OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar
Previous

O COURO CABELUDO ESTÁ
PROTEGIDO DOS RAIOS UV?

Previous

O COURO CABELUDO ESTÁ
PROTEGIDO DOS RAIOS UV?

Um couro cabeludo normal (p.e. não calvo, sem alopecia) não está completamente protegido dos raios UV, apesar de ter claramente uma barreira de "sombra" pelo cabelo. Numa posição vertical, uma exposição máxima aos raios UV indica que o cabelo não absorve totalmente os mesmos. O "factor de proteção" através do cabelo varia (70 a 99%) de acordo com a densidade do cabelo, cor, e densidade dos fios de cabelo. Sob condições de alta exposição solar, o couro cabeludo pode sofrer queimaduras (assim como pode ficar bronzeado), apesar de menos frequentemente do que no rosto e no corpo. O diagnóstico de marcadores de sinais de pele relacionados com exposição solar são também encontrados na superfície do couro cabeludo, como manchas de pigmentação entre folículos capilares ou elastose solar (acumulação de elastina). Tais factos explicam em parte a presença de melanoma(s) em alguns couros cabeludos, tornando crucial a observação completa do mesmo por um dermatologista. Uma situação comparável é encontrada em animais com elevada exposição solar ao longo das suas vidas (p.e. as ovelhas na Austrália) que podem desenvolver melanoma nas zonas menos cobertas por lã.
Para além da utilização de um chapéu ou boné, as soluções cosméticas práticas para proteger o couro cabeludo (e cabelo) são mais complexas que os protetores solares para rosto e corpo. A aplicação de protetores solares - na dose recomendada - torna o cabelo oleoso, sem brilho, e com aspeto de não estar lavado. Uma porta aberta para inovação, que provavelmente necessitará de recorrer a pigmentos que absorvam os raios UV e que não impactem as características estéticas do cabelo.

IMPORTANTE RELEMBRAR

O couro cabeludo no seu estado normal (não calvo, sem Alopecia) também é impactado pelas agressões UV, ainda que com menor intensidade quando comparado com áreas da pele sem proteção. Existe uma porta aberta para proteção inovadora que respeite as necessidades estéticas do cabelo.

HUB_CONTENT_DHSC_CONTENT_55_SCALP_A_UV_PROTECTED_SKIN.jpg