OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Acne e stress: existe mesmo uma ligação?

  • Favoritos

Se é verdade que a acne e o stress estão ligados, também o é que pode contrariar esta tendência, se tiver consciência disso.

Acne e stress: existe mesmo uma ligação?

Acne: stress à flor da pele?

Em 2017, de acordo com um estudo realizado pela Wake Forest University School of Medicine que observou 94 alunos do ensino secundário, com uma idade média de 14,9 anos e com níveis de acne leves a moderados, concluiu-se que a ansiedade e o stress podem, de facto, influenciar a acne. Neste mesmo trabalho, percebeu-se que os estudantes que estavam sob elevados níveis de stress tinham 23 por cento mais probabilidade de ver a acne piorar.

Estudos à parte, quantas vezes já passou por um dia mais complicado, seguindo-se um amanhecer com algumas borbulhas novas no rosto? Relatórios para entregar, reuniões para preparar, miúdos cheios de actividades, jantares para programar e ainda encontrar tempo para si mesma? Se é verdade que a acne e o stress estão ligados, também o é que pode contrariar esta tendência, se tiver consciência disso.

O stress é uma reação natural do corpo e que se manifesta de diferentes formas de pessoa para pessoa. Quem também não lhe escapa é a sua pele, seja porque se esquece dela (hidratando-a menos, comendo pior ou, simplesmente, porque em termos hormonais fica desregulada com os níveis de ansiedade a que está sujeita).  Porquê? Vamos explicar-lhe tudo.

Como é que o stress pode provocar acne na pele?

Já ouviu falar em cortisol?
É a chamada hormona do stress - sendo que quando descansamos pouco, não comemos tão bem e andamos mais nervosos, esta hormona dispara. É ela que vai “dizer” ao seu corpo para fazer com que as glândulas sebáceas respondam defensivamente, aumentando a produção de oleosidade cutânea.

E o que acontece, depois?
A adicionar às consequências, vem também a irritabilidade, a hipersensibilidade, as olheiras e os poros obstruídos que trazem consigo a tão indesejada acne. Acne essa que, de alguma forma, vai gerar ainda mais ansiedade, fazendo de todo este processo um ciclo vicioso.

Como pode contrariar o stress?

Não existe uma resposta exata para controlar o stress no dia a dia. Cada pessoa é afetada de forma diferente - contudo existem algumas coisas que podem ajudar a atenuar o sintoma, como é o caso da meditação. Dez minutos por dia podem ser suficientes. Também é importante que tenha uma alimentação equilibrada, se mantenha bem hidratada, cuide de si e que pratique exercício físico, que ajuda a libertar endorfinas, as “hormonas da felicidade” e inimigas do cortisol.

O que posso fazer pela minha pele?

Se sente que está a passar por um momento mais tenso e que a sua pele está a reagir, o primeiro passo é purificar.
Comece por introduzir uma máscara desintoxicante, como a Máscara Detox Purificante com Carvão, que limpa em profundidade e desobstrui os poros graças ao carvão e à argila de caulino.

Escolha, também, um gel de limpeza diário que mantenha a pele equilibrada e livre do excesso de oleosidade, como é o caso do Normaderm Phytosolution Gel de Limpeza Purificante. Aplique-o de manhã e à noite, sempre depois de remover toda a maquilhagem. 

Durante o dia, aposte também num creme de rosto anti-imperfeições, como o Normaderm Phytosolution Cuidado Diário Dupla Ação, que purifica e, ao mesmo tempo, reduz a aparência dos poros dilatados.

Produtos sugeridos

  • {Produto_Nome}

    MÁSCARAS MINERAIS

    Máscara Detox Purificante com Carvão

    Limpeza de Rosto

    A 1ª Máscara Mineral da Vichy para purificar para a pele exposta as agressões urbanas.

  • {Produto_Nome}
  • Best-seller

    {Produto_Nome}
  • Outros artigos sugeridos

    6 alimentos ricos em ferro que deve ter sempre em casa

    Rosto

    6 alimentos ricos em ferro que deve ter sempre em casa

    O ferro é um mineral famoso no campo da nutrição, mas os seus benefícios podem surpreender e modificar a forma como sente os seus dias. Conheça os alimentos que não poderá prescindir da sua lista de supermercado e das suas refeições saudáveis.

    ler artigo

    go to top