OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

A pele e a menopausa: As 5 respostas que tem de conhecer

Quais as alterações da pele na menopausa? Porque é que a pele envelhece? Descubra a resposta a estas e outras perguntas.

A pele e a menopausa: As 5 respostas que tem de conhecer

Chegar à menopausa e sentir o seu impacto no maior orgão do corpo humano poderá ser desconcertante, fazendo com que se sinta, inclusive, desmotivada. A boa notícia é que, embora a pele seja absolutamente visível e impossível de cobrir na totalidade, não tem de ter razões para o fazer. Pelo contrário: mesmo na menopausa, é totalmente possível sentir a sua pele fresca, luminosa, com firmeza e sem uma hiperpigmentação descontrolada. Em suma, estar bonita, confiante e com mais glamour do que nunca!

Para esclarecer o tema, reunimos 5 perguntas fulcrais sobre como a pele atravessa a menopausa, cujas respostas podem ser encontradas na 2.ª Edição da Conferência Multidisciplinar Mulheres Sem Pausa, com a Dra. Leonor Girão, médica-dermatologista.

Conheça-as:

  • Porque é que a pele envelhece?

Existem 3 tipos de envelhecimento que devemos distinguir, de forma a podermos colmatá-los. O envelhecimento cronológico que todos temos (homens e mulheres), o envelhecimento ambiental (dependente de muitos dos comportamentos que adotamos – hábitos tabágicos, exposição solar e à poluição, alimentação, etc.) e o envelhecimento fisiológico. Este último sim, muito específico das mulheres, por estar associado às alterações hormonais;

  • Quais as principais alterações da pele com a menopausa?

A pele fica menos espessa na menopausa, com menos fibras e nutrientes. Desta forma, teremos: aparecimento de rugas e de manchas, alteração do controlo do tónus vascular (afrontamentos, rosácea, eritema), pele seca e espessa (comichão, calcanhares com gretas/ fissuras), pelos a mais, onde não queremos, e pelos a menos, por exemplo no cabelo. Por fim, existe ainda um forte impacto nas mucosas. A nível oral, falamos de secura, ardor e sabor desagradável, enquanto a nível das mucosas genitais, para além da secura, teremos também a atrofia, a dor e a comichão.

  • Quais as soluções para o rejuvenescimento facial?

Existem soluções para todas as alterações! Hidratar, começando por dentro, com uma maior ingestão de água, é fundamental. Mas, logo de seguida, é preciso não esquecer que os hábitos de limpeza e de hidratação tópica da pele devem ser, mais do que nunca, parte da rotina diária, não só para a pele do rosto. Depois do banho, aplicar creme em todo o corpo, especialmente nas áreas mais sensíveis como os cotovelos, mãos e calcanhares, é imprescindível.

Depois, há cuidados complementares essenciais para corrigir algumas das alterações da pele na menopausa: 1) o protetor solar, para diminuir as agressões do ambiente, 2) o cuidado reparador – para ajudar a colmatar a redução de colagénio na pele, provocada pela baixa de estrogénio, com ingredientes como o retinol, a vitamina C e o ácido hialurónico, e 3) os antioxidantes – obtidos quer através da alimentação, quer com cremes e loções próprias;

  • Que técnicas médicas existem para ajudar na correção destas alterações?

Peelings, preenchimento cutâno, laser’s, IPL, radiofrequência, toxina botulínica, carboxiterapia, mesoterapia, fios modeladores, bioestimulação plasma, cirurgia plástica, terapêutica hormonal, entre outros. Contudo, e de forma a saber qual o indicado para si, é fundamental que se certifique sempre de estes são tratamentos dermatológicos, portanto médicos. Injetáveis, com substâncias médicas, recorrendo à utilização de equipamentos poderosos que têm que ser utilizados por profissionais que realmente saibam o que estão a fazer;

  • Existem tratamentos para o rejuvenescimento genital?

Tal como existem para o rejuvenescimento facial, de que já estamos habituados a falar, é importante que se saiba que, para além da terapêutica hormonal de substituição, há tratamentos simples, sem recurso a qualquer anestesia, para o rejuvenescimento genital. Quer os dermatologistas que trabalham nesta área, quer os ginecologistas, têm já soluções ao dispor de qualquer mulher para este aspeto.

Outros artigos sugeridos

go to top