A sua pele parece estar a reagir às variações meteorológicas, a momentos de maior stress, ao sol, à poluição ou a alguns produtos cosméticos? Estes sinais indiciam que pode ter uma pele sensível. Por muitas dúvidas que estejam agora a surgir na sua mente, não se inquiete. Nada vai estragar o seu verão, ou sequer o seu regresso ao trabalho, até porque basta saber dar os passos certos e identificar os sinais para prevenir alguns tipos de sensibilidade cutânea. O melhor é mesmo ler este artigo para ficar a par de tudo.
1. O que é a pele sensível?
Primeiro que tudo é importante que saiba que a pele sensível não é um tipo de pele. O que significa que sendo oleosa, seca, normal ou mista pode ser também sensível quando exposta a diferentes estímulos.
2. O que acontece, então?
O contacto com alguns agentes irritantes pode causar sintomas comuns de uma pele sensível, que vê assim comprometida a sua capacidade para ser uma barreira contra agressores externos, ao mesmo tempo que vê os seus níveis de hidratação diminuídos.
3. Qual é a causa?
Nalguns casos podem ser determinados ingredientes que propiciam a reação numa pele especialmente sensível, em particular fragrâncias incluídas nos cosméticos não-hipoalergénicos. Por outro lado, estas reações também podem ter origem nas mudanças de temperatura, seja para o calor ou frio, na exposição excessiva ao sol, na poluição e mesmo em fases de ansiedade e stress.
4. Como pode perceber se tem a pele sensível?
Existem alguns sinais mais visíveis e fáceis de detetar: vermelhidão, inchaço, comichão ou sensação de calor em áreas específicas. Além disso, a pele sensível tem uma maior facilidade para desenvolver escaldões (porque tem normalmente uma menor capacidade de se defender das agressões)
5. Qual o aliado certo?
Procure um hidratante hipoalergénico que apazigue e nutra a pele, de preferência que tenha sido testado em pele sensível. Procure nos rótulos ingredientes como o Ácido Hialurónico e a Glicerina, aliados que a vão ajudar a restabelecer a barreira da pele.
6. Quais os principais cuidados a ter?
- Nunca salte a limpeza de rosto. Utilize soluções apaziguantes como leites de limpeza, adequados à pele sensível. Garanta que o seu hidratante está sempre bem fechado, lave sempre as mãos antes de o manusear e extrai-o do pote com uma espátula (dica: as colheres de madeira ou plástico que se usam normalmente para mexer o café são ótimas). Esta é uma dica válida para todas as mulheres, mas para as que têm pele sensível e pretendem evitar a contaminação das fórmulas, é especialmente importante.
- Proteja a sua pele do sol adequadamente. Coloque sempre um protetor solar pela manhã, antes de partir para o seu dia.
- Evite alimentos derivados do leite, fritos ou açúcar em excesso, já que podem influenciar a reatividade da sua pele. Procure substituir estes ingredientes por antioxidantes e vitaminas essenciais: fruta, bebidas de amêndoa e legumes são sempre bem-vindos.