getGeoIPCountryCode = SiteAppCode = PT Test : 'PT/'

OK

OKCancelar

Obrigado

Fechar
mediacachable:1

Silicone: conhece os efeitos que tem no seu cabelo?

  • Favoritos

O visual com que sai de casa depende em grande parte da forma como cuida do seu cabelo e dos ingredientes químicos presentes nos cuidados capilares aplicados. O silicone é um dos mais populares e, por vezes, controverso. Para que serve, quais as suas vantagens e desvantagens e que alternativas encontramos no mercado?

O que é afinal o silicone?

Surgiu nos anos 70 e é uma das principais moléculas utilizadas nas fórmulas dos produtos capilares. Este ingrediente, no entanto, tornou-se um assunto controverso, especialmente na área capilar.  A sua fórmula contém um grupo de ingredientes chamados hidrofóbicos, ou seja, à prova de água. Agem da mesma forma que um bom chapéu de chuva, impedindo a humidade de penetrar, deixando os seus cabelos brilhantes, desembaraçados e alisados.

Assim, em mulheres com cabelos secos, rebeldes, com pontas espigadas e mesmo baços, o silicone pode ser uma boa opção. Contudo, a dosagem e a sua aplicação devem ser cuidadosas, pois pode fazer com que o cabelo tenha tendência para pesar e, consequentemente, torná-lo oleoso. Além disso, há fórmulas no mercado com este ingrediente em demasia e diferentes tipos de silicone, e são cada vez os consumidores, que preferem produtos com menos ingredientes e características mais naturais.

Mais do que um tipo de silicone:

Ao contrário do que possa pensar, não existe só um tipo de silicone. Este ingrediente pode diferir a pensar na sua função: aplicação, aderência e capacidade de limpeza. Mas é quando se fala em selar a camada externa do cabelo (cutículas), protegendo-o do calor e eletricidade estática que se torna um ingrediente-chave. Principalmente nesta altura do em que dá mais uso às camisolas de malha e em que a chuva e a humidade parecem não dar tréguas.

Qual o motivo para serem utilizados?

  • Porque não interferem com outros ingredientes presentes na fórmula. Isto significa que podem ser misturados com condicionadores ou surfactantes.
  • Não perturbam nem afetam as fibras e proteínas capilares, já que a sua ação é suave.
  • Podem ser usados enquanto está a fazer outros tratamentos, como a coloração.
  • Protegem e reparam os danos do cabelo diários, mantendo o cabelo suave, nutrido e mais fácil de pentear.

Por que razão são controversos para algumas pessoas?

Existem alguns tipos de silicones feitos de petrolatos, isto é, que são derivados do petróleo como os óleos minerais, a vaselina ou a parafina líquida. Além disso, o seu baixo ph, além de fechar a cutícula, pode deixar uma gordura natural no cabelo e deixá-lo pesado e com tendência à oleosidade. Algumas pessoas acreditam também que há um efeito de acumulação de revestimento de silicone que pode ter um impacto negativo no couro cabeludo ou nos fios. No entanto, não existem evidências científicas conhecidas que justifiquem estas hipótese.

Qual é a tendência?

Alguns consumidores, por outro lado, preferem soluções mais minimalistas e sem silicone,  que deixem o cabelo mais solto e natural. Este caso é muitas vezes usado como opção também antes de aplicar um tratamento com cor, isto porque a fibra é menos revestida e mais apta a receber os ingredientes.

Os silicones apresentam algum risco para a saúde?

A Vichy oferece produtos que são seguros, eficazes e de alta qualidade e podem ser usados ​​com total confiança. Estudos indicam que  80% das mulheres querem saber o que está nos seus produtos de cosmética. Hoje em dia, as consumidoras estão cada vez mais informadas quanto ao que desejam e sobre quais ingredientes a procurar. Esta mudança fez com que qualquer ingrediente utilizado tenha que passar por uma avaliação rigorosa e que o silicone faça, naturalmente, parte deste processo. Mas e se experimentasse algo novo para ver como reage o seu cabelo?

Produtos sugeridos

  • Novo

    {Produto_Nome}

    Dercos Nutrients

    Champô Nutri Protein

    Champôs

    Champô nutritivo para cabelo seco

  • Novo

    {Produto_Nome}

    Dercos Nutrients

    Champô Vitamin A.C.E

    Champôs

    Champô iluminador para cabelo baço e quebradiço

  • Novo

    {Produto_Nome}

    Dercos Nutrients

    Champô Detox

    Champôs

    Champô purificante para cabelo e couro cabeludo com tendência a ficar oleoso

  • Outros artigos sugeridos

    go to top