OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Quando o espelho mostra outra pessoa

Alterações na Menopausa: Quando o espelho mostra outra pessoa

Envelhecer no feminino pode ser maravilhoso – e tem tudo para que assim o seja! Mas podem existir também alguns desafios no caminho. Especialmente porque é um período associado a uma fase em que o corpo, organismo e mente da mulher passam por várias alterações, todas englobadas numa mesma nova condição: a menopausa.

De acordo com Hélder Trigo, Psicólogo Clínico, “das alterações físicas às psíquicas, as consequências emocionais são, em muitos casos, avassaladoras, sobretudo quando a mulher não tem um conhecimento prévio das mudanças pelas quais o seu organismo irá passar, sendo apanhada despercebida numa montanha russa de novas sensações e ainda de um um novo reflexo ao espelho, que começa a questionar”.

A verdade é que o declínio de estrogénio contribui fortemente para alterações visíveis na pele, que perde também colagénio e, consequentemente, hidratação, densidade e firmeza. “O rosto é o nosso cartão de identidade – é a nossa forma de apresentação e também aquela que nos permite expressar mais emoções, conscientes ou não.  O facto de não existir um reconhecimento total do mesmo no reflexo do espelho pode, sim, causar ansiedade, desconforto, mal-estar e até alguma tristeza. São tudo sentimentos e condições que é importante que a mulher que por elas passa exteriorize, até para encontrar as soluções mais adequadas a cada uma das suas preocupações. As mudanças são reais, mas a adaptação às mesmas e a uma nova realidade pode e deve ser feita de forma consciente e com mecanismos apropriados”, explica o terapeuta.

Ao contrário do mito popularizado, a menopausa não engorda, nem a reposição hormonal (quando é necessária e prescrita). O que acontece, sim, é um abrandamento do metabolismo e uma alteração (ou várias) dos níveis de determinadas hormonas que fazem com que não seja tão fácil emagrecer – ou, por outra, que se torne um processo mais demorado. “O ideal é a mulher chegar a esta fase com um estilo de vida saudável e equilibrado, já apaixonada pela visão que tem de si. No entanto, sabemos que isso nem sempre acontece – é um percurso a traçar – o que faz com que a menopausa seja vivida com mais objeções”, continua.

Tal como existe reposição hormonal, a reposição de proteínas e vitaminas essenciais à pele será um dos aliados mais preciosos ao longo da menopausa. “É importante perceber que se chegou a uma nova fase e que o que era feito antes provavelmente já não estará tão adaptado. Da procura por apoio psicológico ou psicoterapêutico, a um nutricionista adequado ou mesmo à utilização de cremes e séruns adequados, tudo pode ajudar no momento de cuidar de um novo “eu”, mais maduro, experiente e feliz. A menopausa não é um ato isolado, mas uma fase diferente com implicações a vários níveis. Endereçar a sua multidisciplinariedade é fundamental para que seja vivida em pleno”, conclui o especialista.

Em resumo:Se estás a passar pela menopausa, ou a chegar a esta fase, lembra-te que:

  • As alterações pelas quais o teu organismo passa, poderão fazer com que te sintas diferente (tanto a nível psicológico, como físico). É normal – fala sobre isso;
  • A tua pele pode ficar mais flácida, mais seca e sensível, mas existem soluções adequadas a pele madura, com fórmulas adaptadas para as suas necessidades específicas, que deverão substituir os cremes e séruns que usavas anteriormente – a adaptação de cuidados é muito importante.

Outros artigos sugeridos

go to top

Skinconsult

DIAGNÓSTICO DE PELE BASEADO NUM ALGORITMO DE ENVELHECIMENTO DESENVOLVIDO COM DERMATOLOGISTAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

1 minuto
para analisar
a tua pele

Tira uma selfie

Preenche o perfil

Descobre a tua rotina de skincare personalizada

Linhas finasA tua força
Rugas dos
olhos
A tua prioridade
Falta de firmeza

Faz um
Diagnóstico de pele

circle1circle2circle3circle4