getGeoIPCountryCode = SiteAppCode = PT Test : 'PT/'

OK

OKCancelar

Obrigado

Fechar

O açúcar envelhece a pele: Verdadeiro ou falso?

O açúcar envelhece a pele: Verdadeiro ou falso?
  • Favoritos

O cinema pede pipocas, o café um pacote de açúcar e um pastel de nata, um aniversário exige um bolo com cobertura e o almoço chama por uma sobremesa. Por vezes, parece que todos os caminhos a levam para este pecado nutricional. Mas será que esses disparates consumidos com regularidade, podem estar a apressar as primeiras rugas? A dermatologista Nina Roos vai guiá-la na compreensão de um dos mitos mais comuns sobre a dieta e envelhecimento de pele.

O açúcar pode afetar a capacidade do corpo de envelhecer bem?

Verdadeiro. Nina Roos explica, “os níveis de colagénio podem enfraquecer significativamente. Se consumir muito açúcar refinado, a sua pele poderá perder o suporte e a sua elasticidade, favorecendo o aparecimento de rugas.” Resumindo, a redução da firmeza está na origem de rugas mais profundas, especialmente nas áreas mais finas do rosto. Quando combinada com outras formas de stress na pele, como a falta de hidratação e danos de radicais livres, podem ter efeitos terrivelmente surpreendentes. *

Devemos cortar o mal pela raiz?

Falso. Não precisa de entrar em extremismos e negar tudo ao organismo. Afinal, existem dois tipos de açúcar: o refinado, sem qualquer benefício nutricional e que pode prejudicar a sua saúde; e o de origem natural, como a glicose, frutose, que funcionam como fontes de energia.

A forma como se confeciona o açúcar pode influenciar o seu consumo?

Verdadeiro. Alguns métodos de cozinhar alimentos, como fritar, também aceleraram este processo de “gligação” nas moléculas presentes nos ingredientes. O ideal será dar preferência à sua forma mais natural, consumindo a frutose ou a glicose através da fruta ou  mel, sempre com moderação.

Agora que já percebeu que o açúcar pode provocar alguns danos dispensáveis, poderá ter uma questão em mente: O que fazer quando não consegue resistir?

Além das dicas de substituição do açúcar, procure fazer-lhe frente com antioxidantes. Segundo a dermatologista, “os antioxidantes são o ativo chave para uma pele saudável, uma vez que atuam como antiglicantes, protegendo o organismo e preservando a sustentação e resistência da sua pele”.

Dica Vichy Mag:

O novo Liftactiv Fresh Shot, da Vichy, funciona quase como um suplemento vitamínico. Basta que, durante 10 dias, aplique antes do creme algumas gotas deste concentrado com 15% de vitamina C e ainda outros poderosos ingredientes como a Vitamina E, os polifenóis e a água mineralizante Vichy. É um programa intensivo que pode adotar 3-4 vezes por ano, para reforçar as defesas da sua pele ao stress oxidativo e ajuda-la a resistir melhor às (doces) agressões. Experimente!

*Schagen, S., Zampeli, V. et al. ‘Discovering the link between nutrition and skin aging’ in Dermato-endocrinology 4.3 (2012) pp. 298-307 [Accessible at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3583891/]

Produtos sugeridos

  • Novo

    {Produto_Nome}

    Liftactiv

    Fresh Shot Antioxidante & Antifadiga

    Sérum

    "O antídoto" para a pele cansada. 15% Vitamina C pura, resultados em 10 dias.

  • Best-seller

    {Produto_Nome}
  • {Produto_Nome}
  • Outros artigos sugeridos

    go to top