Com todos os tratamentos de anti-envelhecimento disponíveis no mercado, descobrir a escolha acertada - para não dizer a que realmente funciona – pode parecer uma tarefa hercúlea, e que talvez crie imensas dúvidas quando ainda nem sequer está à frente das prateleiras. Será que os cremes anti-rugas minimizam mesmo as linhas do contorno dos olhos? Os séruns têm as mesmas funções de um creme hidratante? Esclareça estes e outros mitos mais comuns sobre os cuidados antienvelhecimento da pele.
1- Os cremes "Antirrugas" e "antienvelhecimento" são a mesma coisa?
Falso. Os cremes antirrugas têm um foco específico e a sua atuação é projetada essencialmente para corrigir rugas e linhas de expressão; os cuidados antienvelhecimento, por seu lado, são mais abrangentes, podendo abranger preocupações relacionadas com a perda de firmeza, o aparecimento de manchas e até a correção de uma tez baça e desidratada. É muito importante que a sua escolha tenha em conta as suas reais necessidades (por exemplo, a idade e o tipo de pele). Peça ajuda ao seu farmacêutico para ter a certeza que está a escolher o produto mais adequado.
2- Os hidratantes são vitais para tratar os sinais de envelhecimento?
Verdade. Para ser saudável a pele precisa, necessariamente, de ser uma pele hidratada. A falta de humidade faz com que sinta uma tez baça e sem luminosidade, e a probabilidade de formação de rugas aumenta significativamente. A melhor combinação que poderá fazer passa por aliar um cuidado de hidratação a um cuidado com proteção solar, antioxidante - de forma a estender as suas defesas contra raios UV e radicais livres - dois dos principais culpados do envelhecimento cutâneo. Adivinhe quem faz isto num único gesto? Slow Âge Fluido, pois claro, com FPS25 e baicalina antioxidante. Temos a certeza que já deve ter ouvido falar…
3 - Os tratamentos antienvelhecimento são os mesmos para todas as mulheres?
Falso. A composição genética, o ambiente e o estilo de vida de todas as mulheres varia, assim como cada processo de envelhecimento é díspar e uma experiência inteiramente individual. É, por isso, importante escolher o produto mais adequado para a sua pele em todas as fases da vida. Encare o seu creme como encara os óculos de ver: os óculos da sua mãe não são iguais aos seus e mesmos os seus tem que ir trocando as lentes ao longo da vida.
4- O sérum é mais eficaz do que qualquer creme antienvelhecimento?
Verdadeiro e falso. Normalmente, o sérum tem uma maior concentração de ingredientes ativos do que um cuidado diário, além de que a sua textura fluída e tendencialmente leve aumenta a capacidade de absorção dos ingredientes ativos. Porém, não deverá optar por um em detrimento do outro: tanto o sérum como o creme são essenciais à saúde da sua pele, uma vez que cumprem objectivos diferentes. Enquanto o primeiro oferece nutrientes, como vitaminas e antioxidantes, de uma forma altamente concentrada, o segundo foca-se mais na hidratação e protecão da pele ao longo do dia, algo muito importante para garantir que os ingredientes do sérum atuam como esperado.
5- Os cremes antienvelhecimento também podem ser usados nas áreas de contorno dos olhos e lábios?
Verdadeiro e falso. Tudo depende dos ingredientes do produto utilizado. Alguns ingredientes como o Rhamnose são ótimos para as áreas mais frágeis, enquanto outros, como o Retinol, podem causar irritações. O melhor será procurar cuidados específicos para o contorno dos olhos e lábios, desenvolvidos com ingredientes ativos que respeitem as necessidades dessas áreas delicadas.
6- Um único cuidado anti-envelhecimento resulta tanto para o dia como para a noite?
Falso. Eles não existem para a confundir, de facto a sua pele tem necessidades diferentes de dia e de noite, basta olhar para a sua agenda para o perceber.
- Um creme de dia estará apto para a proteger contra todas as agressões a que expõe a sua pele, combatendo os radicais livres, vindos da poluição e radiação solar. Não só fornecem a energia necessária para que possa dizer não ao stress oxidativo, como também a vão manter hidratada ao longo do dia.
- Já o creme de noite procura estimular a regeneração celular que ocorre durante o sono. Por norma, pode até conter princípios ativos que não deverão ser expostos a luz solar, correndo o risco de irritação.