Entre estas duas cidades existem espaços novos todos os dias, e que pode estar a deixar passar. Para que isso não aconteça, enumeramos 3 restaurantes em Lisboa e Porto, que abriram este ano, e merecem a sua visita. Tem espaços secretos, opções argentinas, tábuas de enchidos regadas com um bom vinho ou até um cozido no pão feito por uma chef que já viajou pelo mundo.
Lisboa
Aquele lugar que não existe
Infelizmente, a política deste restaurante não permite tirar fotografias. Por isso, terá de imaginar a seguinte descrição: Recantos em madeira, uma luz envolvente e quente, mesas ímpares e para todo o tipo de jantares, desde trabalho a aniversários, e um menu com inspirações italianas. A imagem de marca desta casa é não ter imagem. São discretos e contam apenas com um forte “passa-a-palavra”, para dar a conhecer o espaço. Visite esta zona de Marvila e, se for de noite, fique atenta: afinal ele não existe.
S Restaurante
A Chef Ilda Vinagre voltou do Brasil para abrir este maravilhoso espaço. Fica junto ao largo do Rato e tem opções muito económicas para a hora de almoço. É perfeito para revelar o melhor da comida portuguesa, por exemplo a um amigo estrangeiro. Sabemos que não é fácil escolher, por isso deixamos o nosso top: Prove o Bacalhau à Ilda, o Pudim de Queijo ou o Cozido à Portuguesa.
Sala de corte
A steakhouse dos lisboetas não é propriamente uma abertura recente, mas continua a não deixar ninguém indiferente. É das primeiras na capital a apostar exclusivamente na confeção combinada entre a grelha e o forno, privilegiando peças únicas, intensificando sabores e texturas. Aqui o centro é a carne: Vazia, Picanha, Entrecôte ou Lombo, são algumas das opções que pode combinar com molhos especiais e acompanhamentos. Fica no Cais do Sodré e requer reserva, a sala é pequena e recomendada para jantares a dois.
Porto
Theatro
Um antigo teatro que dá agora espaço a uma união de comida, vinhos, livros e arte. Aqui o palco é seu, mas a carta é do Chef Pedro Oliveira. Bacalhau com crumble de broa, naco da vazia maturado ou risotto de quinoa com legumes da horta. Na sua visita, poderá encontrar alguns convidados ilustres, como escritores ou cantores que por ali passam para noites memoráveis.
El argento
O nome denuncia: este é o restaurante da região norte onde pode petiscar e beber como se estivesse na Argentina. Empadas com vários recheios, alfajores e suspiros com doce de leite, tudo isto acompanhado com vinhos exclusivamente argentinos. Pode conhecer as 11 empadas caseiras e preparadas no dia, com preços muito acessíveis, ideal para reunir os amigos à volta da mesa.
Tábua Rasa
Porque o Porto é marcado pela sua tradição vinícola, esta casa é de visita obrigatória para quem fica absolutamente feliz com uma refeição de queijo e vinho. Ainda não tem um ano e já é um sucesso, são 25 queijos e 17 enchidos nacionais, tudo numa Tábua Rasa. Aqui é os ingredientes são escolhidos por si, podendo combinar os tamanhos da tábua, os enchidos, queijos ou uma união dos dois. Há ainda um recanto dedicado às artes com artesanato e ilustrações. Curiosa?