OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Que impactos têm as alterações hormonais da menopausa na minha pele?

  • Favoritos

A Menopausa é um processo complexo que afeta não apenas a fisiologia interna, mas também a pele. E uma vez que a pele é, de alguma forma, a janela do seu corpo, tende a mostrar rapidamente os impactos destas transformações.

Que impactos têm as alterações hormonais da menopausa na minha pele?

E verá que muitos dos sinais têm, na verdade, uma origem comum.

Durante a menopausa, o seu perfil hormonal altera-se significativamente

A perda de estrogénios tende a afetar a circulação sanguínea, reduzindo o fluxo de nutrientes e oxigénio para a pele. Recebendo menos do que precisa para estar na sua melhor forma, a sua pele vai provavelmente parecer-lhe mais fina e mais seca.

A perda de estrogénios tende a afetar a circulação sanguínea, reduzindo o fluxo de nutrientes e oxigénio para a pele. Recebendo menos do que precisa para estar na sua melhor forma, a sua pele vai provavelmente parecer-lhe mais fina e mais seca. O estrogénio e a progesterona contribuem para a luminosidade, elasticidade e hidratação – atributos que todas as mulheres adoram. À medida que a função ovárica desacelera, os níveis destas hormonas baixam – e disso a pele já não gosta. As alterações hormonais durante a menopausa causam a degradação do colagénio e fibras elásticas, o que afeta de forma significativa a elasticidade da sua pele. A falta de hidratação cutânea e uma cicatrização mais lenta também ocorrem mais frequentemente. E tudo isto é agravado pela exposição aos UVs, que se tornam especialmente danosos neste período em que a pele está mais propensa à formação de manchas de hiperpigmentação - o que só reforça a importância de complementar a rotina de cuidados diária com um índice de proteção solar elevado. A redução de estrogénios também é responsável por uma redistribuição da alocação da massa adiposa – que é o mesmo que dizer que as gordurinhas se vão instalar exatamente onde menos gostamos: - Perda de tecidos de suporte sob a pele do rosto, pescoço, mãos, peito e braços, o que provoca perda de firmeza e flacidez. - Concentração de gordura sobre o abdómen e/ou coxas e nádegas.

Nutrientes e oxigénio chegam à pele com mais dificuldade

Mas há mais fatores com impacto na qualidade da pele neste período. Depois da menopausa, as glândulas adrenais e os ovários continuam a segregar androgénios. Com a redução dos níveis de estrogénio, estas hormonas ‘masculinas’ assumem uma maior proporção no perfil hormonal da mulher, o que pode provocar alterações como voz mais grave, aparecimento de pilosidade facial, pele mais oleosa e tendencialmente acneica. Mas calma, não estamos a dizer depois da menopausa vai transformar-se num homem! Estamos simplesmente a tentar mostrar como as hormonas são um tópico complexo já que interferem em tantos elementos do corpo de homens e mulheres.

Pontos para relembrar

Por todas estas razões, a menopausa é um período de grande transformação. Mas lembre-se: é um momento natural, inevitável, e que acontece num momento em que muitas oportunidades se podem abrir na sua vida.

Outros artigos sugeridos

go to top