É uma relação de toda a vida. Aprendeu a lidar com elas na adolescência, com um pouco de chocolate e de bom senso, mas agora, com a menopausa, está na altura de se reorganizar.
Afinal, há alterações importantes a ter em conta. Estamos a falar das hormonas, claro, responsáveis, entre muitas coisas, pelas nossas mudanças de humor. Saiba o que pode fazer para manter tudo controlado.
Para a maioria das mulheres, a menopausa chega entre os 45 e os 55 anos, denunciada pelos primeiros sintomas: Menstruações irregulares, afrontamentos, suores, sensibilidade às temperaturas altas, alterações de humor e até um sono desregulado. As alterações hormonais formam a principal claque de apoio para todos estes acontecimentos, com o Estrogénio e a Progesterona a fazerem parte deste elenco que pode ter uma grande influência no seu corpo. De que forma?
Estrogénio
É responsável pela qualidade da pele feminina e pela distribuição de gordura, níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Quando deixa de estar equilibrado pode desregular tudo isto, assim como o resto do organismo, podendo afetar também o sono e a memória.
Progesterona
O principal papel desta hormona está relacionado com o útero, promovendo o seu revestimento. É ela que “toma conta” da sua gravidez e que funciona também para harmonizar o papel do estrogénio, para que os ciclos menstruais não a deixem tão inchada.
Poderá parecer assustador, mas a experiência é diferente para todas as mulheres e poderá nem sentir grande parte dos sintomas. Nada como seguir os conselhos do seu médico e procurar ter alguns cuidados. Uma alimentação adequada, os cuidados de pele e cabelo certos, exercício físico e uma boa dose de sono, podem ser a equipa necessária para encarar esta etapa da sua vida com toda a naturalidade.