OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Como escolher o melhor desodorizante para a pele sensível

  • Favoritos

Vermelhidão, comichão, ardor e secura nas axilas: sinais de que a sua pele está a ter uma reação de sensibilidade. Afaste da mente – e do corpo, é claro – as imagens que possam tornar a sua situação comparável aos frames iniciais do filme Desafio Total, em Marte. Estamos a exagerar para aligeirar a situação, mas  a verdade é que 23% das mulheres e 13.8% dos homens tem, pelo menos uma vez, reações na pele causadas por um produto de cuidado pessoal. e que, os desodorizantes e os antitranspirantes são muitas vezes apontados como desencadeadores de reações de sensibilidade cutânea. Quer saber, em concreto, o que as suas axilas têm a dizer sobre este assunto?

Porque é que as axilas são tão sensíveis?

Explicando simplificadamente, esta zona do nosso corpo torna-se muito sensível devido às características da pele, que é fina e delicada, principalmente quando se transpira. Outros dos fatores que tornam esta zona tão sensível devem-se à grande quantidade de água que perdemos através delas e à pequena quantidade de fatores hidratantes naturais ali presentes. Isto faz com que a pele não seja tão eficaz a reter a água e tenha mais predisposição para se tornar seca. Para juntar a tudo isto, os hábitos frequentes de depilar as axilas, removem camadas da pele e fazem com que fiquemos sem pelos, que são os responsáveis pela sua proteção. Todos estes fatores juntamente com o calor, a humidade, a fricção da roupa na pele e o desodorizante podem resultar em reações agressivas para a nossa epiderme.

Eis os sinais mais evidentes de sensibilidade nas axilas:

  • Ardor
  • Comichão
  • Erupções cutâneas
  • Manchas secas

Que diferenças existem entre um desodorizante e um antitranspirante?

Sabia que o suor não tem cheiro? Pois é, apenas adquire odor quando entra em contacto com as bactérias presentes na pele. Mas não se assuste! Todos temos bactérias e a forma como reagem difere de pessoa para pessoa. Na verdade existem duas formas de bloquear o odor: mascarando o cheiro ou prevenindo a transpiração. Por exemplo, o desodorizante é um bloqueador de cheiro e é utilizado para o alterar quando este se liberta pela reação da bactéria em contacto com a pele. Já o antitranspirante funciona como um bloqueador da transpiração. As fórmulas deste produto são desenhadas para tapar os poros das axilas e prevenir que o suor entre em contacto com a bactéria da pele. Sem transpiração significa que não vai haver odor.

Quais devem ser os ingredientes a procurar num desodorizante?

É importante que escolha um desodorizante hipoalergénico e desenvolvido para peles sensíveis, sem sais de alumínio, mas com um nível de eficácia alto sem comprometer a tolerância para a pele. Procure nas fórmulas ingredientes como Água Mineralizante da Vichy, óleo de coco e minerais como o sódio, o cálcio, o carbonato e o magnésio, presentes nalguns desodorizantes, têm propriedades calmantes para a pele mais sensível . Contudo é bom estar consciente de que alguns dos óleos essenciais não são os ideais e podem agravar a sensibilidade da pele, como por exemplo, o óleo de ylang ylang (planta) e o óleo de erva-cidreira. Os dermatologistas aconselham a ter também cuidado com os produtos orgânicos que adiciona à sua rotina de cuidados para a pele, especialmente aqueles forem ricos em óleos essenciais, que, de alguma forma, também podem irritar a pele. Por isso esteja atento, nem tudo o que parece ser apaziguador para a sua pele o é de facto.  Fique de olho também nas novas tecnologias, como por exemplo, o MgO (óxido de  magnésio) no desodorizante presente no Desodorizante Mineral Aerosol da Vichy. Este ingrediente é o usado pelas ginastas para absorver a humidade das mãos, e a sua eficácia está comprovada como sendo um agente anti-bacteriano capaz de neutralizar as moléculas ácidas, responsáveis pela produção de odor corporal. Estudos comprovam que este elemento consegue reduzir 30% do odor em 48 horas desde a última aplicação.

Produtos sugeridos

  • {Produto_Nome}
  • {Produto_Nome}
  • {Produto_Nome}
  • Outros artigos sugeridos

    3 Snacks saudáveis e práticos para o Inverno

    Rosto

    3 Snacks saudáveis e práticos para o Inverno

    Com a chegada do frio, a comida de conforto volta também à ordem do dia e fica cada vez mais difícil resistir ao aroma perfumado e  quente dos bolos que saem do forno ou das bolachinhas que acompanham o chá a ferver.

    ler artigo

    go to top