Bem sabemos que o inverno torna os domingos mais caseiros e que o sofá nunca lhe pareceu tão confortável. É por isso que ter o seu brunch de domingo em casa se transforma numa tentação irresistível! Mas também os perigos e as tentações para a sua linha se estão a fazer de convidados. Não se preocupe! Este artigo apresenta-lhe 3 receitas para um brunch livre de culpa, mas recheado de sabor. Simples, saudável e com inspirações de uma quadra recheada de ingredientes marcantes, como a abóbora, a pêra rocha ou os frutos vermelhos. Tome nota das receitas que a vão guiar por um fim-de-semana em família, de mão na massa e paladar feliz.
1 - Tarte de abóbora com Noz e Pêra Rocha
Alguma vez pensou que poderia saborear uma tarte sem a culpa de uma refeição calórica? Talvez não o tenha feito, mas vai começar agora. Uma união de ingredientes que acompanham uma lareira acesa e um retrato com jeitos bem portugueses, ou não seja ela, uma tarde com pêra rocha. Tempo de preparação: 20 minutos
Ingredientes:
- 3/4 de chávena de leite magro
- 1/4 de chávena farelo de aveia
- 1/4 de chávena farinha trigo integral
- 3 ovos L
- 1/3 chávena de abóbora
- Colher de chá de extrato de baunilha
- 4 Colheres de sopa (c.s) de açúcar de côco
- 4 C.S de manteiga sem sal ou óleo de côco (opcional)
- 3 Pêras descascadas e em fatias finas
- 2/3 de nozes picadas
- Tempero: Raspas de laranja, 1 colher de sopa de sumo de laranja, 1 colher de café de sal (opcional)
Como fazer:
Pré-aqueça o forno a 180º, colocando no seu interior a forma que pretende usar. Misture o leite, farinhas, ovos, abóbora, extrato de baunilha e 2 C.S de açúcar de côco num liquidificador, até ficar homogéneo.
Retire a forma do forno com cuidado e deite 2 C.S de manteiga/óleo de côco no centro, untando o seu interior. Adicione a massa e deixe assar até a parte de cima estiver mais dourada.
Numa frigideira, coloque as outras duas colheres de manteiga/óleo de côco em lume médio-alto. Junte as peras, nozes e deixe caramelizar por cerca de dois minutos. Adicione o tempero e as restantes 2 C.S de açúcar. Mexa constantemente para unir todos os sabores, e deite por cima da base de “panqueca”, previamente cozinhada.
2. Fatias douradas com frutos vermelhos:
Um marco de natal que não precisa de antecipar mais. Nesta receita, encontra uma interpretação deste clássico com um twist um pouco mais saudável, com frutos vermelhos para que a sua pele também possa ser alimentada. Afinal, estes alimentos são ricos em antioxidantes, tal como o novo Liftactiv Fresh Shot.
Tempo de preparação: 10 minutos
Ingredientes:
- 8 Fatias de pão de forma integral (opte pela escolha menos calórica que encontrar)
- 4 ovos grandes
- ½ Chávena de leite magro
- 2 Colheres de chá (C.C) de extrato de baunilha
- ½ C.C de canela em pó
- ¼ C.C de sal
- 1 C.C de óleo de côco
- Frutos vermelhos
Como fazer: Pré-aqueça o forno a 180º e coloque o tabuleiro a utilizar no seu interior. Com uma batedeira, junte os ovos, o leite, extrato de baunilha, canela e o sal numa tigela ampla. Coloque as primeiras 2 fatias de pão nesta massa e remova após 1 minuto. Porém, se as fatias forem muito finas, convém retirar mais cedo, para que não se desfaçam. Aqueça uma frigideira antiaderente com o óleo de côco, tentando espalhá-lo ao máximo. Transfira as fatias da taça para a frigideira e, depois de dourar e virar para repetir o outro lado, para o tabuleiro no forno. Repita este processo com as fatias que pretender e sirva com os frutos vermelhos, enquanto ainda se encontrar morno.
3. Espargos com ovos Benedict e parmesão:
Nada estaria completo sem os ovos. E esta, é a favorita de muitos menus de brunch por todo o mundo: Benedict, sem a gordura de um ovo estrelado e o proveito do seu interior. E para dar a este prato um boost mais verde, poderá confiar nesta fonte de vitaminas e minerais, conhecida pelas sua propriedades anti-inflamatórias: os espargos.
Tempo de preparação: 15 minutos
Ingredientes:
- 8 ovos grandes
- 1 Colher de Chá (C.C) de vinagre branco
- 1 C.C de sal,
- Espargos (previamente aparados)
- 1 C.S de azeite
- 1 Dente de alho picado
- 1 C.S de manteiga sem sal ou a sua escolha usual para o refugado
- 2 C.S de sumo de limão fresco
- 2 C.C de salsa fresca picada
- Pimenta preta moída,
- 4 C.S de Parmesão fresco ralado
Como fazer: Separe os ovos em recipientes individuais, pode usar tigelas ou copos de café. Coloque uma panela grande com água a lume médio-alto e adicione o vinagre e metade do sal. Deixe ferver. Enquanto isso, coloque uma segunda panela de água a ferver e deixe os espargos cozinhar entre 3 a 4 minutos. Retire-os para um prato com cuidado e remova a água utilizada. Aproveite a mesma panela e coloque o azeite, alho e deixe refugar. Apague o lume e adicione a manteiga, sumo de limão, sal e pimenta. Junte novamente os espargos e coloque o parmesão. Separe esta primeira parte, em pratos individuais.
Coloque um ovo na água a ferver, deixe cozinhar 2 minutos e retire com o apoio de uma escumadeira e deite-os sobre os espargos. Repita o processo (separadamente) para os restantes.