Na teoria deveria ser simples: deitar, descansar, dormir e acordar radiante, com uma pele luminosa, jovem, de bom-humor e com muita energia! Na prática, são os dias que não chegam para tudo, os malabarismos para improvisar um jantar leve, ou aquele novo episódio da série a que não dá para resistir. E, no meio de tudo, um cansaço acumulado que desvalorizamos continuamente. Sabemos de cor que no dia a seguir as olheiras se vão notar e que só uma dose reforçada de maquilhagem irá disfarçar aquilo que conseguiríamos evitar mas... Será que temos noção de que a Bela Adormecida precisava realmente de dormir para ser encantadora e encontrar o seu charming prince?
Perceba como uma noite mal dormida influencia o seu aspeto:
Se o cansaço não for um argumento suficientemente forte, que seja pelo envelhecimento que os ritmos irregulares, insónias e a fraca qualidade do nosso sono têm em nós. Javier Albares, diretor da Unidade de Investigação da Clínica del Sueño Estivill, em Espanha, explica que “ter um bom sono é essencial para ter menos doenças em geral”. Encare isto como quiser, mas precisamos de reforçar esta ideia! Durma, durma bem (ah, e preferencialmente esteja na cama antes das 22h00). Nós explicamos porquê!
Chamemos-lhe um tratamento natural, sem o qual nenhum outro cuidado resulta a 100%. De facto, é durante a noite que ocorre o pico de produção das hormonas responsáveis pela renovação celular. Além da importância dessas horas para a auto-reparação cutânea, a predisposição para engordar também aumenta em função das noites mal dormidas já que a leptina (hormona da saciedade) tem dificuldades em atuar. Simultaneamente as alterações metabólicas provocadas podem também aumentar o “mau” colesterol (LDL).
Precisa de mais razões? Siga estes 10 passos e tenha um verdadeiro sono de beleza:
1. Mexa-se
Exercite-se regularmente; sair para uma corrida ou fazer uma aula de fitness pode ser uma excelente forma de nos acalmar quando passamos demasiado tempo à secretária e fechados no mesmo espaço. Certifique-se é que treina antes das 7 horas da tarde, uma vez que a atividade física aumenta o batimento cardíaco e que o seu corpo precisa de uma temperatura mais baixa para dormir.
2. Um jantar leve e cedo
Evite pratos muito condimentadas e elaborados à noite. Nas refeições pesadas, o nosso corpo precisa de produzir mais energia o que faz com que adormecer se torne numa tarefa difícil. Procure jantar 3 horas antes.
3. Tome um banho relaxante
Nada como um banho de água tépida, quase fria. O facto de a temperatura do corpo descer vai produzir um efeito relaxante sobre o seu corpo.
4. Manter um horário
Tente estabelecer uma hora de ir para a cama e uma hora de acordar. Depois, procure seguir o seu horário ao máximo. Esse ritmo funcionará como uma padrão biológico que indicará ao seu corpo quando começar a fazer o restart.
5. Tenha um bom colchão
Pode estar tudo alinhado para uma boa noite de sono, mas se o colchão falhar bem pode esquecer o descanso. Luís Teixeira, cirurgião ortopédico, aconselha: “Escolha um modelo de colchão mais firme. Prefira um que mantenha a coluna naturalmente alinhada, daí que os colchões muito macios por se moldarem demasiado ao peso do corpo, não proporcionem um bom suporte à coluna, afundando-a e gerando desconforto. Além disso, também pode causar tensão nos músculos, ligamentos e articulações.” Já quanto à mudança, o especialista recomenda: “Se o seu colchão tiver mais de oito anos, deve ser mudado até porque os materiais se vão desgastando e diminuindo o apoio que dão ao seu corpo e às costas.”
6. Prepare o ambiente para dormir
O quarto demasiado quente pode provocar alguma agitação durante a noite. Se tiver ar condicionado, desligue-o antes de ir dormir. Procure sempre que o ambiente no seu quarto seja fresco e calmo. E, se a decoração não estiver exatamente como gostaria, reconsidere investir numa mudança rapidamente, já que tudo isto também depende da harmonia que a decoração lhe pode transmitir.
7. Luzes apagadas
Mantenha o seu quarto o mais escuro possível e com luzes médias de forma a estimular o seu corpo a produzir melatonina – a designada hormona do sono. Lembre-se de desligar as várias fontes de luz como computadores, televisões, ecrãs. Atenção: Não menospreze as de stand by e muito menos a do seu telefone que deve estar desligado e, mesmo quando a carregar, fora de cena.
8. Cria uma rotina de sono
Ler um bom livro, hidratar o corpo e fazer uma massagem ou utilizar um ambientador suave, são ideias de pequenos hábitos que tornarão o momento antes de ir para a cama numa experiência agradável e tranquila.
9. Relaxe e liberte tensão
Pensamentos negativos, ansiedade e pensar demasiado são os melhores amigos das insónias. Utilize técnicas de meditação tais como visualizar uma praia deserta (ou aquele sítio que adora e de que tem sempre as melhores recordações!), respirar fundo calmamente, ouvir baixinho uma música com um som que transmita serenidade, etc.