getGeoIPCountryCode = SiteAppCode = PT Test : 'PT/'

OK

OKCancelar

Obrigado

Fechar
mediacachable:1

Quais os perigos reais do solário na sua pele?

  • Favoritos

O sol tardou a chegar e a pele bronzeada, que costuma marcar presença nos meses de verão, parece ter ficado esquecida. Então, a vontade de o apressar entra em ação e pode levá-la a cometer alguns erros, como as idas ao solário. Sim, erros. Não se tente enganar. É que por muito que lhe contem histórias e por muitas voltas que tentem dar-lhe, um solário será sempre um grande perigo para a sua peçle. De acordo com o The Cancer Research UK, a probabilidade de desenvolver cancro de pele em quem frequenta um solário é seis vezes maior do que quem apanha o sol do meio dia (o mais perigoso). Além disso, outros estudos também têm demonstrado a relação direta entre o envelhecimento prematuro da pele e a utilização de solários. E porquê? Este artigo vai explicar-lhe, mas podemos adiantar-lhe que está diretamente relacionado com o tipo de raios UV utilizados neste método de bronzeamento.

Quais os raios emitidos nos solários?

Os solários usam um dispositivo que emite raios UV para produzir um bronzeado cosmético. A luz UV emitida produz raios UVA (cerca de 95-99%) e poucos ou nenhuns raios UVB (cerca de 1-5%), enquanto o sol produz os dois tipos de raios UV – com os UVA a representar 90-95% e os UVB 5-10%.

Quais os riscos associados aos solários?

O problema é que os dois tipos de raios UV podem ter efeitos potencialmente perigosos na pele, e os UVA, mais produzidos pelos solários podem, indiretamente, causar danos oxidativos e stress, e como têm comprimentos de onda maiores do que os UVB, podem penetrar mais profundamente na sua pele.A dermatologista Nina Roos afirma que: “os raios UVA danificam a pele, provocam o seu envelhecimento precoce, o aparecimento de manchas e ainda a propensão para desenvolver cancro da pele”. E se precisa de mais um motivo para não ir ao solário, a dermatologista aponta: “os raios UVA não produzem vitamina D, portanto não existem benefícios”, acrescenta a Dra. Roos. Não há forma de prever, exatamente, como é que os riscos do solário se vão manifestar, especialmente quando as pessoas começam a frequentar solários desde novas e tem a pele pálida, por isso, o que os médicos recomendam é evitar completamente esta prática. Para agravar a situação, as “camas” dos solários abrigam uma flora microbiana substancial. E estas bactérias podem ser prejudiciais para quem sofre de dermatite atópica (eczema) ou outros problemas de pele.

Qual é, então, a forma mais segura para se bronzear?

É possível bronzear-se de forma segura, enquanto cuida também da sua pele, com a ajuda de um protetor solar de rosto com uma ação anti-idade ou com um cuidado de proteção que contenha uma fórmula enriquecida com beta-caroteno, que proporcione um bronzeado luminoso e uniforme, como a Água Protetora Ideal Soleil da Vichy. Existem também opções protetoras e enriquecidas com antioxidantes (como os polifenóis), que irão contribuir para um bronzeado mais natural e bonito. Mas se nada disto lhe “encher as medidas”, pode sempre procurar um otimizador do bronzeado, mas tome atenção à palavra: “otimizador” não significa “bronzeador”. Um protetor solar otimizador do bronzeado (nós repetimos!) contém uma fórmula de alta proteção, associada a um spray bronzeador hidratante, o que significa que está altamente protegido com os filtros certos, mas que simultaneamente estará com intensificadores de melanina a estimular o processo natural do bronzeado.

Produtos sugeridos

  • Novo

    {Produto_Nome}

    Ideal Soleil

    Água Protetora Bronze SPF 30

    Protetor Solar em Spray

    Elevada proteção UV. Ultraleve, ultrafresca.

  • {Produto_Nome}
  • Novo

    {Produto_Nome}

    Ideal Soleil

    Anti-idade 3-em-1 FPS50+

    Protetor solar de rosto

    Tripla ação para reduzir rugas, melhorar elasticidade e aumentar a luminosidade da pele.

  • Outros artigos sugeridos

    6 alimentos ricos em ferro que deve ter sempre em casa

    Rosto

    6 alimentos ricos em ferro que deve ter sempre em casa

    O ferro é um mineral famoso no campo da nutrição, mas os seus benefícios podem surpreender e modificar a forma como sente os seus dias. Conheça os alimentos que não poderá prescindir da sua lista de supermercado e das suas refeições saudáveis.

    ler artigo

    go to top