Existem pensamentos que já criaram raízes na sua mente. Provavelmente passados entre gerações e que, nem sempre, podem ser fundamentados. Será que o sol de inverno está mesmo mais baixo? Se está no escritório tem mesmo de pôr protetor solar? Para que não corra o risco de prejudicar a sua pele, poderá agora rever alguns destes mitos sobre o sol durante a estação de inverno.
“No Inverno o sol está mais baixo”
Provavelmente já ouviu esta expressão mais que uma vez na sua vida. O que acontece na verdade, resume-se ao ângulo em que os raios incidem sobre a atmosfera. Enquanto no verão eles são mais diretos, no inverno causam menos impacto, embora não o suficiente para que se esqueça deles.
“Trabalho num escritório por isso não preciso de me preocupar”
Os raios UVA penetram todas as superfícies com reflexo, tal como o vidro do seu carro ou a janela do escritório. Sejam dias cinzentos ou dias de descanso em casa, estes inimigos estão sempre presentes.
“Não percebo as diferenças dos Raios UV”
UVA, UVB e UVC, com o último a ser absorvido pela atmosfera antes de chegar à Terra. Os raios UVB, atingem o seu pico máximo no verão e são aqueles que lhe dão um bronzeado perfeito ou uma queimadura solar, dependendo da sua prevenção. Os raios UVA, estão presentes todo o ano de forma igual, seja em Lisboa ou na Austrália, em Janeiro ou em Agosto.
No entanto, os raios UVA podem penetrar mais facilmente na superfície cutânea, sendo os primeiros a penetrar nas defesas da sua pele. Também são mais longos do que os raios UVB, o que significa que podem atingir mais profundamente a nossa pele.
“O protetor só é importante no verão”
É um erro pensar que a pele está livre de perigo durante o inverno. Na realidade, os prejudiciais raios UV vão persegui-la durante todas as estações, embora com quantidades diferentes. Apesar da temperatura mais baixa e uma incidência inferior destes raios, que causam o envelhecimento precoce, a proteção não pode ser dispensada da pele durante os meses frios.
O que deve, então, fazer?
Tal como veste novas peças de roupa, mais agasalhadas, nesta estação, é importante que crie novas rotinas de cuidado da pele. Principalmente se for de férias, onde algumas condições como a neve, o vento ou a diferença de temperatura tendem secar ainda mais a pele e a deixá-la mais sensível do que no verão.Assim, insista e invista numa boa limpeza do rosto, para remover o excesso de poluição da pele (O Leite Bálsamo Pureté Thermale, por exemplo, que limpa e hidrata, seguindo-se do tónico Pureté Thermale para garantir que não restam impurezas). Quanto à hidratação, certifique-se que está a escolher um produto que já inclua FPS, como Slow Âge Fluido (FPS25) ou Creme (FPS30). Também pode verificar se a sua maquilhagem tem proteção, caso o seu hidratante não tenha, garantindo que de uma maneira ou de outra fica protegida do sol sem ter que acrescentar o protetor solar à sua rotina durante estes meses.