OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

O que as celebridades dizem sobre a menopausa: 5 citações que tem mesmo de conhecer

A menopausa é um período vivido em silêncio pelas mulheres.Leia a perspetiva de algumas celebridades e desmistifique o tema

O que as celebridades dizem sobre a menopausa: 5 citações que tem mesmo de conhecer

Quando falamos de Angelina Jolie, “menopausa” não será, provavelmente, a primeira palavra que lhe virá à cabeça em associação. Contudo, a verdade é que uma das sex symbols mais aclamadas de Hollywood fala abertamente sobre o tema, encarando-o como uma das fases mais positivas da sua vida. Já Michelle Obama dedicou, no seu novo podcast, um episódio completo ao tema do envelhecimento, do peso e da imagem, passando obviamente pelas mudanças causadas por esta fase que assinala o fim do ciclo reprodutivo da mulher. São cada vez mais as caras conhecidas que abordam o tema – e ainda bem! Afinal, como diria a ex-primeira dama  dos EUA, “aquilo por que o corpo de uma mulher passa é importante. E é preciso falar disto assim porque metade de nós está a viver esta condição como se não se passasse nada”.

De facto, o estigma associado a esta fase da vida é maioritariamente alimentado pelo silêncio em torno do assunto, quer nas relações pessoais, quer no ambiente de trabalho, conforme alertam especialistas de saúde das mais variadas áreas, ilustrando também a multidisciplinaridade da menopausa. Das confusões mentais, esquecimentos, cansaço e afrontamentos que têm impacto inclusive no dia a dia profissional, já que afetam a qualidade de vida da mulher, à perda de líbido, dificuldade de perder peso ou sinais de uma pele envelhecida, com repercussões na autoestima e na relação do casal, são várias as áreas afetadas. 

Discutir este período entre pares, ou criar diálogo sobre o mesmo, torna-se então uma poderosa ferramenta na desmistificação da individualidade da questão: todas as mulheres passam pela menopausa, pelos seus altos e baixos. Ainda que de formas diferentes, com muitos pontos em comum também. Assim, falar e trocar experiências permitirá também saber mais e, consequentemente, chegar à menopausa com uma melhor preparação, que contribuirá para minimizar os seus sintomas. Por isso mesmo, reunimos 5 celebridades que o têm vindo a fazer, destacando citações sobre o tema que deve mesmo conhecer, e que resumem algumas das principais reações e lutas com a sua chegada:

  • Angelina Jolie: “Não reagi mal a isso e sinto-me muito sortuda. Sinto-me mais velha, mas sinto-me bem por estar assim. Fico feliz por estar a amadurecer, não quero ser jovem novamente”, contou ao The Daily Telegraph, afirmando ter celebrado a chegada da sua menopausa precoce, provocada pela remoção preventiva dos ovários.
  • Gwyneth Paltrow: “A menopausa tem uma reputação muito negativa e precisa de um rebranding total. Lembro-me quando a minha mãe passou pela menopausa e foi considerado um acontecimento gigante. Havia pena ao seu redor, por estar a passar por tantas emoções. Acho que não temos na sociedade um grande exemplo de mulheres inspiradoras na menopausa”, explica no seu site Goop.

  • Maitê Proença: “Dei uma sacudida na catatonia, arranquei aquela senhora de meia idade de sua funesta poltrona e a acompanhei até o consultório do ginecologista: 'Sei que repeti 100 vezes ser contra hormônios de toda espécie. Sei, mas mudei! [...] Uma semana depois, eu já era outra pessoa, ou melhor, era eu mesma, desequilibrada, como é saudável aos criativos, mas já alegre e otimista!”, conta no seu blogue, a propósito de uma fase de depressão por que passou na menopausa.
  • Michelle Obama: “Parecia que tinha um forno no útero ligado no máximo. E que tudo em volta começara a derreter”. “Aquilo por que o corpo de uma mulher passa é importante. E é preciso falar disto assim porque metade de nós está a viver esta condição como se não se passasse nada”, contou em conversa com Sharon Malone, médica convidada no segundo episódio do seu podcast.
  • Cynthia Nixon: “Não houve realmente um período de tristeza para mim. [...]. Apesar de eu ter um filho de 5 anos, a liberdade de já não ser fértil é enorme.”, revelou à revista Stellar.

Outros artigos sugeridos

go to top

Skinconsult

DIAGNÓSTICO DE PELE BASEADO NUM ALGORITMO DE ENVELHECIMENTO DESENVOLVIDO COM DERMATOLOGISTAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

1 minuto
para analisar
a tua pele

Tira uma selfie

Preenche o perfil

Descobre a tua rotina de skincare personalizada

Linhas finasA tua força
Rugas dos
olhos
A tua prioridade
Falta de firmeza

Faz um
Diagnóstico de pele

circle1circle2circle3circle4