OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Dieta vegan na menopausa: prós e contras

A dieta vegan pode trazer vantagens e desvantagens na menopausa, um período caracterizado pela desaceleração do metabolismo.

Dieta vegan na menopausa: prós e contras

Uma das imagens mentais mais associadas à menopausa é, para muitas mulheres, a ideia do aumento de peso. Embora a menopausa em si não faça com que isto aconteça automaticamente, sobretudo se o estilo de vida da pessoa em causa for saudável, é um período que se carateriza sim por uma desacelaração do metabolismo, a par de um maior descontrolo hormonal. Por esse motivo, o que pode acontecer é existir uma maior dificuldade em perder peso, pelo que se torna extremamente importante estabelecer hábitos saudáveis antes, preparando o corpo para essa fase.

Mas e quando a menopausa chega, que tipo de alimentação deve existir?

Se é certo que na menopausa a nutrição é uma da áreas de maior impacto no bem-estar geral, também é inegável que o que cada pessoa necessita pode ser completamente diferente, de acordo com o seu estilo de vida, estado de saúde e objetivos. Assim sendo, é impossível determinar um tipo de alimentação padrão para todas as mulheres, ainda que existam nutrientes e vitaminas importantes a reforçar nesta fase, devido à sua perda natural, que podem ser encontrados precisamente através da comida.  O cálcio, ferro, magnésio e zinco, por estarem diretamente envolvidos com a saúde óssea e, consequentemente, com uma prevenção ativa da osteoporose, são alguns deles. 

A regra a reter é procurar seguir uma alimentação saudável e adequada às suas reais necessidades neste período. Como tal, o recurso a um profissional na área da Nutrição poderá converter-se num aliado de peso para que se sinta bem, feliz, com saúde e energia.

A dieta vegan é a melhor opção?

Porque todos os organismos têm necessidades distintas, a dieta vegan – ou qualquer outro tipo de dieta – poderão ser ideais para algumas mulheres e não funcionar com outras, especialmente durante esta fase de vida. Independentemente dos motivos que fazem com que seja adotada, que vão muito além da alimentação apenas e que englobam um respeito extremo e uma forma de estar em prol do ambiente, e sua fauna e flora, é preciso estar atenta aos sinais do seu corpo para perceber como a ajustar e fazer funcionar, se for esse o seu desejo.

Quais os seus prós e contras?

Por ser uma dieta à base de produtos de origem vegetal, a dieta vegan – que pode sim fornecer ao corpo humano todos os nutrientes de que necessita – carece de maior atenção por parte das mulheres que a seguem na menopausa, de forma a evitar possíveis carências nutricionais. Na verdade, qualquer dieta com restrições deve ter isto mesmo em atenção, devendo ser acompanhada por profissionais para a planearem e adaptarem a este período, considerando por exemplo a suplementação como uma possibilidade.

Uma das suas maiores carências poderá ser a de Vitamina D, encontrada apenas em alimentos de origem animal, que é de importância maior para a prevenção da osteoporose. No entanto, a exposição solar protegida, de forma diária, poderá ser também uma alternativa à sua obtenção.

Por outro lado, a favor da dieta vegan temos os perigos do excesso de consumo de carnes vermelhas para o organismo, que passam a ser evitados. Entre eles, precisamente também o aumento do risco de osteoporose devido à produção de ácidos sulfurados, mas ainda, no caso de carnes processadas, o seu potencial cancerígeno, de acordo com classificação da Organização Mundial de Saúde, através da sua Agência Internacional de Investigação do Cancro, em 2015.

Outros artigos sugeridos

Como perder barriga na menopausa

Pele & nutrição

Como perder barriga na menopausa

O período da menopausa na vida da mulher traz um grande risco de ficar com sobrepeso e obesidade devido às alterações hormonais que ocorrem no corpo. Descubra como evitar isso!

ler artigo

Alimentação na menopausa

Pele & nutrição

Alimentação na menopausa

A menopausa afeta as mulheres com uma série de sintomas incontroláveis. Seguir uma alimentação saudável na menopausa pode reduzir estes sintomas.

ler artigo

go to top

Skinconsult

DIAGNÓSTICO DE PELE BASEADO NUM ALGORITMO DE ENVELHECIMENTO DESENVOLVIDO COM DERMATOLOGISTAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

1 minuto
para analisar
a tua pele

Tira uma selfie

Preenche o perfil

Descobre a tua rotina de skincare personalizada

Linhas finasA tua força
Rugas dos
olhos
A tua prioridade
Falta de firmeza

Faz um
Diagnóstico de pele

circle1circle2circle3circle4