O Inverno é uma das estações mais temidas pelo maior orgão do nosso corpo, pelas agressões próprias que as baixas temperaturas são capazes de provocar.
É um inimigo clássico da pele, sendo frequentemente responsável pela sensação de maior aparecimento de rugas, lesões cutâneas, irritações comuns, e até de alergias ao frio. O Inverno é uma das estações mais temidas pelo maior orgão do nosso corpo, pelas agressões próprias que as baixas temperaturas são capazes de provocar. Mas sabe porque é que isso acontece?
Quando a pele é exposta ao frio, a circulação sanguínea, que é uma das principais responsáveis por manter equilibrada a nossa temperatura corporal, exige uma maior contração dos vasos sanguíneos, na tentativa de desviar mais sangue para os orgãos e, dessa forma, voltar a manter-nos quentes. Este “desvio”, porém, ocorre com menos sangue quente na pele, fazendo com que as extremidades sejam mais afetadas. Por isso é que frieiras nas mãos, ou o cieiro na boca, são frequentes nesta época do ano.
Por outro lado, a camada lipídica da pele diminui naturalmente quando em contacto com temperaturas mais baixas, o que faz com que a sua barreira protetora fique fragilizada. Na mesma sequência, inclui-se a diminuição da sua hidratação, que dá lugar a um ressacamento que, por seu turno, faz com que surjam mais irritações, que podem ainda ser responsáveis por prurido e por uma pele ainda mais seca. Voltamos assim ao início de um ciclo que se torna cada vez mais difícil de quebrar. Exausto só de imaginar? Compreendemos! E, por isso mesmo, reunimos um guia super prático de sobrevivência da pele no Inverno. Tome nota dos passos a seguir para que a sua nem chegue a dar sinais da estação em que se encontra:
1. Evite banhos quentes
O cuidado com o corpo começa logo no duche, com uma temperatura idealmente morna, que lhe permita manter-se quente sem agredir a pele, protegendo assim a sua oleosidade natural (já enfraquecida pelo frio). É ainda importante que imediatamente a seguir ao banho, depois de secar a pele – sempre com leves batidas da toalha sobre a mesma e nunca esfregando – aplique o seu hidratante corporal regenerador. Assim, irá beneficiar da pele ainda húmida para uma absorção mais eficaz. E o mesmo no que ao seu rosto diz respeito.
2. Faça uma alimentação adequada à altura do ano
Reforce a ingestão de bebidas quentes e de alimentos ricos em vitaminas (como a A, importante para a hidratação e que pode encontrar em alimentos como acelgas, cenoura, batata-doce, espinafres, batata, brócolos, ervilhas ou em frutas como o dióspiro) e sais minerais. É fundamental reforçar o seu sistema imunitário, alimentando-se com regularidade, sem saltar refeições e com alimentos que lhe permitam manter-se forte e saudável. A sua pele irá agradecer também!
3. Hidratação, sempre
Nunca é demais relembrar. Nesta época, a hidratação da sua pele deverá ser a sua prioridade na rotina de cuidados diários de rosto e de corpo, já que a tendência para o seu ressecamento será também muito maior. O Sérum de rosto Minéral 89 da Vichy é o cuidado facial perfeito para o dia a dia, combinando, pela 1.º vez, uma concentração de 89% de Água Termal Vulcânica Vichy com Ácido Hialurónico. Este produto permite, precisamente, aumentar a função barreira da pele, para assegurar uma maior resistência da mesma contra as agressões diárias. Desta forma, conseguirá, num só passo, garantir uma maior hidratação e proteção.
E porque ainda no rosto encontramos na boca, e mais concretamente nos lábios, outra das áreas mais afetadas pelo frio, o Bálsamo Labial Naturalblend será o aliado perfeito para ter sempre à mão, evitando humedecer os lábios naturalmente e assim contribuir para um aumento do cieiro. Com 96% de ingredientes de origem natural repara até os lábios mais secos, mantendo-os hidratados ao longo do dia, e por ter cor torna-se também o complemento ideal para uma maquilhagem simples e iluminada, que começa com a Base Hidratante Minéralblend.