Quais são as diferentes soluções para a queda de cabelo?
O que é um tratamento para a queda de cabelo? Como funciona?
J-F.M: Existem várias possibilidades para prevenir a queda de cabelo, mas nem todas funcionam da mesma forma. Antes de começar um tratamento, deve consultar um dermatologista para um diagnóstico preciso e para determinar qual a melhor estratégia a adaptar tendo em conta a causa e o grau de seriedade da queda de cabelo.
Para a forma mais comum de queda de cabelo (alopécia androgenética), existem várias opções disponíveis, desde cirurgia e tratamentos médicos a soluções cosméticas.
O procedimento cirúrgico mais comum é o transplante capilar. É um procedimento invasivo e dispendioso e, dependendo do grau de severidade da queda de cabelo, tem que ser feito ao longo de várias sessões para cobrir todas as regiões calvas da cabeça e obter bons resultados.
A injeção de PRP (plasma rico em plaquetas) é outra opção. Os resultados podem variar tendo em conta o indíviduo, no entanto este procedimento não é comparável ao transplante capilar. As injeções de PRP são mais aconselhadas para disseminar a queda de cabelo.
Para alguns tipos de queda de cabelo, particularmente o caso de alopécia androgenética, existem dois conhecidos tratamentos médicos que permitem um notável crescimento de cabelo.
Existe uma gama extensa no mercado de loções e soluções cosméticas que contém ingredientes ativos e eficazes. Estes produtos atrasam os processos que levam à miniaturização dos folículos capilares ou queda de cabelo e promovem processos de regeração do cabelo.
O que são exatamente estes diferentes tratamentos?
J-F.M: Para a alopécia androgenética, condição que afeta mais de metade dos homens durante a sua vida e um número significativo de mulheres pós menopausa, existem dois tratamentos médicos que promovem o recrescimento de cabelo, apesar de alguns indivíduos estarem pouco recetivos.
A finasteride, que é tomada oralmente, é um desses tratamentos. Originalmente era usada para o tratamento do cancro da próstata, no entanto a Finasteride criou um efeito secundário inesperado em vários pacientes: recrescimento do cabelo.
Na verdade, a Finasteride funciona através da inibição da enzima que ativa androgénios e hormonas responsáveis pela queda de cabelo na androgenic alopecia.
Minoxidil também capacita o recrescimento do cabelo e o seu efeito também foi descoberto por acaso. Originalmente desenvolvido para tratar a hipertensão, este medicamento provocou um crescimento notório de cabelo e pêlo nos pacientes. A forma como Minoxidil funciona ainda não é verdadeiramente compreendida, no entanto, hoje em dia é prescrito com um tratamento tópico (para ser aplicado diretamente no couro cabeludo).
O recrescimento de cabelo ocorre dentro de 3 a 6 meses para ambos os tratamentos, mas cessa a partir do momento em que o paciente os termina.
Os tratamentos são os mesmos para homens e mulheres?
J-F. M: Não, os tratamentos não são os mesmos.
Finasteride é normalmente prescrito para homens. Minoxidil, por outro lado, pode ser prescrito para homens e mulheres, embora em diferentes doses - geralmente 2% para mulheres e 5% para homens. Loções e soluções baseadas em ingredientes ativos como Aminexil ou Stemoxydine são também prescritos para homens e mulheres.
Uma consulta com um dermatologista é sempre recomendada, para avaliar o histórico familiar, o estilo de vida e hábitos alimentares do paciente para detetar potenciais deficiências nutricionais.
Cuidados anti queda de cabelo
Para abrandar com eficácia a queda de cabelo, a gama Dercos de Vichy sugere cuidados anti-queda fáceis de usar. Descubra os produtos de cuidado anti-queda de cabelo Vichy, que podem ajudar a combater este problema.