OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar
Previous

A DIETA PODE INSTIGAR
A QUEDA DE CABELO?

Previous

A DIETA PODE INSTIGAR
A QUEDA DE CABELO?

As dietas podem ser uma das causas possíveis da queda de cabelo

Tal como os pêlos corporais, o cabelo no couro cabeludo é constantemente renovado. Perder entre 50 a 100 cabelos por dia é perfeitamente normal.

Em certos casos, podemos perder mais cabelo. As causas de queda de cabelo invulgar são muitas e estão geralmente ligadas a fatores genéticos, hormonais ou ambientais. Por vezes, uma dieta restritiva também pode ser a causa da queda de cabelo, uma vez que a nutrição  é extremamente importante para um cabelo saudável.

Queda de cabelo difusa e reversível

Muitas pessoas vivenciam uma queda de cabelo significativa e repentina alguns meses depois de começarem uma dieta restritiva. Conhecido por effluvium telogénico, este é um fenómeno difuso e, neste caso, está diretamente ligado à dieta. O cabelo volta a crescer normalmente, uma vez que a dieta é terminada.

As deficiências nutricionais e o stress causados por dietas restritivas são responsáveis

Distúrbios alimentares, como a anorexia nervosa (AN) e a bulimia nervosa (BN) podem provocar problemas graves de saúde, especialmente em adolescentes do sexo feminino e mulheres jovens. Estes distúrbios estão associados a consequências médicas e psicológicas assim como sintomas dermatológicos frequentes, incluindo xereose, effluvium telogénico e pêlos corporais como o lanugo. 

Por outro lado, dietas restritivas, como por exemplo as dietas com um baixo teor de hidratos de carbono ou a dieta do keto, podem levar à perda de peso, mas também podem produzir efeitos secundários como a queda de cabelo.

Isto acontece porque uma dieta que não contenha elementos essenciais como proteínas, ferro, zinco ou vitamina B e D pode conduzir a deficiências nutricionais, que podem impactar diretamente o crescimento de cabelo. De facto, uma dieta desequilibrada pode levar a um cabelo seco e quebradiço mesmo quando não está a seguir uma dieta restritiva.

A dieta em si, com as suas restrições e - por vezes - objetivos irrealistas de perda de peso podem provocar a queda de cabelo por causa do stress e cansaço que advém daí. Estes dois fatores por si mesmos são causas conhecidas da queda de cabelo.

Quais são os alimentos que previnem a queda de cabelo?

A nutrição desempenha um papel crucial na saúde capilar porque fornece diretamentes todos os elementos (proteínas, vitaminas e minerais) essenciais para o crescimento do cabelo. É por isto que é vital assegurar uma dieta saudável e equilibrada, mesmo que esteja a tentar perder peso.
Os seguintes grupos alimentares, ingeridos em quantidades suficientes, são importantes para prevenir a queda de cabelo:

  • Proteínas (peixes, carnes, ovos e legumes) são essenciais para a produção de queratina nas fibras capilares;
  • Hidratos de Carbono (alimentos ricos em amido e cereais) são uma fonte de energia para o crescimento de cabelo;
  • Gorduras e Óleos estão naturalmente presentes na estrutura do cabelo;
  • Ferro (carne vermelha e alguns peixes)
  • Vitaminas (de frutas e vegetais) são essencias para o metabolismo das proteínas.

A saúde do nosso cabelo depende do que nós comemos. É por esta razão que  uma dieta restritiva pode ser a causa da queda de cabelo.

HUB_CONTENT_DHSC_CONTENT_03_Why_hair_loss_when_dieting.jpg