OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar
Previous

O CABELO BRANCO É
MAIS PROVÁVEL DE CAIR?

Previous

O CABELO BRANCO É
MAIS PROVÁVEL DE CAIR?

Porque temos cabelo branco?

J-F. M: Durante a fase anagénica (crescimento) do ciclo capilar, os folículos do cabelo (a parte do cabelo enraízada no couro cabeludo) produzem uma haste capilar pigmentada (um fio de cabelo constituído por vários). Esta pode ser loira, preta, vermelha ou castanha depende da genética de cada indivíduo.
O crescimento e a pigmentação demoram três a quatro anos, após o qual o cabelo cai durante a fase telogénica antes de um novo ciclo capilar começar. 

Para começar uma nova fase de crescimento, os folículos capilares que dão origem ao cabelo devem "recarregar-se" em contacto com a reserva de células estaminais (necessário para o crescimento do cabelo) assim como com melanócitos (que dão ao cabelo e à pele a sua cor). Quando os folículos capilares estiverem devidamente recarregados com o crescimento e as células pigmentares, novo cabelo repleto de melanina é produzido. Assim o cabelo volta a crescer com a sua cor original, ciclo após ciclo. 

Este processo deteriora-se com o tempo, primeiro cinzento, e depois branco - o cabelo aparece quando a reserva de melanócitos vai dimininuindo gradualmente e finalmente termina. Com cada ciclo de cresecimento de novo cabelo, os folículos capilares vão recarregando com um número cada vez menor de melanócitos. O cabelo perde a pigmentação gradualmente até ficar completamente branco.
A predisposição genética mas também o stress nos próprios melanócitos são fatores que levam à diminuição da reserva destas células e consequentemente o aparecimento de cabelo branco.

Quais são as características do cabelo branco?

J-F. M: O cabelo branco tem as mesmas características fisícas que o cabelo pigmentado tendo em conta que descende do mesmo folículo capilar. A única diferença é que o cabelo branco contem apenas um pouco ou nenhum pigmento nas hastes capilares produzidas. Um equívoco popular é o de que o cabelo branco cresce mais denso que o cabelo pigmentado. Todas as experiências laboratoriais feitas até agora têm confirmado que o cabelo branco cresce à mesma velocidade que o cabelo pigmentado e que o diâmetro é o mesmo. Outro mito urbano é o de que se arrancar um cabelo branco, vários irão crescer nesse sítio. Este facto não é verdadeiro.

Existe uma ligação entre o cabelo branco e a queda de cabelo?

J-F.M: Não é conhecida nenhuma ligação entre o cabelo branco e a queda de cabelo? O cabelo pode ficar branco, mas não é a sua despigmentação que leva á queda de cabelo prematura.
De facto, enquanto a população de melanócitos (responsáveis pela pigmentação) diminui na reserva que permite a recarga dos folículos capilares antes de uma nova fase de crescimento de cabelo, a população de células estaminais (responsáveis pelo crescimento) pode se manter estável. Assim o cabelo continua a crescer à mesma velocidade com a mesma densidade - mesmo que seja branco.
A única ligação que pode existir é a idade, que provoca não só cabelo branco como uma intensificação da queda de cabelo. Apesar destes dois fenómenos serem independentes um do outrp.



Não existe nenhuma ligação entre cabelo branco e queda de cabelo.