getGeoIPCountryCode = SiteAppCode = PT Test : 'PT/'

OK

OKCancelar

Obrigado

Fechar

Menopausa e hormonas: Vamos esclarecer todas as dúvidas

Menopausa e hormonas: Vamos esclarecer todas as dúvidas
  • Favoritos

É uma relação de toda a vida. Aprendeu a lidar com elas na adolescência, com um pouco de chocolate e de bom senso, mas agora, com a menopausa, está na altura de se reorganizar.

Afinal, há alterações  importantes a ter em conta. Estamos a falar das hormonas, claro, responsáveis, entre muitas coisas, pelas nossas mudanças de humor. Saiba o que pode fazer para manter tudo controlado.

Para a maioria das mulheres, a menopausa chega entre os 45 e os 55 anos, denunciada pelos primeiros sintomas: Menstruações irregulares, afrontamentos, suores, sensibilidade às temperaturas altas, alterações de humor e até um sono desregulado. As alterações hormonais formam a principal claque de apoio para todos estes acontecimentos, com o Estrogénio e a Progesterona a fazerem parte deste elenco que pode ter uma grande influência no seu corpo. De que forma?

Estrogénio

É responsável pela qualidade da pele feminina e pela distribuição de gordura, níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Quando deixa de estar equilibrado pode desregular tudo isto, assim como o resto do organismo, podendo afetar também o sono e a memória.

Progesterona

O principal papel desta hormona está relacionado com o útero, promovendo o seu revestimento. É ela que “toma conta” da sua gravidez e que funciona também para harmonizar o papel do estrogénio, para que os ciclos menstruais não a deixem tão inchada.


Poderá parecer assustador, mas a experiência é diferente para todas as mulheres e poderá nem sentir grande parte dos sintomas. Nada como seguir os conselhos do seu médico e procurar ter alguns cuidados. Uma alimentação adequada, os cuidados de pele e cabelo certos, exercício físico e uma boa dose de sono, podem ser a equipa necessária para encarar esta etapa da sua vida com toda a naturalidade.

Produtos sugeridos

  • {Produto_Nome}
  • {Produto_Nome}
  • {Produto_Nome}
  • Outros artigos sugeridos

    6 alimentos ricos em ferro que deve ter sempre em casa

    Rosto

    6 alimentos ricos em ferro que deve ter sempre em casa

    O ferro é um mineral famoso no campo da nutrição, mas os seus benefícios podem surpreender e modificar a forma como sente os seus dias. Conheça os alimentos que não poderá prescindir da sua lista de supermercado e das suas refeições saudáveis.

    ler artigo

    3 Snacks saudáveis e práticos para o Inverno

    Rosto

    3 Snacks saudáveis e práticos para o Inverno

    Com a chegada do frio, a comida de conforto volta também à ordem do dia e fica cada vez mais difícil resistir ao aroma perfumado e  quente dos bolos que saem do forno ou das bolachinhas que acompanham o chá a ferver.

    ler artigo

    go to top