OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar
Previous

PATOLOGIAS DO COURO CABELUDO E PRODUTOS COSMÉTICOS QUE AJUDAM

Previous

PATOLOGIAS DO COURO CABELUDO E PRODUTOS COSMÉTICOS QUE AJUDAM

Assim como noutras áreas da pele, o couro cabeludo pode enfrentar desequilíbrios e patologias que necessitam de acompanhamento dermatológico. Existem diversas patologias do couro cabeludo, sendo que as mais comuns são infeções do couro cabeludo (bacterias ou fungos), doenças autoimunes e inflamatórias (psoríase, Lupus etythematosus), formas benignas de cancro da pele, etc. Psoríase é provavelmente a doença do couro cabeludo mais comum, que por vezes é confundida com caspa severa ou Dermatite Seborreica. Para além de ser altamente inestética (descamação intensa, couro cabeludo avermelhado), a Psoríase afeta muito a qualidade de vida dos pacientes (cerca de 5 milhões nos EUA) pela sensação de prurido (comichão) constante.
As zonas do couro cabeludo afetadas por esta patologia sofrem também, frequentemente, de alopecia (Psoriatic alopecia): cabelo deixa de crescer nessa zona. Outra patologia frequente, conhecida por muitos pais, são os piolhos que infestam o couro cabeludo de crianças, sobretudo. Os diversos medicamentos utilizados (Retinóides, Corticóides, Anthralin, Psoralens, Anti-bacterianos, antifúngicos,...) geram efeitos secundários como couro cabeludo desconfortável, dificuldades no styling do cabelo, cor da tez da pele, etc. Em diversos aspetos, os produtos cosméticos podem contribuir para melhorar ou restaurar o conforto e a estética desejada no couro cabeludo e cabelo. Importante recordar que o couro cabeludo é uma área propensa a reações alérgicas, principalmente nos que são sensíveis, aquando o processo de coloração de cabelo. Como tal, é crucial seguir as instruções indicadas na embalagem.

IMPORTANTE RELEMBRAR

Por natureza ou pela sua missão, produtos Cosméticos não são desenvolvidos para curar patologias. Podem, no entanto, ser um grande aliado no que diz respeito aos efeitos secundários de tratamentos medicamentosos. Champôs, loções, máscaras adaptadas ao couro cabeludo sensível são muito importantes para um couro cabeludo com patologia.

HUB_CONTENT_DHSC_CONTENT_57_SCALP_DISEASES_HELP_FROM_COSMETIC_PRODUCTS.jpg