OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Segment :

Museus: as alternativas a visitar em férias

  • Favoritos

Alternativas para os dias em que o calor da praia não são uma opção

Museus: as alternativas a visitar em férias

Numa altura em que os areais estão repletos de toalhas, chapéus de sol, ancinhos e escavações em busca da piscina perfeita, as praias podem não ser a opção favorita para muitos. Ainda assim, com os feriados, fins de semana ou férias à porta, a vontade de sair de casa aperta e o desafio acaba por ser encontrar algo diferente e agradável para fazer.

Decidimos ajudá-la nessa tarefa deixando-lhe algumas ideias de visitas a espaços que, provavelmente, ainda não conhece. Contudo, deixamos um aviso à navegação: um deles é o melhor dos locais para curar a aracnofobia.

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Se conhece algum aracnofóbico, este é o sítio ideal para o levar em passeio. É que no Museu Nacional de História Natural e da Ciência existem mais de 3000 espécies de aranhas, além de, claro, as borboletas, répteis, insetos, traças e até dinossauros! Claro que, se não tiver tempo para tudo, terá de regressar para conhecer o laboratório químico do século XIX e o incrível jardim botânico, que são praticamente obrigatórios.

Morada: Rua da Escola Politécnica, 56/58, Príncipe Real, Lisboa

Museu da Farmácia

Uma mó rudimentar do período neolítico, um kit de medicamentos da Estação Espacial MIR e a recriação de uma farmácia chinesa e de outra portuguesa do século XVIII – tudo isto num único espaço: o Museu da Farmácia. Aqui, vai entrar numa viagem onde fica a conhecer todo o passado da saúde e do que era a indústria farmacêutica tanto em Portugal, como no mundo.

Morada: Rua Marechal Saldanha, 1, Lisboa

Casa das Histórias Paula Rego

O museu dedicado à artista portuguesa, construído por Eduardo Souto de Moura, foi inaugurado em setembro de 2009 e contém 620 obras tanto de Paula Rego como do marido, Victor Willing, que morreu em 1988. Além da exposição permanente de pintura, desenho e gravura, onde é também possível encontrar algumas obras de têxtil, a Casa das Histórias recebe ocasionalmente exposições temporárias de artistas convidados.

Morada: Avenida da República, 300, Cascais

Dica: Depois de um momento de cultura, que tal aproveitar os jardins deste museu para respirar um pouco de ar puro? Não se esqueça de aplicar protetor solar em todos os momentos do seu roteiro. Uma boa opção pode ser levar sempre na carteira uma bruma refrescante de rosto, que não pesa e tem FPS 50.

Museu Bordalo Pinheiro

É difícil encontrar um lisboeta que não saiba onde fica o Museu Bordalo Pinheiro, contudo não são muitos os que já o visitaram. Naquela vivenda às portas do Campo Grande moram 1200 peças de cerâmica, os 3500 exemplares de gravura, 3000 originais de pintura e desenho e 1300 publicações que documentam a vida e obra de um dos maiores artistas nacionais.

Morada: Campo Grande, 382, Lisboa

Museu Nacional de Arqueologia

Entre o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu da Marinha, a Torre de Belém e o CCB há um museu que tende a passar despercebido. Fundado em 1893 por José Leite de Vasconcelos, o Museu Nacional de Arqueologia transporta-nos por várias épocas históricas: desde a Antiguidade Clássica à época dos Egípcios, com direito a múmias verdadeiras que fazem parte da coleção permanente do museu. 

Morada: Praça do Império, Lisboa

Museu da Música

Alguma vez reparou que existe um museu mesmo à saída da estação de metro do Alto dos Moinhos? É aí que se encontra o Museu da Música, uma casa de recitais, exposições temporárias e conferências ligadas à música. Nada como ir conhecer um pouco mais sobre o património musical português, que é um dos mais ricos em toda a Europa.

Morada: Estação de Metro dos Altos Moinhos, Rua João de Freitas Branco, Lisboa

Museu de Lisboa – Teatro Romano

Bem perto da Sé de Lisboa encontra umas escadas, praticamente invisíveis, que dão acesso à entrada do Museu do Teatro Romano. Lá dentro vai encontrar, como o nome o indica, um teatro romano que ali existiu na época do Imperador Augusto, quando Lisboa ainda era Olisipo. O museu integrou dois edifícios, um do século XVIII e outro do século XIX, onde funcionou uma tipografia e uma fábrica de malas.

Morada: Rua de São Mamede, 3A, Lisboa

Museu do Aljube

Faça parte de uma reunião clandestina 3D onde não faltam panfletos proibidos, assim como uma máquina de escrever cujo som era abafado por uma caixa de madeira. Uma experiência proporcionada pela antiga cadeia de Aljube, que é hoje um museu e representa a luta contra a ditadura entre 1926 e 1974. Há também testemunhos de tortura e de episódios tão comuns como absolutamente chocantes para quem não viveu antes dos 25 de abril.

Morada: Rua Augusto Rosa, 42, LIsboa

DICA ESSENCIAL:

E se os museus são um sítio bem fresco para se proteger do calor, fazer um roteiro para visitar vários num só dia obriga a várias horas de exposição solar. Tenha sempre, na carteira, um protetor solar de rosto, de toque seco, para que não fique a sentir a pele oleosa, para ir aplicando ao longo do dia, e um de corpo como o novo Spray Anti-Desidratação Capital Soleil da Vichy, enriquecido com ácido hialurónico, hipoalergénico e adaptado à pele sensível.

Produtos sugeridos

  • Best-seller

    {Produto_Nome}
  • {Produto_Nome}
  • {Produto_Nome}

    Capital Soleil

    Spray Antidesidratação Beach Protect FPS 30

    Protetor Solar em Spray

    Spray Antidesidratação anti-sal e cloro

  • Outros artigos sugeridos

    3 mulheres inspiradoras aos 50 anos

    Os Melhores Conselhos

    3 mulheres inspiradoras aos 50 anos

    A imagem de uma senhora sentada em casa, com pantufas e gatos, já não corresponde ao que sempre idealizamos para os 50 anos. Diz-se que são os novos 30. E com razão!

    ler artigo

    3 Snacks saudáveis e práticos para o Inverno

    Rosto

    3 Snacks saudáveis e práticos para o Inverno

    Com a chegada do frio, a comida de conforto volta também à ordem do dia e fica cada vez mais difícil resistir ao aroma perfumado e  quente dos bolos que saem do forno ou das bolachinhas que acompanham o chá a ferver.

    ler artigo

    go to top