getGeoIPCountryCode = SiteAppCode = PT Test : 'PT/'

OK

OKCancelar

Obrigado

Fechar
mediacachable:1

Menopausa: Guia para lidar com os afrontamentos

Menopausa: Guia para lidar com os afrontamentos
  • Favoritos

Surgem de repente e sem aviso prévio, de dia ou de noite, e em qualquer lugar. Se está ou vai entrar na menopausa já ouviu, seguramente, falar deles.

Os famosos “calores” são uma das maiores dores de cabeça durante este período, estimando-se que afetem cerca de 75% das mulheres.Mas será que podemos combater os temíveis afrontamentos? E porque surgem? Esclareça todas as suas dúvidas e saiba como enfrentá-los. Este é um artigo de partilha obrigatória, em nome da solidariedade feminina!

1. O que são afinal estes afrontamentos?


Uma sensação repentina, incontrolável e espontânea de calor no pescoço e no rosto, que se fazem acompanhar de uma transpiração abundante e, logo a seguir, arrepios de frio. Um fenómeno que também pode ter lugar nas suas horas de sono, tornando as noites mais desconfortáveis.

2. Porque acontecem?


A temperatura do corpo é regulada pelo estrogénio, que durante o período da menopausa sofre uma diminuição. Este “termostato” orgânico envia a mensagem errada ao seu corpo, que começa a agir como se sentisse temperaturas elevadas, acelerando a frequência cardíaca, a dilatação dos vasos sanguíneos e ativando a transpiração. Um processo normal enquanto pratica desporto, por exemplo.

3. Quais as maiores causas?

Estes picos de calor são habituais e provavelmente irá experiencia-los. Porém, existem alguns comportamentos que os vão potenciar ainda mais, como picos emocionais, stress,  consumo de álcool, tabaco ou até alimentos mais picantes.

4. Como posso controlar este sintoma?

Existem alguns truques que pode ter do seu lado para enfrentar os Hot flashes:
• Utilize roupas mais largas, com tecidos respiráveis e vista-se por camadas, para conseguir retirar algum peso do corpo e diminuir a sensação de calor.
• Aponte os seus sintomas, mas também as opções alimentares que fez. Manter um diário pode ajudar a estabelecer um padrão e a encontrar uma forma de evitar esses episódios indesejados.
• Consuma produtos derivados de soja. Estes contêm níveis elevados de isoflavonas, hormonas semelhantes ao estrogénio, que ajudam a regular os seus sintomas.
• Mantenha sempre gelo no seu congelador. Poderá usar esta solução para se refrescar, colocando em pontos específicos como a nuca ou a zona da testa.
• Existem soluções simples e infalíveis como beber uma bebida fresca. Opte por ter um chá de camomila no frio de reserva, assim poderá também tranquilizar a mente.
• Ao longo do dia, faça refeições mais ligeiras e em maior quantidade, de forma a não subir a temperatura corporal.

Produtos sugeridos

  • {Produto_Nome}
  • {Produto_Nome}
  • Best-seller

    {Produto_Nome}
  • Outros artigos sugeridos

    6 alimentos ricos em ferro que deve ter sempre em casa

    Rosto

    6 alimentos ricos em ferro que deve ter sempre em casa

    O ferro é um mineral famoso no campo da nutrição, mas os seus benefícios podem surpreender e modificar a forma como sente os seus dias. Conheça os alimentos que não poderá prescindir da sua lista de supermercado e das suas refeições saudáveis.

    ler artigo

    go to top