OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

EM 2021, A VICHY
CELEBRA 90 ANOS.
PARA 2031, TEMOS UMA MISSÃO.

Nos próximos 10 anos vamos assumir um compromisso com as portuguesas, que vai marcar o início de uma nova Vichy, mais jovem do que nunca. Descobre brevemente tudo sobre a missão Vichy 2031.

"O Exposoma é responsável por mais de 80% do envelhecimento da pele"

Dra. Delphine Kerob

Dermatologista e Diretora Médica Internacional da Vichy

Ciência do Exposoma:
Assegurar uma aparência saudável da pele

A aparência saudável da pele sempre foi uma preocupação para a Vichy. Para criar as melhores soluções para a sua pele, nós desenvolvemos um profundo conhecimento baseado num estudo exaustivo sobre os elementos que afetam a sua evolução ao longo do tempo. Esses elementos são denominados de "exposoma".

v_exposome.jpg

O conceito

O conceito do exposoma apareceu inicialmente na área de investigação oncológica. Foi definido primeiramente em 2005 pelo Professor Christopher Wild, o antigo diretor da Agência Internacional de Investigação Oncológica (IRAC) como, "a medida cumulativa das influências ambientais e respostas biológicas associadas, incluindo as exposições ao meio ambiente, nutrição, comportamentos e processos endógenos". (1,2)

Quando se trata da pele, o nosso laboratório de investigação já demonstrou que o exposoma é a combinação de diversas influências: ambiental, comportamental e hormonal. E, acima de tudo: são os seus efeitos cumulativos que podem afetar as funções biológicas da pele e acelerar o seu envelhecimento. Em 2016, nós convertemos estas descobertas na: Ciência do Exposoma da Pele.

Pioneira da Ciência do Exposoma

"Como pioneira da ciência do Exposoma, a Vichy criou um painel médico internacional e multidisciplinar para incrementar o conhecimento da interligação e sinergia destes efeitos entre os fatores do exposoma.

Este painel reúne pela primeira vez, oito peritos médicos com conhecimento especializado em cada um dos fatores do exposoma tais como um nutricionista, um endocrinologista, um dermatologista especialista em UV, um dermatologista especialista em poluição, um biólogo psiquiátrico, um biólogo ambiental e um epidemiologista bioestatístico. Estou muito satisfeita por reunir este painel médico anualmente para trabalhar em torno do conhecimento sobre o exposoma.".

Dr. Marion Nielsen

Farmacêutica e Diretora Científica Internacional da Vichy

bg_marion_nielsen.jpg

Fatores do Exposoma:
Os múltiplos elementos que afetam a aparência saudável da pele

A aparência saudável da pele é influenciada significativamente por diversos fatores do exposoma, internos e externos, e tende a agravar-se pelos seus impactos acumulados. (15)

Fatores ambientais

  • Radiação:
    UVA, UVB, IR, luz vísivel
  • Poluição:
    Contaminantes químicos, micropartículas PM10 / PM2.5, partículas ultrafinas, ozono, inseticidas etc
  • Alterações climáticas:
    temperatura, humidade, variações da pressão atmosférica

Fatores comportamentais

  • Dieta:
    nutrição, tabaco, álcool
  • Stress Psicológico
  • Falta de sono
  • Atividade Física

Fatores
hormonais

  • Variação
    das hormonas femininas:

    puberdade, ciclo menstrual, gravidez, menopausa

O estudo do Exposoma é um projeto complexo e ambicioso.

Compreender o exposoma significa ter em conta um número infinito de variáveis. Ou seja, considerar múltiplas influências como o ambiente, o comportamento, as hormonas ou a diversidade biológica infinita da pele. Consequentemente, cada indivíduo tem o seu próprio perfil de Exposoma. Assim, um individuo não vai estar exposto aos mesmos fatores de Exposoma que outro indivíduo, nem vai desencadear os mesmos danos cutâneos. É por isso fundamental perceber estes fatores e estudar o seu efeito sinérgico e cumulativo na pele para apresentar uma solução personalizada, intensificando o potencial da pele em todas as etapas da vida. Por exemplo, a luz diária combinada com a poluição, designada fotopoluição, pode provocar impactos significativos na saúde  e acelerar o envelhecimento da pele.

Luc Aguilar

Chefe de Investigação Clínica e Biológica da L'Oréal

Impactos do Exposoma:
Os efeitos na pele

A pele é o maior órgão do corpo humano.

As suas 4 principais funções:
BARREIRA PROTETORA – PIGMENTAÇÃO DA PELE – DEFESA DA PELE – ESTRUTURA DA PELE são afetadas pelo Exposoma influenciando a integridade, qualidade e aparência saudável da pele.


UVs

Os UVs são responsáveis por 80% dos sinais visíveis de envelhecimento da pele. Esta radiação destrói o colagénio e as fibras elásticas, levando ao aparecimento de sinais de envelhecimento: rugas, falta de firmeza,  textura áspera e alterações  de pigmentação. (3, 4)

Poluição

A poluição causa stress oxidativo. Está provado que leva ao aparecimento de sinais de envelhecimento especialmente manchas escuras e rugas. (5, 6)

Quando combinado com as radiações UV, agrava ainda mais os sinais de envelhecimento. (7, 8)

Alterações
climáticas

As alterações climáticas como a temperatura, humidade e pressão atmosférica podem afetar a função barreira da pele. Temperaturas baixas secam a pele, enquanto temperaturas mais altas potenciam a sua hidratação e a produção de sebo/suor, resultando em erupções, especialmente em pele oleosa. (9, 10, 11, 12)

Nutrição

A nutrição afeta diretamente a aparência da nossa pele e a sua capacidade para resistir  a agressões externas, como a poluição, raios UV e stress. Uma alimentação deficiente pode causar um envelhecimento prematuro da pele assim como potenciais impactos na acne e em outras problemáticas como: rosácea, dermatite atópica e psoríase. (13)

Stress
Psicológico

O Stress psicológico pode ter impacto na pele a curto e a longo prazo. Por exemplo, a curto prazo, as mulheres que estão normalmente stressadas exibem uma barreira cutânea desequilibrada tornando o aspeto da pele mais seco e acinzentado. (14)

Falta de
sono

A falta de sono compromete a função barreira da pele e acelera o envelhecimento global da pele. A pele pode ficar mais pálida, e com as rugas e rídulas mais acentuadas. A área à volta dos olhos é particularmente afetada. (15, 16, 17)

Variações hormonais

As variações hormonais especialmente as hormonas femininas (como o estrogénio e a progesterona) podem afetar a estrutura e composição da pele durante a vida. Especialmente durante o ciclo menstrual (imperfeições, borbulhas, aumento da produção de sebo), na gravidez (imperfeições, borbulhas, melasma) e na menopausa (rugas acentuadas, flacidez, manchas escuras e fragilidade da pele). (18, 19, 20, 21)

As nossas soluções
contra o Exposoma

Para fortalecer a pele contra as agressões do Exposoma, nós colocámos a tecnologia ao seu dispor: com um diagnóstico personalizado: SkinConsultAI. Desenvolvido com dermatologistas e especialistas em saúde da pele, para poder descobrir as prioridades da sua pele. Este diagnóstico  propõe um protocolo de atendimento completo para responder às preocupações específicas da sua pele com padrões de segurança elevados.

SKIN
CONSULTAI

A nossa Inteligência Artificial baseada num diagnóstico da pele, um serviço para ti

A saúde da pele é significamente influenciada por fatores do Exposoma externos e internos.

bg_mobile-app.jpg

A nossa missão de avançar com a Ciência do Exposoma

A nossa missão diária é a de continuar a fazer progressos na ciência da saúde da pele e torná-la acessível para si. Desde 1931, a Vichy está na vanguarda da investigação da saúde da pele para acompanhar as mulheres em todas as etapas da sua vida. Como pioneira da Ciência do Exposoma da Pele e patrocinadora da nossa bolsa de investigação anual, nós continuamos a financiar e suportar o desenvolvimento do conhecimento científico relativo à aparência saudável da pele.

Publicações sobre 
o Exposoma da Vichy

A nossa pesquisa em 2019 levou à publicação (via painel médico do Exposoma Vichy) da “A Pele e o Exposoma”. Foi a primeira avaliação que apresentou os impactos biológicos e clínicos do Exposoma na Pele.

Para expandir o conhecimento sobre o Exposoma, a Vichy publica todos os anos os seus estudos numa reconhecida revista dermatológica, que já contabilizou mais de 30 publicações científicas.

Skinconsult

ALGORITMO DE ENVELHECIMENTO DA PELE DESENVOLVIDO COM DERMATOLOGISTAS

1 minuto
para analisar
a tua pele

Tira uma selfie

Preenche o perfil

Descobre a tua rotina de skincare personalizada

v_woman.jpg
Linhas finasA tua força
Rugas dos
olhos
A tua prioridade
Falta de firmeza

Descobre
skinconsultai