getGeoIPCountryCode = SiteAppCode = PT Test : 'PT/'

OK

OKCancelar

Obrigado

Fechar

Como dormir melhor em 10 passos

Como dormir melhor em 10 passos
  • Favoritos

Na teoria deveria ser simples: deitar, descansar, dormir e acordar radiante, com uma pele luminosa, jovem, de bom-humor e com muita energia! Na prática, são os dias que não chegam para tudo, os malabarismos para improvisar um jantar leve, ou aquele novo episódio da série a que não dá para resistir. E, no meio de tudo, um cansaço acumulado que desvalorizamos continuamente. Sabemos de cor que no dia a seguir as olheiras se vão notar e que só uma dose reforçada de maquilhagem irá disfarçar aquilo que conseguiríamos evitar mas... Será que temos noção de que a Bela Adormecida precisava realmente de dormir para ser encantadora e encontrar o seu charming prince?

Perceba como uma noite mal dormida influencia o seu aspeto:


Se o cansaço não for um argumento suficientemente forte, que seja pelo envelhecimento que os ritmos irregulares, insónias e a fraca qualidade do nosso sono têm em nós. Javier Albares, diretor da Unidade de Investigação da Clínica del Sueño Estivill, em Espanha, explica que “ter um bom sono é essencial para ter menos doenças em geral”. Encare isto como quiser, mas precisamos de reforçar esta ideia! Durma, durma bem (ah, e preferencialmente esteja na cama antes das 22h00).  Nós explicamos porquê!


Chamemos-lhe um tratamento natural, sem o qual nenhum outro cuidado resulta a 100%. De facto, é durante a noite que ocorre o pico de produção das hormonas responsáveis pela renovação celular.  Além da importância dessas horas para a auto-reparação cutânea, a predisposição para engordar também aumenta em função das noites mal dormidas já que a leptina (hormona da saciedade) tem dificuldades em atuar. Simultaneamente as alterações metabólicas provocadas podem também aumentar o “mau” colesterol (LDL).

Precisa de mais razões? Siga estes 10 passos e tenha um verdadeiro sono de beleza:


1. Mexa-se


Exercite-se regularmente; sair para uma corrida ou fazer uma aula de fitness pode ser uma excelente forma de nos acalmar quando passamos demasiado tempo à secretária e fechados no mesmo espaço. Certifique-se é que treina antes das 7 horas da tarde, uma vez que a atividade física aumenta o batimento cardíaco e que o seu corpo precisa de uma temperatura mais baixa para dormir.


2. Um jantar leve e cedo

Evite pratos muito condimentadas e elaborados à noite. Nas refeições pesadas, o nosso corpo precisa de produzir mais energia o que faz com que adormecer se torne numa tarefa difícil. Procure jantar 3 horas antes.


3. Tome um banho relaxante

Nada como um banho de água tépida, quase fria. O facto de a temperatura do corpo descer vai produzir um efeito relaxante sobre o seu corpo.

4. Manter um horário

Tente estabelecer uma hora de ir para a cama e uma hora de acordar. Depois, procure seguir o seu horário ao máximo. Esse ritmo funcionará como uma padrão biológico que indicará ao seu corpo quando começar a fazer o restart.


5. Tenha um bom colchão

Pode estar tudo alinhado para uma boa noite de sono, mas se o colchão falhar bem pode esquecer o descanso. Luís Teixeira, cirurgião ortopédico, aconselha: “Escolha um modelo de colchão mais firme. Prefira um que mantenha a coluna naturalmente alinhada, daí que os colchões muito macios por se moldarem demasiado ao peso do corpo, não proporcionem um bom suporte à coluna, afundando-a e gerando desconforto. Além disso, também pode causar tensão nos músculos, ligamentos e articulações.” Já quanto à mudança, o especialista recomenda: “Se o seu colchão tiver mais de oito anos, deve ser mudado até porque os materiais se vão desgastando e diminuindo o apoio que dão ao seu corpo e às costas.”

6. Prepare o ambiente para dormir

O quarto demasiado quente pode provocar alguma agitação durante a noite. Se tiver ar condicionado, desligue-o antes de ir dormir. Procure sempre que o ambiente no seu quarto seja fresco e calmo. E, se a decoração não estiver exatamente como gostaria, reconsidere investir numa mudança rapidamente, já que tudo isto também depende da harmonia que a decoração lhe pode transmitir.


7. Luzes apagadas

Mantenha o seu quarto o mais escuro possível e com luzes médias de forma a estimular o seu corpo a produzir melatonina – a designada hormona do sono. Lembre-se de desligar as várias fontes de luz como computadores, televisões, ecrãs. Atenção: Não menospreze as de stand by e muito menos a do seu telefone que deve estar desligado e, mesmo quando a carregar, fora de cena.


8. Cria uma rotina de sono

Ler um bom livro, hidratar o corpo e fazer uma massagem ou utilizar um ambientador suave, são ideias de pequenos hábitos que tornarão o momento antes de ir para a cama numa experiência agradável e tranquila.

9. Relaxe e liberte tensão

Pensamentos negativos, ansiedade e pensar demasiado são os melhores amigos das insónias. Utilize técnicas de meditação tais como visualizar uma praia deserta (ou aquele sítio que adora e de que tem sempre as melhores recordações!), respirar fundo calmamente, ouvir baixinho uma música com um som que transmita serenidade, etc.

Produtos sugeridos

  • {Produto_Nome}
  • {Produto_Nome}
  • {Produto_Nome}

    Slow Âge

    Slow Âge Olhos

    Creme cuidado de olhos
  • Outros artigos sugeridos

    6 formas de dormir melhor durante a menopausa

    Os Melhores Conselhos

    6 formas de dormir melhor durante a menopausa

    Nas últimas fases da menopausa, as 'ondas de calor' podem perturbar a sua noite de sono, provocar insónias e ansiedade e impedi-la de descansar, o que é essencial para o seu bem-estar e para a beleza da sua pele. No entanto, há um plano de cinco passos que pode ajudá-la a dormir melhor e a sentir-se revigorada ao acordar.

    ler artigo

    3 mulheres inspiradoras aos 50 anos

    Os Melhores Conselhos

    3 mulheres inspiradoras aos 50 anos

    A imagem de uma senhora sentada em casa, com pantufas e gatos, já não corresponde ao que sempre idealizamos para os 50 anos. Diz-se que são os novos 30. E com razão!

    ler artigo

    go to top