Estenda a toalha, abra a cesta, petisque e passe a tarde com os pés na relva fresca. Haverá melhor plano do que fazer um piquenique em família quando os dias começam a ficar maiores e o calor a fazer-se notar? Solte o lado francês que há em si e descubra os 3 lugares em Lisboa e no Porto onde pode passar uma tarde maravilhosa e todos os cuidados que deve ter.
Em Lisboa:
São 24 hectares de jardins relvados e de uma área florestal única, no coração da cidade, em Monsanto. À paisagem verdejante junta-se um refrescante lago. Dispõe de zona para merendas, um parque infantil e locais destinados à prática de diversos desportos. No verão são já incontornáveis as mágicas sessões de cinema ao ar livre, aproveite!
Respirar o ar puro da natureza no “Pulmão de Lisboa”. O parque foi construído em 1934 e aqui pode desfrutar de uma das melhores vistas sobre a cidade de Lisboa e o rio Tejo, no Miradouro dos Montes Claros. Nesse local há um pequeno lago e várias sombras e banquinhos, ideias para conversar sem dar pelas horas.
Um lago, riacho, terraços, jardins que criam pequenos recantos, banquinhos, muitas árvores e até um anfiteatro. E ainda pode espreitar alguma exposição. Estes jardins, projetados por António Viana Barreto e Gonçalo Ribeiro Telles nos anos 50 são uma escolha incontornável.
No Porto:
Apreciar a vista única sobre o rio Douro no miradouro ou explorar o labirinto de buxo. Além de um piquenique nos jardins relvados tem várias opções para passar um dia incrível. No verão, especialmente aos fins de semana, ocorrem eventos culturais de pintura e arte no parque.
Tremendamente famosos, não é difícil perceber porquê. Além da zona de merendas, ao longo do jardim pode contemplar diferentes panorâmicas sobre o rio e a cidade e árvores, muitas árvores... Existe ainda um lago e diversas atividades dedicadas aos mais pequenos. Em 1951, o Palácio de Cristal foi demolido para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos, mantendo os jardins. Aqui, pode visitar uma capela de granito lindíssima, mandada construir pela princesa de Montléart.
São 18 hectares de parque que contemplam 200 espécies de plantas, esculturas, jardins relvados, bosques, um roseiral e lagos. Os circuitos com diferentes percursos são ideais para caminhadas em família.
O que comer no Picnic?
Depois de escolhido o local, segue-se uma questão muito importante: o que comer? Não se preocupe, também temos essa resposta (numa versão saudável), aqui.