5 coisas que podem irritar a pele com tendência acneica na praia

Tens pele com tendência para acne ou imperfeições? Vê a nossa lista com as 5 coisas a que deves prestar mais atenção quando fores à praia este verão.

Raios UV

Como sabemos, o "efeito rebound" que a pele tende a sofrer depois das férias pode levar a um aumento de sintomas relacionados com a acne. Isto acontece por causa do espessamento da epiderme que ocorre como reação à exposição excessiva aos raios UV. Por isso, é fundamental que as pessoas com pele com tendência para imperfeições apostem em proteção solar com um FPS elevado. As fórmulas em gel tendem a funcionar melhor em pele mais oleosa.

Água salgada

Embora a água salgada possa ser útil para esterilizar bactérias, as pessoas que tem pele com tendência para imperfeições não devem passar demasiado tempo no mar. A água salgada pode reduzir 23% da capacidade que a pele tem de se proteger contra os danos do sol, além de desidratar a camada epidérmica.[1] Por exemplo, os níveis de sal presentes no Mar Mediterrâneo, o mar mais salgado do mundo, reduz os níveis de hidratação da pele em 23%, quando comparado com lagos e nascentes naturais.[2] Escolhe uma forma de proteção solar resistente à água, como o Cuidado Corretor Matificante com FPS 30 da Vichy, para garantires que a tua pele fica eficazmente protegida. Tenta passar a pele por água limpa para evitar a formação de uma película que pode provocar a acumulação de sebo e o consequente aparecimento de imperfeições.

[1] Schempp, C. M., Blümke, C., Schulte-Mönting, J., Schöpf, E., & Simon, J. C. (1998). Effect of various salt solutions on ultraviolet B-induced erythema and pigmentation. Der Hautarzt; Zeitschrift fur Dermatologie, Venerologie, und verwandte Gebiete, 49(6), 482-486.
[2] Ibid.

Cloro

Vamos começar pelas boas notícias: a exposição ocasional ao cloro até pode ajudar a secar a pele, o que regula a produção sebácea e melhora o aspeto da acne. Soa bem, não soa? Mas calma. Tal como acontece com o sol, a pele pode sofrer um "efeito rebound" se for excessivamente exposta a agentes secantes, como o cloro. Embora estas propriedades adstringentes possam a ajudar a aliviar a pele com tendência para acne ou imperfeições a curto prazo, a exposição prolongada pode fazer com que a pele aumente a produção de oleosidade para compensar aquilo que vê como uma secura excessiva.[1] Para evitar surtos de acne, tenta limitar a frequência dos mergulhos na piscina.

Areia

Sabias que além de refletir entre 20% e 40% dos raios UV, a areia pode remover parte da tua proteção solar[1]? E a areia também pode colar-se à pele e causar reações irritantes depois de um dia de praia. Felizmente, a tecnologia antiareia da proteção solar Vichy permite eliminar o excesso de areia com algumas passagens, deixando a tua proteção solar livre para cumprir a sua missão e mantendo a pele suave e sem irritações.

[1] Beyer, D. M., Faurschou, A., Philipsen, P. A., Hædersdal, M., & Wulf, H. C. (2010). Sun protection factor persistence on human skin during a day without physical activity or ultraviolet exposure. Photodermatology, photoimmunology & photomedicine, 26(1), 22-27.

Calor

Passar demasiado tempo ao sol não prejudica apenas a superfície da pele. Uma maior transpiração aumenta a produção sebácea[1], o que contribui para piorar a acne. É importante limpar adequadamente o rosto com um produto de limpeza em gel ou à base de água, antes de aplicar um tónico. Este último passo atua como um adstringente, eliminado o excesso de oleosidade da superfície da pele.

[1] Cunliffe, W. J., Burton, J. L., & SHUSTER, S. (1970). The effect of local temperature variations on the sebum excretion rate. British Journal of Dermatology, 83(6), 650-654.

Análise da Pele

COM O SKINCONSULT AI

IDENTIFICA AS NECESSIDADES DA TUA PELE

COMEÇA O TEU DIAGNÓSTICO