OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Um ano sem menstruação: estarei na menopausa?

Deixar de menstruar equivale mesmo à entrada na menopausa? Saiba como confirmar se as duas coisas estão associadas.

Um ano sem menstruação: estarei na menopausa?

Como saber se deixar de menstruar equivale à entrada na menopausa?

Quando a menstruação começa a parar, esta é uma das primeiras perguntas que normalmente surgem na cabeça de qualquer mulher, sobretudo a partir dos 45 anos. Seguem-se outras questões como: “Como é que uma coisa que me acontece há mais de 30 anos está, de repente, a parar? Quantos meses tenho de esperar para que possa considerar que acabou de vez? O que acontece a seguir a isto? O que preciso de saber?”.

Na verdade, embora deixar de menstruar seja um dos sinais mais evidentes da entrada neste período, poderá demorar alguns meses até essa realidade corresponder, de facto, a uma confirmação. A atividade ovárica não corresponde a uma ciência exata e, como tal, pode ser assimétrica e resultar em períodos irregulares. Por esse motivo, a primeira coisa a reter quando a menstruação começa a parar é não perder a noção do tempo. É fundamental perceber se são episódios isolados, associados a alguma outra questão, ou se é algo regular e há quanto tempo assim o é: 12 meses consecutivos é o tempo pré-estabelecido para determinar esta fase.

O que significa se a menstruação voltar após o primeiro ano de ausência?

Para algumas mulheres, o retorno da funcionalidade dos ovários é uma realidade ainda que, geralmente, temporária. De qualquer forma, e para despiste, poderá submeter-se a um exame ultrassom pélvico, até para despistar outras causas possíveis para este regresso. E, claro, independentemente do exame, é fundamental não descurar as consultas de ginecologia. É também importante que esta questão não se torne um foco de stress e de ansiedade - trata-se de um processo normal na vida de todas as mulheres, ainda que apresente contornos distintos em cada caso. 

Em resumo

Dicas a reter para saber se está ou não na menopausa:

  • Recorra a um acompanhamento ginecológico regular para observação da sua atividade ovárica;
  • Se estiver 12 meses seguidos sem menstruar, é extremamente provável que esteja na menopausa, pelo que deve ficar atenta ao tempo;
  • Se passado um ano voltar a menstruar, deverá realizar um exame ultrassom pélvico.

Outros artigos sugeridos

Menopausa: O perigo dos ataques cardíacos em 10 pontos-chave

Saúde

Menopausa: O perigo dos ataques cardíacos em 10 pontos-chave

Sabia que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte na mulher nas sociedades ocidentais, ultrapassando o cancro da mama, cancro uterino e a mortalidade periparto. Estudos apontam para um  aumento da incidência de complicações  cardiovasculares depois da  menopausa. Descubra o porquê em 10 pontos-chave.

ler artigo

go to top

Skinconsult

DIAGNÓSTICO DE PELE BASEADO NUM ALGORITMO DE ENVELHECIMENTO DESENVOLVIDO COM DERMATOLOGISTAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

1 minuto
para analisar
a tua pele

Tira uma selfie

Preenche o perfil

Descobre a tua rotina de skincare personalizada

v_woman.jpg
Linhas finasA tua força
Rugas dos
olhos
A tua prioridade
Falta de firmeza

Faz um
Diagnóstico de pele

circle1circle2circle3circle4