No Torá, o livro sagrado da religião judaica, «os cabelos e a voz de uma mulher são a sua sedução». Símbolo de expressão feminina, vínculo de personalidade e, muitas vezes, um fator de confiança. O cabelo, seja curto, médio ou comprido, é uma parte importante da sua vida. Por isso, quase que apostamos: a queda de cabelo preocupa-a, não preocupa? Pode ser provocada por fatores hereditários, alterações hormonais ou comportamentos da sua rotina, mas independemente da causa é sempre um momento de algum dramatismo para a mulher. Aprenda a ler os sinais e mude os seus hábitos.
Hipotiroidismo e Hipertiroidismo
Os problemas de tiróide podem originar uma queda mais acentuada de cabelo. O problema da queda deve ficar resolvido assim que regularizar o ritmo da sua tiroide; de qualquer forma, muitas mulheres optam por acelerar a normalização do ciclo de vida do cabelo com a utilização de produtos cosméticos com ação antiqueda, que têm o benefício de não interagir com a medicação para a tiroide.
Falta de vitaminas B
As vitaminas do complexo B são uns dos maiores responsáveis pelo aspeto bonito, brihante e forte do seu cabelo - ou pela falta dele! O seu organismo vai absorvê-las de vários alimentos como a carne, os ovos ou os vegetais. E uma vez que não são produzidas pelo organismo, torna-se muito importante assegurar que o acesso da pele a estes nutrientes se mantém estável ao longo do ano - e é por esta razão que muitas mulheres sentem necessidade de escolher produtos tópicos com estes ativos na sua composição, como o bálsamo condicionador Dercos Estimulante, sobretudo em momentos onde a dieta é menos rica em alimentos com estes nutrientes.
Alimentação
Por falar em dietas, todas sabemos que alguns regimes nutricionais, sobre os mais exigentes para perda rápida de peso, podem causar a carência de alguns nutrientes indispensáveis. O seu organismo apoia-se em algumas substâncias essenciais para manter a saúde capilar e pode começar a reagir rapidamente à sua escassez. Encontre os ingredientes certos para uma boa prevenção, como os salmão, os espinafres, a batata-doce ou até a aveia, e faça uma dieta regrada.
Hereditárias
A alopecia androgenética, que tem origem genética, é provavelmente o maior e mais inultrapassável responsável pela queda de cabelo. E pode não acreditar, mas acontece tanto nos homens como nas mulheres (embora com menor prevalência). No caso das mulheres, a alopécia apresenta-se normalmente de forma díspar, mais distribuída e um pouco mais tardia.
Causas emocionais e psicológicas
O stress e ansiedade podem causar tantos danos ao seu organismo como as agressões externas. O seu sistema reage a influências psicológicas da mesma forma como combate uma doença física, concentrando os recursos onde são mais vitais. Sendo um gestor implacável dos recursos do corpo, o nosso organismo acaba por deixar cabelo para o fim na lista de prioridades nutricionais. Dê-lhe uma ajuda: Aminexil Clinical 5, da Vichy, contém um complexo de 5 ativos associados para deixar o cabelo mais forte e resistente à queda.
Pós-parto
A queda abrupta dos níveis de estrogénio provocada pelo parto e restantes flutuações hormonais demoram algum tempo a regularizar, o que pode provocar um aumento repentino da queda poucas semanas depois da chegada do seu novo bebé. Sendo uma altura em que está normalmente a amamentar, certifique-se de que está a ingerir os nutrientes certos para a sua saúde e para a alimentação do seu filho. Consulte sempre o seu médico para procurar as soluções mais adequadas para o seu caso.
Menopausa
A menopausa tem um grande impacto na estabilidade das suas hormonas. A diminuição da produção de estrogénio, típica desta fase, reduz os níveis de colagénio, um dos principais responsáveis por manter o seu cabelo saudável.
Antibióticos
Alguns antibióticos podem prejudicar o aspeto do seu cabelo, ainda que na maior parte dos casos os efeitos sejam normalmente temporários. Esteja atenta: se precisar de fazer uma medicação prolongada ou se os impactos perdurarem no tempo, fale com o seu médico para perceber de que forma poderá recuperar um cabelo com aspeto brilhante e saudável.