Como surge a osteoporose, como a pode prevenir, quem são os seus maiores aliados, que riscos estão associados? Com a chegada da menopausa, algumas destas questões podem surgir. Se está a aproximar-se ou até já entrou nesta fase da sua vida, deverá estar informada sobre este problema. Afinal, muitas mulheres temem o aparecimento da osteoporose e os seus sinais são silenciosos. Calcula-se que em Portugal, cerca de 500.000 pessoas sofram deste problema.
1-
Calcula-se que aproximadamente uma em cada duas mulheres tenha uma fratura devido à osteoporose, sendo maior a probabilidade de ocorrerem no quadril, coluna ou pulsos.
2-
Quando a osteoporose afeta as vértebras ou os ossos da coluna vertebral, muitas vezes leva a uma postura mais curva, podendo dar a impressão de uma altura mais baixa. Procure fazer alguns exercícios ou práticas como Yoga ou pilates, que trabalhem no alinhamento da sua postura.
3-
Poderá limitar a mobilidade levando a que se isole mais e a que outros problemas surjam, nomeadamente depressão, insónias ou ansiedade. Procure preencher a agenda com saídas divertidas e jantares entre amigos e contrarie estes sintomas.
4-
Os ossos mudam com o aparecimento da osteoporose. Mais fracos e finos, os ossos ficam mais vulneráveis e com tendência a fraturas e complicações.
5-
A idade, algumas condições médicas como o hipertireoidismo e a menopausa são alguns dos principais impulsionadores desta doença. Com a menopausa, por exemplo, as alterações hormonais podem provocar uma maior dificuldade dos ossos em fixar o cálcio, razão pela qual ficam mais frágeis e propensos a fraturas.
6 -
Não tenha receio de escolher um estilo de vida que promova a prevenção deste problema. A atividade física é uma ótima aliada para fortalecer os ossos, uma vez que dinamiza a fixação do cálcio. Por incrível que pareça, a musculação (se devidamente acompanhada) pode ser uma alternativa recomendável, mas qualquer desporto que promova a mobilidade e a coordenação podem fazer a diferença no seu dia a dia.
7-
Uma alimentação rica em cálcio torna-se cada mais importante durante este período. Insira produtos lácteos, alguns frutos secos como a amêndoa ou as nozes, os brócolos, a ameixa ou o tofu na sua alimentação.