OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar
Previous

Quais são as diferentes soluções para a queda de cabelo?

Previous

Quais são as diferentes soluções para a queda de cabelo?

O que é um tratamento para a queda de cabelo? Como funciona?

J-F.M: Existem várias possibilidades para prevenir a queda de cabelo, mas nem todas funcionam da mesma forma. Antes de começar um tratamento, deve consultar um dermatologista para um diagnóstico preciso e para determinar qual a melhor estratégia a adaptar tendo em conta a causa e o grau de seriedade da queda de cabelo.

Para a forma mais comum de queda de cabelo (alopécia androgenética), existem várias opções disponíveis, desde cirurgia e tratamentos médicos a soluções cosméticas. 

O procedimento cirúrgico mais comum é o transplante capilar. É um procedimento invasivo e dispendioso e, dependendo do grau de severidade da queda de cabelo, tem que ser feito ao longo de várias sessões para cobrir todas as regiões calvas da cabeça e obter bons resultados. 

A injeção de PRP (plasma rico em plaquetas) é outra opção. Os resultados podem variar tendo em conta o indíviduo, no entanto este procedimento não é comparável ao transplante capilar. As injeções de PRP são mais aconselhadas para disseminar a queda de cabelo. 

Para alguns tipos de queda de cabelo, particularmente o caso de alopécia androgenética, existem dois conhecidos tratamentos médicos que permitem um notável crescimento de cabelo. 

Existe uma gama extensa no mercado  de loções e soluções cosméticas que contém ingredientes ativos e eficazes. Estes produtos atrasam os processos que levam à miniaturização dos folículos capilares ou queda de cabelo e promovem processos de regeração do cabelo.

O que são exatamente estes diferentes tratamentos?

J-F.M: Para a alopécia androgenética, condição que afeta mais de metade dos homens durante a sua vida e um número significativo de mulheres pós menopausa, existem dois tratamentos médicos que promovem o recrescimento de cabelo, apesar de alguns indivíduos estarem pouco recetivos. 

A finasteride, que é tomada oralmente, é um desses tratamentos. Originalmente era usada para o tratamento do cancro da próstata, no entanto a Finasteride criou um efeito secundário inesperado em vários pacientes: recrescimento do cabelo. 

Na verdade, a Finasteride funciona através da inibição da enzima que ativa androgénios e hormonas responsáveis pela queda de cabelo na androgenic alopecia.

Minoxidil também capacita o recrescimento do cabelo e o seu efeito também foi descoberto por acaso. Originalmente desenvolvido para tratar a hipertensão, este medicamento provocou um crescimento notório de cabelo e pêlo nos pacientes. A forma como Minoxidil funciona ainda não é verdadeiramente compreendida, no entanto, hoje em dia é prescrito com um tratamento tópico (para ser aplicado diretamente no couro cabeludo). 

O recrescimento de cabelo ocorre dentro de 3 a 6 meses para ambos os tratamentos, mas cessa a partir do momento em que o paciente os termina.

Os tratamentos são os mesmos para homens e mulheres?

J-F. M: Não, os tratamentos não são os mesmos. 

Finasteride é normalmente prescrito para homens. Minoxidil, por outro lado, pode ser prescrito para homens e mulheres, embora em diferentes doses - geralmente 2% para mulheres e 5% para homens. Loções e soluções baseadas em ingredientes ativos como Aminexil ou Stemoxydine são também prescritos para homens e mulheres. 

Uma consulta com um dermatologista é sempre recomendada, para avaliar o histórico familiar, o estilo de vida e hábitos alimentares do paciente para detetar potenciais deficiências nutricionais.

Existem várias possibilidades para prevenir a queda de cabelo, mas nem todas funcionam da mesma forma.