getGeoIPCountryCode = SiteAppCode = PT Test : 'PT/'

OK

OKCancelar

Obrigado

Fechar
mediacachable:1

Saiba tudo sobre os primeiros sinais da menopausa

Saiba tudo sobre os primeiros sinais da menopausa
  • Favoritos

A menopausa é uma viagem daquelas cheias de altos e baixos. E se se questiona sobre os porquês, como e quando aparece, descanse que não é a única.

Talvez esteja a sentir algumas mudanças físicas e psicológicas vagas que não consegue explicar, ou talvez já tenha identificado alguns sintomas e pensado para si própria que está à porta desta nova etapa na sua vida. Qualquer que seja a situação, tire as suas dúvidas e descubra todos os seus primeiros sinais neste artigo. Entre com o pé direito nesta nova fase!

O que é, afinal, a menopausa?

Aquilo que todos sabemos é o básico, certo? A menopausa significa o fim da menstruação e, por isso, da capacidade da mulher em ovular e engravidar. Ocorre normalmente entre os 45 e os 55 anos mas varia porque somos todas diferentes. E, oficialmente, só se pode dizer que a menopausa chegou depois de 12 meses sem menstruar. Se ainda olha para esta fase como o fim, pense que é apenas o começo de uma nova e emocionante etapa da sua vida.

Os primeiros sinais

Não é fácil identificá-los porque são diferentes de mulher para mulher. Mas, regra geral, o seu corpo vai começar a dar-lhe algumas pistas úteis de que o processo de menopausa está a começar. Mas não se assuste – pode demorar anos até entrar efetivamente na menopausa. A este período de transição chama-se perimenopausa: os ovários começam a produzir menos estrogénio e vai começar a sentir algumas alterações hormonais. Mas para que não tenha dúvidas, aqui estão alguns sinais reveladores desta etapa:
- afrontamentos;- dores nos seios;- mudanças de humor e tensão pré-menstrual;- menor desejo sexual;- cansaço;- menstruação irregular;- secura vaginal e desconforto durante o sexo;- aumento da vontade de urinar e alguma incontinência ao espirrar ou tossir;- transtornos do sono.
Mas para tirar todas as dúvidas e confirmar se está, ou não, na fase de perimenopausa, fale com o seu médico e faça um exame de sangue para verificar os seus níveis hormonais.

Divirta-se na viagem


Não tenha medo nem entre em ansiedade face a esta nova etapa na sua vida. Esta viagem na menopausa é única para todas as mulheres e há muitas soluções para manter todos estes sintomas inconvenientes sob controlo, inclusive os temíveis afrontamentos. Mas lembre-se que vai sempre ajudar manter um estilo de vida saudável e, por isso, nunca é tarde para começar a fazer exercício, deixar de fumar e a moderar o consumo de álcool. Durma bem, procure ter uma alimentação equilibrada, cuide melhor da sua pele e do seu cabelo e está pronta para abraçar esta viagem como se tivesse novamente vinte anos.

Produtos sugeridos

  • Best-seller

    {Produto_Nome}
  • Best-seller

    {Produto_Nome}
  • {Produto_Nome}
  • Outros artigos sugeridos

    3 mulheres inspiradoras aos 50 anos

    Os Melhores Conselhos

    3 mulheres inspiradoras aos 50 anos

    A imagem de uma senhora sentada em casa, com pantufas e gatos, já não corresponde ao que sempre idealizamos para os 50 anos. Diz-se que são os novos 30. E com razão!

    ler artigo

    3 Snacks saudáveis e práticos para o Inverno

    Rosto

    3 Snacks saudáveis e práticos para o Inverno

    Com a chegada do frio, a comida de conforto volta também à ordem do dia e fica cada vez mais difícil resistir ao aroma perfumado e  quente dos bolos que saem do forno ou das bolachinhas que acompanham o chá a ferver.

    ler artigo

    5 conselhos para ser mais organizada

    Os Melhores Conselhos

    5 conselhos para ser mais organizada

    Voltámos do verão com uma necessidade imperiosa de organização. As ideias surgidas nos dias livres não nos saem da cabeça e o ritmo alucinante de Setembro, com e-mails a cair a cada 5 segundos, faz soar o alarme: Arrumar o quarto, o escritório, a casa e até os armários da casa de banho. Tudo para (re)começar com o pé direito. Mas será que chega?

    ler artigo

    go to top