Como o stress afeta a acne?
Não subestime a influência que o stress pode ter na saúde da sua pele. Como maior órgão do corpo, a pele cumpre um papel fundamental na proteção do organismo contra bactérias e elementos externos nocivos - o que a torna, também, num indicador visível da saúde do seu organismo em geral. E o stress tem a capacidade de influenciar significativamente o deste órgão, podendo aumentar a produção de sebo que por norma redunda numa pele mais oleosa e com imperfeições. Foi isto mesmo que comprovou um estudo recente revelado pela universidade Wake Forest, onde é comparado o comportamento da pele em alturas com maior e menor tensão emocional, tendo-se observado uma relação direta visível entre elevados níveis de stress e uma pele tendencialmente mais oleosa.[1]
Como lidar com este stress?
Combater a acne também passa por aprender a gerir melhor as emoções e a lidar com as inseguranças e fatores de stress do dia-a-dia. Deixamos-lhe algumas dicas práticas:
- Evite o stress desnecessário: Reserve uma parte do dia para estar offline e concentre-se numa atividade que a deixe feliz e relaxa, como ler, pintar ou fotografar.
- Aprenda a dizer não: por muito que goste de deixar toda a gente à sua volta satisfeita, por vezes é essencial dizer não. Reveja a sua agenda por prioridades e separe o que tem mesmo de fazer ou o que não é assim tão importante para si.
- Mantenha uma aparência confiante: nem todos os produtos são aconselháveis para uma pele com tendência acneica, por isso opte por uma maquilhagem leve e específica para o seu rosto, como a base Dermablend 3D, que contém eperulina, um agente apaziguante muito utilizado na dermatologia e que ajudará a sua pele a reencontrar o equilíbrio nos dias mais complicados.
- Exercite a mente: Quando o cérebro está ocupado com atividades que lhe dão prazer não divaga para preocupações inúteis. Aprenda uma nova língua, dedique-se à dança ou invista em quebra cabeças - estas atividades requerem muita concentração e focam o seu cérebro, mantendo-o distante das preocupações habituais responsáveis pela ativação dos terminais nervosos associados ao stress.
Sources:
[1] G. Yosipovitch, M. Tang, A.G. Dawn, M. Chen, C.L. Goh, Y. Huak, L. Seng, ‘Study of psychological stress, sebumproduction and acne vulgaris in adolescents’ in Acta Derm Venereol (2007) 87 (2), pp. 135-9. [Accessible at:https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17340019/]