OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar
Previous

O COURO CABELUDO SENSÍVEL
PODE CAUSAR QUEDA DE CABELO?

Previous

O COURO CABELUDO SENSÍVEL
PODE CAUSAR QUEDA DE CABELO?

O couro cabeludo é uma zona extremamente sensível

O couro cabeludo está coberto por inúmeras extremidades nervosas e tem 230 recetores por centímetro quadrado, que é o dobro dos que existem na cara. É portanto uma zona extremamente sensível. Cada indivíduo é diferente, e há pessoas mais sensíveis que outras. Os sintomas de couro cabeludo sensível aparentam ser diferentes dos de uma pele sensível (1).

Quais são as causas do prurido no couro cabeludo e estas podem provocar queda de cabelo?

Tal como a pele do corpo, o couro cabeludo também está coberto pela camada hidrolipídica que atua como uma barreira protectora contra agressões externas. Mudanças de temperatura, exposição a raios UV e poluição, escovamento repetitivo, coloração e outros tratamentos de cabelo agressivos podem impactar de forma negativa a função desta barreira protectora, tornando o couro cabeludo mais vulnerável a inflamações. São estas inflamações que causam sensações de desconforto, como tensão, dormência, formigueiro, ardor e, claro, prurido. 

Enquanto o prurido por si só não é causa direta da queda de cabelo, arranhar o cabelo de forma agressiva e contínua que acompanha um couro cabeludo com prurido pode causar danos fisícos nesta zona e nas raízes capilares, podendo ser uma causa de queda de cabelo e acelarar a queda de cabelo em determinadas áreas. As boas notícias é que o cabelo volta a crescer normalmente uma vez que o couro cabeludo é tratado.

Outras causas de couro cabeludo sensível

A exposição a raios ultravioleta (UV), especialmente na área do vertéx que está mais exposta ao sol, pode desencadear um couro cabeludo sensível (2). Investigação mais recente demonstrou que os raios UV têm um impacto negativo no crescimento capilar e podem causar alopecia (3) - mais provavelmente através da produção de espécies reactivas de oxigénio (ERO) - enquanto os fibroblastos da papila capilar das pesosas com um couro cabeludo calvo aparentam ser mais reativas ao stress oxidativo (4). Desta forma parece existir uma ligação do couro cabeludo sensível a este tipo de queda de cabelo.
O couro cabeludo sensível também pode ser provocado por alergias e uma tendência a ter sebostase (quando as glândulas sebáceas deixam de produzir sebo), irritações e dermatite. Um certo tipo de hipersensibilidade a ingredientes específicos de champôs, como cocamidopropil betaína, podem também ser responsáveis. Pele seca no couro cabeludo e algumas condições dermatológicas específicas nesta área, tal como dermatite seborreica e psoríase, podem tornar o couro cabeludo mais sensível e desequilibrar o seu microbioma.
Stress, cansaço acumulado, deficiências em vitaminas e uma má alimentação também podem impactar a secreção do sebo no couro cabeludo e torná-lo mais sensível.

Soluções para atenuar o prurido no couro cabeludo sensível

Proteger o couro cabeludo dos agressores externos é essencial para controlar esta condição. O primeiro passo e mais importante é lavar o cabelo com um champô suave e calmante que seja adaptado ao seu couro cabeludo sensível para remover poluentes, sebo e outros potenciais irritantes. É melhor evitar químicos, como sulfatantes. No entanto, estes ingredientes são adicionados a champôs para criar espuma mas eles podem irritar e secar o couro cabeludo. Quando lavar o cabelo, é melhor não massajar ou esfregar com demasiada força e é importante enxaguar completamente, visto que os resíduos de champô podem ser causa de prurido no couro cabeludo. Um tratamento pré-champô também pode ajudar. 

Ser gentil com o seu couro cabeludo também se aplica quando faz tratamentos estéticos capilares - tente evitar puxar com muita força uma vez que que pode danificar as raízes do cabelo e o couro cabeludo e opte por utilizar ar frio no seu secador tendo em conta que o ar quente pode prejudicar e sensibilizar o couro cabeludo. Finalmente, convém evitar tranças e rabos de cavalo que puxem o cabelo firmemente nas raízes e que possam agravar a sensibilidade do couro cabeludo.

Fontes:

  1. Laurent Misery et al. Sensitive scalp: does this condition exist? An epidemiological study. Contact Dermatitis 2008; 58: 234-238
  2. Oberholzer PA, Nobbe S, Kolm I, Kerl K, Kamarachev J, Trüeb RM. Red scalp disease - A rosacea-like dermatosis of the scalp? Successful therapy with oral tetracycline. Dermatology 2009;219:179-81
  3. Trüeb RM. Is androgenetic alopecia a photoaggravated dermatosis? Dermatology 2003;207:343-8
  4. Bahta AW, Farjo N, Farjo B, Philpott MP. Premature senescence of balding dermal papilla cells in vitro is associated with p16(INK4a) expression. J Invest Dermatol 2008;128:1088-94

O couro cabeludo sensível geralmente não é causa da queda de cabelo, exceto em casos de calvície que podem ser mais reativos ao stress oxidativo.

HUB_CONTENT_DHSC_CONTENT_04_Can_sensitive_scalp_cause_hair_loss.jpg