getGeoIPCountryCode = SiteAppCode = PT Test : 'PT/'

OK

OKCancelar

Obrigado

Fechar

6 sopas frias para fazer no verão

6 sopas frias para fazer no verão
  • Favoritos

É considerado o prato mais antigo do mundo. Mas se já está a torcer o nariz à palavra sopa, então deixe que lhe façamos uma introdução por novos conceitos: gaspacho (da Andaluzia-Espanha), panzanella (da Toscana, Itália) ou vichyssoices (França). Leves e frescas, temos 6 sopas frias e leves à portuguesa para que continue a usufruir de todos os seus benefícios em tempos de verão.

Porque deve consumir sopa no Verão?

“Além de serem deliciosas, as sopas frias têm os seus benefícios, pois, ao serem compostas por água e legumes, são uma excelente fonte de vitaminas, minerais e fibras, ajudam a regular o peso, ao mesmo tempo que lhe dão as defesas necessárias ao seu organismo.” Explica a especialista em nutrição, Rita Regalo.

Receitas


1. Sopa fria de meloa com hortelã


Descasque 1/2 melão verde, bem maduro, e retirar as sementes. Coloque no liquidificador e reduza a puré. Adicione 4-5 folhas de hortelã fresca picada, um fio de azeite, sal e pimenta preta moída na hora, a gosto, e misture bem. Numa taça, bata ligeiramente 2 iogurtes gregos naturais, sem açúcar, com uma vara de arames. Distribua o iogurte grego pelos copos de shot e finalize com o puré de melão. Leve ao frigorífico até servir.


2. Sopa de abacate, lima, meloa e salmão

Tire a casca a 5 abacates maduros, corte-os em pedaços e coloque-os no copo do liquidificador. Junte o sumo de 2 limas e triture, de seguida adicione 1 pepino, previamente limpo das sementes, 1 meloa em cubos, 1 cebola picada e o sal e triture de novo, juntando água se for preciso. Misture alguns cubos de gelo e leve ao frigorífico. Na altura de servir, distribua pelas tigelas, colocando por cima 160g de salmão fumado cortado em tiras, os rabanetes laminados, pimenta e algumas folhas de aneto. 


3. Gaspacho de melancia

Tire a casca a 2 melancias, limpe-as de pevides e corte-as em cubos. Pele 2 tomates maduros, limpe-os de sementes e corte-os em pedaços pequenos. Faça o mesmo para 1 pepino, corte ¼ em rodelas finas e reserve. Limpe o restante de sementes e pique-o em pedaços.Reserve ¼ da melancia e coloque a restante no liquidificador. Junte os cubos de tomate e de pepino, 5 folhas de manjericão e tempere com sal e sumo de uma lima. Triture tudo muito bem e leve ao frigorífico para refrescar. Sirva o gaspacho enfeitado com os cubos de melancia e as rodelas de pepino reservados e salpique com pimenta e algumas folhas de manjericão.


4. Sopa fria de beterraba

Num liquidificador coloque 500g de beterraba cozida cortada em cubos e o sumo de 2 laranjas e triturar tudo. Junte 400ml de água (pode usar a da cozedura da beterraba) e 1 iogurte grego, magro e não açucarado, bata novamente até obter uma mistura uniforme. Na hora de servir distribua pelas taças e adicione a cada uma 1 colher de iogurte. Salpicar com pimenta moída na hora.


5. Sopa de ervilhas e menta

Derreta 3 colheres de sopa de manteiga numa panela em fogo médio. Adicione 1 cebola médica picada e cozinhe, mexendo com frequência, até suavizar, durante 6-8 minutos. Adicione 2 chávenas de caldo de vegetais sem sal e deixe ferver. Adicione 6 chávenas de ervilhas frescas descascadas, reduza o lume e misture brandamente, cerca de 5 minutos.Retire a panela do calor e adicione 5 folhas de salsa, 5 folhas de hortelã e o restante caldo de vegetais. Coloque a sopa num liquidificador, diluindo com 2 colheres de água, se vir que está muito grossa, até ficar em forma de um puré. Tempere a sopa com sal e pimenta. Misture alguns cubos de gelo e leve ao frigorífico.


6. Sopa de iogurte, pepino e nozes

Para fazer uma polpa: esmague 2 dentes de alho juntamente com 1 colher de chá de sal. Usando um processador de alimentos, coloque meia chávena de nozes e 2 fatias de pão integral. Transfira o preparado para uma tigela e adicione 3 colheres de sopa de azeite e depois 2 iogurtes gregos, magros e sem açúcar, passando bem. Adicione 2 colheres de sopa do sumo de um limão, 4 pepinos descascados e misture tudo até obter um puré. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico por uma hora ou mais. Adicione bastante água fria para transformá-la em uma sopa mais líquida. Cortar as nozes reservadas e usar para enfeitar, juntamente com o aneto ou menta e algumas fatias de limão.

Este artigo contou com o apoio da especialista em nutrição Rita Regalo, das Clínicas Hélder Flor, e com receitas do blogue Camomila Limão , A Nitricionista, Bon Appetit, Food 52, e do Pingo Doce

Outros artigos sugeridos

6 formas de dormir melhor durante a menopausa

Os Melhores Conselhos

6 formas de dormir melhor durante a menopausa

Nas últimas fases da menopausa, as 'ondas de calor' podem perturbar a sua noite de sono, provocar insónias e ansiedade e impedi-la de descansar, o que é essencial para o seu bem-estar e para a beleza da sua pele. No entanto, há um plano de cinco passos que pode ajudá-la a dormir melhor e a sentir-se revigorada ao acordar.

ler artigo

3 mulheres inspiradoras aos 50 anos

Os Melhores Conselhos

3 mulheres inspiradoras aos 50 anos

A imagem de uma senhora sentada em casa, com pantufas e gatos, já não corresponde ao que sempre idealizamos para os 50 anos. Diz-se que são os novos 30. E com razão!

ler artigo

go to top