Talvez esteja mais familiarizada com o óleo de argão ou o óleo de coco, mas há um óleo que tem feito furor no mundo da cosmética e que também tem propriedades benéficas para a pele (e não são poucas!). Falamos do óleo de jojoba, um ingrediente natural que não só nutre – o que já se espera de um óleo natural, certo? – mas que tem muitos outros benefícios. Rico em vitaminas e minerais, é um óleo leve, não pegajoso e adequado a todos os tipos de pele. Conheça 5 usos para o óleo de jojoba:
1. Removedor de maquilhagem natural
Graças à sua textura sedosa, o óleo de jojoba ajuda a limpar a pele e, por ser não-comedogénico, é um removedor de maquilhagem adequado à pele propensa a oleosidade e imperfeições.
2. Apazigua a pele inflamada
Este óleo tem mostrado bons resultados na cicatrização de feridas e recuperação da pele inflamada. De acordo com um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology[i] ficou demonstrado que, quando aplicado em feridas, o óleo de jojoba tem um impacto positivo na capacidade da pele na resposta à inflamação. Curiosamente, o mesmo estudo também descobriu que a cera de jojoba tem potencial para estimular a produção de colagénio, o que a torna ideal para ajudar a pele a recuperar de pequenos cortes e arranhões.
[i] https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21211559/
3. Nutre profundamente a pele
O óleo de jojoba tem um complexo de ácidos gordos, o que o torna um excelente hidratante para a pele seca. E vale a pena referir que a textura natural deste óleo consegue imitar o nosso próprio sebo produzido pela pele para a manter hidratada. Ao agir como um emoliente natural, consegue prender a água dentro da pele, formando uma camada protetora e prevenindo a desidratação. Teste as suas propriedades no Óleo Nutritivo de Toque Seco Ideal Body, ou no Leite Sérum Ideal Body, da Vichy.
4. Benéfico para a pele com acne
Graças à sua textura não gordurosa e propriedades anti-inflamatórias, o óleo de jojoba também pode ser um ingrediente benéfico para a pele propensa a acne. Mas é a sua semelhança com o óleo natural da pele que o torna ideal – conseguindo retardar a inflamação da acne ao dissolver o sebo que obstrui os poros, ao mesmo tempo que ajuda a pele a “respirar” de forma mais eficaz.
5. E é um ótimo ingrediente anti-idade
Rico em vitamina E (que consegue bloquear os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele), o uso contínuo de óleo de jojoba pode diminuir linhas finas e rugas. Além disso, os antioxidantes presentes neste óleo ajudam a regenerar as células da pele.
Precisa de mais motivos?