São um problema comum na vida de todas as mulheres, mas não significa que tenha que se habituar a elas. Aprenda a combater estes indesejados sinais de envelhecimento cutâneo, com as armas certas do seu lado.
Manchas escuras - porquê?
Surgem a partir da meia-idade, por volta dos 40 anos e são resultado da hiperpigmentação. Podem surgir no rosto, mãos, braços, ou noutras partes do corpo devido a fatores como exposição solar, reações inflamatórias ou alterações hormonais. Estas manchas surgem com o avançar da idade uma vez que há um efeito cumulativo desta exposição, que se reflete num aumento de produção de melanina, que se acaba por acumular em zonas específicas.(1)
Já as manchas escuras com um tom mais avermelhado, são um pouco diferentes e comuns em quem teve no passado uma pele com tendência à acne ou inflamações cutâneas. Estas são as mais difíceis de combater e podem levar alguns meses a desaparecer, mas não se preocupe: não são um caso perdido.
E a poluição, também tem culpa?
Sim! A poluição é cada vez mais associada ao desenvolvimento da hiperpigmentação responsável pelo aparecimento de manchas na pele. Os estudos mais recentes(2) comprovam que existe relação entre o ar poluído, principalmente das áreas urbanas, com a formação de manchas escuras. E, já que não pode fugir para o campo e viver no meio da natureza, só lhe resta uma solução: proteger e cuidar a pele para prevenir o aparecimento de manchas. Como? Com poderosos antioxidantes, como a Vitamina C, e um filtro solar adequado.
Como é que a Vitamina C pode ajudar no cuidado da sua pele?
A vitamina C é um antioxidante natural que, numa pele considerada saudável, existe em altas concentrações. No entanto, o organismo é incapaz de produzir moléculas de vitamina C, pelo que deve “absorvê-la” através de fontes externas, como frutas cítricas, algumas barras, super-alimentos como o Camu-Camu, ou vegetais.(3) Este ingrediente ajuda a neutralizar os radicais livres que danificam e contribuem para o envelhecimento precoce da pele.
E como pode inserir Vitamina C no seu cuidado diário?
A melhor forma de fazer frente aos sinais da idade e aos impactos dos radicais livres é através da aplicação de cuidados na sua rotina que contenham este ativo, como é o caso de Vichy Liftactiv Fresh Shot, um sérum antioxidante e antifadiga com 15% de Vitamina C pura.
E quando pode usar?
De acordo com a dermatologista Nina Ross, um sérum com uma alta concentração de Vitamina C é a melhor forma de prevenir a hiperpigmentação. “Quando aplicado à noite, ajuda a reparar as células e o seu processo de regeneração.” Já para de manhã, a especialista adianta: “Este tipo de séruns pode ajudar a proteger a pele contra os radicais livres do dia-a-dia. Em ambos os cenários, é um bom complemento da rotina das mulheres a partir dos 40 anos”, reforça Nina Ross, que salvaguarda, no entanto, a importância extrema da utilização de um protetor solar adequado na combinação com este produto, como Capital Soleil Anti-Manchas Rosto 3-em-1.
(1) Skoczyńska, A. et al, 'Melanin and lipofuscin as hallmarks of skin aging' in Advances inDermatology and Allergology 34.2 (2017) pp. 97-103 [Accessible at:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5420599/]
(2)Hüls, A. et al, ‘Traffic related air pollution contributes to development of facial lentigines:Further epidemiological evidence from Caucasians and Asians’ in The Journal of InvestigativeDermatology, 136.5 (2016), pp. 1053–1056, [Accessible at: www.jidonline.org/article/S0022-202X(16)00453-X/fulltext].
(3)Lykkesfeldt, J. 'Vitamin C' in Advances in Nutrition 5.1 (2014) pp. 16-18 [Accessible at:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3884093/]