OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Da despensa para o necessaire: o que sabe sobre o abacate?

É um dos preferidos de todos os tempos nos blogs de culinária, sobretudo se estivermos a pensar em alimentação saudável.

Da despensa para o necessaire: o que sabe sobre o abacate?
Avocados-and-donts-for-healthy-skin

Recorde as instagramers e bloggers mais fit que segue, aquelas sempre com um ar realmente bem disposto e em forma. Já falaram de como o abacate é importante na sua dieta? Pode ter a certeza de que a resposta, na grande maioria das vezes, é sempre sim. “Abacate” é, na verdade, um resultado com 4.686.153 entradas só no Instagram, onde ocupa o lugar de protagonista nas fotografias. Afinal, as combinações que permite são visualmente bonitas e coloridas, tornando-se imprescindível não só na despensa, como para a câmara do smartphone.

Mas e o que poderá o abacate oferecer à nossa pele?

Se esta dúvida permanece, preste atenção, Nina Roos e Raphael Gruman, especialistas em nutrição, desvendam tudo.

Os abacates contêm, em grandes quantidades, ácidos gordos – os responsáveis pela reconstrução de uma pele ideal. Esses ácidos, envoltos em nutrientes, tornam-se ainda mais ricos, proporcionando uma pele suave e uma aparência jovem por muito mais tempo. Para além disso, podem ainda gabar-se de altos níveis de vitamina E, que poderão ajudar no combate aos sinais de envelhecimento, o que também acontece com a vitamina A, na sua composição, que irá auxiliar na reparação das células de forma eficaz.

E a melhor parte ainda nem revelámos! Temos ouvido falar, continuamente, dos benefícios dos óleos vegetais na nossa alimentação (como o azeite ou o óleo de côco). Sabemos, inclusive, como são bons para a nossa pele. Mas e o óleo de abacate? Tome nota: é absolutamente extraordinário na redução dos sinais externos de envelhecimento e contém propriedades regeneradoras, quando aplicado diretamente sobre a pele. Que tal uma máscara facial de guacamole?

Dicas para cozinhar abacate

Agora que já conhece todo o seu potencial, só pode querer consumi-lo ainda mais, e nós temos as dicas certas para a ajudar durante o processo. Para além do guacamole, a receita favorita de sempre (por algum motivo é um clássico!), Raphael Gruman explica como tirar o máximo proveito do abacate em apenas 15 minutos:

  • Usar o abacate apenas quando estiver perfeitamente maduro
  • Aproveite a casca para envolver um peixe da sua preferência, com algum tempero e azeite. Irá beneficiar dos nutrientes aí presentes e dar logo outro sabor ligeiro à comida, que cozinha no forno;
  • Com o recheio, faça um puré com um pouco de sumo de limão ou lima, para servir como acompanhamento;
  • Não deixe o abacate exposto ao ar por muito tempo, de forma a evitar um tom acastanhado. Umas gotas de limão irão sempre preveni-lo, e cobri-lo no frigorífico também.
De que está à espera?

go to top