam deixar de faltar, os antioxidantes estão bem presentes neste processo. Mas não só, as algas também contém minerais como o magnésio ou o cálcio que vão apoiar o corpo e a mente. As suas fibras ajudam a regular os níveis de colesterol. Mas as algas têm também uma presença de iodo, um elemento que estimula o gasto de energia no organismo, potenciando também a perda de peso.