OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Efeitos da Menopausa: As três perguntas mais frequentes

  • Favoritos

Ter dúvidas é mais natural do que possa imaginar. Afinal, esta é uma fase completamente nova na sua vida. Esclareça-as de uma vez por todas e normalize este tema.

Efeitos da Menopausa: As três perguntas mais frequentes

Se abriu este artigo, muito provavelmente já entrou ou está prestes a entrar na menopausa, um novo período da sua vida onde, naturalmente, vão surgir várias dúvidas que nem sempre se vai sentir à vontade para esclarecer com amigas, familiares ou até mesmo com o seu médico assistente. Mas, acredite, todas as questões são válidas neste momento e não está sozinha. 

A menopausa é uma fase totalmente normal nas mulheres. Por isso, sente-se confortavelmente, respire fundo e deixe-nos ajudar a esclarecer algumas das principais perguntas sobre os efeitos da menopausa que podem estar a passar pela sua mente.

Vou engordar durante a menopausa?

Esta é uma das maiores preocupações e a verdade é que muitas mulheres engordam um pouco na altura da menopausa. Por norma, é expectável que ganhe entre quatro a sete quilos, isto porque a diminuição dos níveis de estrogénio pode levar a um aumento de peso que se acumula na zona abdominal - não nos quadris ou nas coxas. 

Para conseguir manter o seu intervalo de peso saudável e não sentir grandes mudanças no seu corpo, é fundamental que continue a fazer exercício físico de forma regular. Além disso, não se pode esquecer de continuar a ter uma alimentação saudável, que trará vários benefícios ao organismo.

Como sei que entrei na menopausa?

A menopausa é facilmente identificada tanto por um médico assistente como pela própria mulher.  A idade, as falhas ou até mesmo ausência de menstruação, os afrontamentos, as alterações de humor e a secura vaginal são alguns dos principais sintomas e aqueles que praticamente todas as mulheres sentem.

Porque é que a minha pele está mais seca de repente?

Durante a menopausa, a queda dos níveis de estrogénio tem um grande impacto na sua pele. Menos estrogénio faz torna a pele mais vulnerável o que a longo prazo a pode deixar mais baça, sem luminosidade flácida e com algumas rugas. 

Claro que qualquer mulheres pode cuidar da sua pele, e é importante que o faça diariamente nesta fase para continuar com um ar bonito e saudável. Utilizar os cuidados certos recorrendo a produtos pensados especificamente para mulheres a entrar na menopausa, poderá ser uma boa ajuda a longo prazo.

A missão da Vichy sempre foi apoiar as mulheres em todas as fases da sua vida, inclusive durante a menopausa. Daí surge a criação da plataforma #NÃOPARENAMENOPAUSA, que tem como objetivo aconselhar todas as mulheres a entrar nesta fase com todas as ferramentas para se sentirem confiantes, serenas e, acima de tudo, femininas.

Outros artigos sugeridos

go to top