O cinema pede pipocas, o café um pacote de açúcar e um pastel de nata, um aniversário exige um bolo com cobertura e o almoço chama por uma sobremesa. Por vezes, parece que todos os caminhos a levam para este pecado nutricional. Mas será que esses disparates consumidos com regularidade, podem estar a apressar as primeiras rugas? A dermatologista Nina Roos vai guiá-la na compreensão de um dos mitos mais comuns sobre a dieta e envelhecimento de pele.
O açúcar pode afetar a capacidade do corpo de envelhecer bem?
Verdadeiro. Nina Roos explica, “os níveis de colagénio podem enfraquecer significativamente. Se consumir muito açúcar refinado, a sua pele poderá perder o suporte e a sua elasticidade, favorecendo o aparecimento de rugas.” Resumindo, a redução da firmeza está na origem de rugas mais profundas, especialmente nas áreas mais finas do rosto. Quando combinada com outras formas de stress na pele, como a falta de hidratação e danos de radicais livres, podem ter efeitos terrivelmente surpreendentes. *
Devemos cortar o mal pela raiz?
Falso. Não precisa de entrar em extremismos e negar tudo ao organismo. Afinal, existem dois tipos de açúcar: o refinado, sem qualquer benefício nutricional e que pode prejudicar a sua saúde; e o de origem natural, como a glicose, frutose, que funcionam como fontes de energia.
A forma como se confeciona o açúcar pode influenciar o seu consumo?
Verdadeiro. Alguns métodos de cozinhar alimentos, como fritar, também aceleraram este processo de “gligação” nas moléculas presentes nos ingredientes. O ideal será dar preferência à sua forma mais natural, consumindo a frutose ou a glicose através da fruta ou mel, sempre com moderação.
Agora que já percebeu que o açúcar pode provocar alguns danos dispensáveis, poderá ter uma questão em mente: O que fazer quando não consegue resistir?
Além das dicas de substituição do açúcar, procure fazer-lhe frente com antioxidantes. Segundo a dermatologista, “os antioxidantes são o ativo chave para uma pele saudável, uma vez que atuam como antiglicantes, protegendo o organismo e preservando a sustentação e resistência da sua pele”.
Dica Vichy Mag:
O novo Liftactiv Fresh Shot, da Vichy, funciona quase como um suplemento vitamínico. Basta que, durante 10 dias, aplique antes do creme algumas gotas deste concentrado com 15% de vitamina C e ainda outros poderosos ingredientes como a Vitamina E, os polifenóis e a água mineralizante Vichy. É um programa intensivo que pode adotar 3-4 vezes por ano, para reforçar as defesas da sua pele ao stress oxidativo e ajuda-la a resistir melhor às (doces) agressões. Experimente!
*Schagen, S., Zampeli, V. et al. ‘Discovering the link between nutrition and skin aging’ in Dermato-endocrinology 4.3 (2012) pp. 298-307 [Accessible at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3583891/]