Provavelmente nunca olhou para o seu cabelo em função da estação do ano em que se encontra. O seu cabelo não lhe parece mais bonito na Primavera? E mais "em baixo" no Inverno? Não, não é da sua cabeça: o cabelo é (mesmo) de “luas”. Passamos a explicar: a mudança das estações influencia a sua vitalidade e forma. Mas não pense que é como no poema de Camões: “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. Aqui, a regra é olhar para as mudanças, identificar os sinais e manter o cabelo saudável de Janeiro a Dezembro. Tome nota!
O que é queda de cabelo sazonal?
Apesar de existirem vários fatores agravantes para a queda de cabelo, como o stress, a predisposição genética, a alimentação, a utilização medicamentos para problemas cardíacos ou depressão, o pós parto ou a exposição a ambientes poluídos, sabe-se também que o cabelo pode mostrar tendência fisiológica para variações sazonais. Ou seja, a queda sazonal é aquela que ocorre com a mudança de estações, é geralmente, temporária, transitória e com a duração de algumas semanas. É comum perder, nestes períodos, mais de 100 fios de cabelo por dia - valor que define uma queda de cabelo acima do normal. No entanto, estas fases devem ser passageiras. Se não for o caso, o conselho de um profissional de saúde pode ser recomendado.
Outono
O que acontece: Vários estudos apontam para o Outono como o maior período de queda de cabelo*. Um estudo publicado pela revista Dermatology indicia que isso se deva a um mecanismo de proteção do corpo contra os raios solares, que se traduz num maior número de cabelos em fase de crescimento durante os meses quentes. Com o fim do Verão esse impulso é reduzido, o que acaba por redundar num maior número de folículos que passam à fase de estabilização e queda durante o Outono.
O que fazer: Prevenir é sempre melhor do que remediar, por isso depois das férias do verão jogue na defensiva: dedique-se a um programa de cuidado antiqueda, com ampolas e champô, que ajude o seu cabelo a ficar mais forte quando o Outono chegar. Resista ao frio com as armas certas de forma a garantir que o próximo Outono não tenha que ser novamente um pesadelo!
Inverno
O que acontece: As baixas temperaturas obrigam a cuidados especiais. Neste período, os banhos mais quentes e o ar seco e frio degradam a integridade da barreira cutânea do couro cabeludo. Secura e pontas espigadas podem ser alguns dos sinais mais comuns.
O que fazer: Utilize um shampô para cabelos secos (se for o caso) ou com propriedades nutritivas e não se esqueça do condicionador. Tente lavar o cabelo com água morna e, se começou um cuidado anti-queda no Outono, continue. Sempre que aplicar uma ampola massaje o couro cabeludo para favorecer a microcirculação sanguínea.
Primavera
O que acontece: É o segundo maior período de queda de cabelo. De facto, à medida que os dias ficam mais longos, produz-se um conjunto de alterações hormonais relacionadas com a alteração da luz solar que podem influenciar a qualidade do seu cabelo**.
O que fazer: Neste período, lembre-se do pai da medicina, Hipócrates, “Faz do teu alimento o teu medicamento” e tenha atenção redobrada com a sua dieta. Alguns suplementos impulsionadores da imunidade ricos em aminoácidos***, a base da proteína da queratina, devidamente prescritos pelo seu médico de família ou dermatologista, podem ser uma boa ajuda.
Verão
O que acontece: No verão o nosso cabelo acaba por estar exposto a radiações solares intensas, elevadas temperaturas, sal, cloro e todo um sem número de inimigos. Atenção: os efeitos podem não ser sentidos imediatamente, mas é uma questão de tempo até se dar conta de um cabelo enfraquecido e com tendência para quebrar.
O que fazer: Proteger o cabelo do sol com um chapéu, utilizar um filtro solar e um shampô reparador podem ser boas ajudas, assim como aproveitar que os dias são maiores para fazer uma máscara de tratamento.
* Kunz,M., Seifert, B. e Trüeb, R. (April 29, 2009). Seasonality of Hair Shedding in Healthy Women Complaining of Hair Loss. Dermatology: http://www.derma-haarcenter.ch/files/Directory/Publikationen/Seasonality%20of%20hair%20loss.pdf
**University of Maryland: http://umm.edu/health/medical/altmed/supplement/melatonin
*** Harvard University: http://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/hair-loss-