Já se perguntou porque é no outono que, por norma, perdemos mais cabelo? A resposta é mais simples do que pensa.
Um fio de cabelo tem um período de crescimento normal entre dois e seis anos, antes de entrar numa fase de repouso apelidada de telógeno, altura em que pode cair. Do total de cabelos que temos, cerca de 10% estão nesta fase, mas várias investigações referem que a taxa de telógeno aumenta ligeiramente nas mulheres durante o mês de julho, possivelmente devido aos efeitos do sol e dos raios UV. Tendo em conta que os cabelos tendem a cair cerca de 100 dias depois desta fase, outubro e novembro tornam-se os meses com maior prevalência. Se esta queda é motivo de angústia, saiba que há cinco mudanças de comportamento que a podem ajudar a preveni-la.
Evite dar puxões no cabelo
Pentear com mais regularidade, de forma mais suave e nunca com o cabelo molhado são boas estratégias para prevenir a queda. Além disso, prefira sempre penteados mais soltos, que não repuxem as raízes.
Reforce a ingestão de ferro
Sabia que as mulheres que têm poucas reservas de ferro apresentam taxas mais elevadas de perda de cabelo? Peixes gordos, gema de ovo e vegetais com folhas verde-escuras como os espinafres, são boas fontes deste nutriente que é essencial para a saúde do seu cabelo.
Melhore o seu plano alimentar
Além do reforço do ferro, aposte numa dieta equilibrada e que lhe dê todos os nutrientes essenciais para alimentar também o seu cabelo. Produtos ricos em ácidos gordos, ómega-3, proteínas, vitamina B12, A e C devem constar da sua alimentação diária por evitarem que o seu couro cabeludo fique seco.
Filtre a água
A água dura da rede pública de abastecimento e até os químicos presentes na mesma podem aumentar o efeito de secura do couro cabeludo e a sensação de prurido. Instalar um filtro de água no chuveiro é uma solução simples para reduzir este risco.
Use um shampoo suave
Prefira uma gama suave de tratamento, como Dercos de Vichy que foi desenvolvida por dermatologistas com o objetivo de reforçar o cabelo a partir da raiz, melhorar a microcirculação e ainda equilibrar o couro cabeludo.