Os principais sintomas que podes sentir durante a menopausa e o que podes fazer
Durante a menopausa, podemos observar:
·
Mudanças no nível de pH da pele,
·
Défice de lípidos epidérmicos,
·
Degradação do ácido hialurónico.
Enquanto isto acontece, podes notar irritações, erupções e secura mais frequentes e o agravamento de problemas da pele pré-existentes, como rosácea ou eczema.
Os lípidos da pele também são essenciais para manter uma função de barreira da pele adequada, que vai perdendo resistência à medida que envelhecemos.
Há produtos cosméticos que contêm estas partículas preciosas que, aplicadas topicamente, podem melhorar o défice de lípidos epidérmicos. Sim, estas são as boas notícias por que tanto esperavas!
A tua pele precisa de ser restaurada, hidratada e apaziguada.
Como a pele fica mais seca e menos flexível durante a menopausa, também fica mais sensível a alguns produtos cosméticos, como sabão e detergentes, que podem irritar a pele e causar inflamação e comichão. As mulheres também podem sofrer da chamada parestesia: uma sensação de formigueiro, picadas ou dormência na pele.
As perturbações no sono relacionadas com a sensação de comichão e os afrontamentos também podem alterar a hidratação cutânea e a função de barreira da pele, provocando hipersensibilidade.
Por isso, cuidar da tua pele vai ajudar-te a dormir melhor, o que é muito importante para a tua pele. Vês o círculo?
A sensibilidade da pele está diretamente relacionada com:
· O nível de pH da pele,
· Os lípidos epidérmicos
· E o ácido hialurónico.
Até uma pequena alteração no teu corpo pode afetar estes três fatores, por isso é natural que uma alteração maior provoque algum desconforto.