OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Tudo o que precisa de saber sobre reciclagem de cosméticos

  • Favoritos

As bases devem ir para o contentor amarelo ou para o lixo orgânico? E o que fazer às embalagens de champô e condicionador? Descubra todos os produtos cosméticos que pode, ou não, reciclar e como.

Tudo o que precisa de saber sobre reciclagem de cosméticos

Vivemos numa época em que estamos cada vez mais atentos ao que se passa à nossa volta: imagens do oceano e peixes rodeados de plástico já não nos são indiferentes e, por isso, tentamos mudar os nossos hábitos e fazer escolhas mais conscientes e sustentáveis.

Um dos primeiros passos para a mudança, depois da consciencialização, passa pela reciclagem. Sabemos que as garrafas do vinho que partilhamos com as amigas vão para o contentor verde e que os guardanapos usados pertencem ao lixo orgânico e não ao caixote azul. Mas quando se trata dos cosméticos, ainda há muitas questões que se levantam.

Se está a tentar ter uma atitude mais eco friendly, mas não consegue delinear uma estratégia relativamente aos seus produtos de beleza: deixamos-lhe algumas dicas preciosas.

O que pode, ou não, ser reciclado?

Lembra-se daquele secador que ficou abandonado numa gaveta por não ter arranjo? Pode ser reciclado, assim como as placas alisadoras ou os ferros de encaracolar. O ecoponto à porta de casa não serve: em vez disso, deixe-os no Electrão, onde pode deixar qualquer um dos seus equipamentos.

Quanto aos restantes produtos da casa de banho, é no rótulo que está o segredo que nos indica os seus destinos. Há já algumas marcas que utilizam recipientes de plástico reciclado e que, por sua vez, podem ser colocados no ecoponto amarelo, como é o caso dos produtos da gama Dercos Nutrients, da Vichy.

Em relação aos desodorizantes vazios, estes pertencem ao ecoponto amarelo. Se estivermos a falar de produtos com aerossóis, como é o caso do Desodorizante Mineral Aerosol para pele sensível da Vichy, deve garantir que a embalagem se encontra totalmente vazia. Não o podemos furar, nem apertar, uma vez que é perigoso, mas devemos descarregá-lo completamente.

As máscaras de pestanas e as bases também fazem parte do conjunto de produtos que podem ser reciclados. As primeiras devem ser bem lavadas, de forma a que sejam removidos todos os resíduos presentes. Já as bases, devem ser descartadas sem o doseador.

O que não se pode reciclar?

Apesar de a grande maioria dos produtos cosméticos serem de plástico e poderem ser reaproveitados, existe um grande grupo que não pode ser colocado no ecoponto. Entre eles estão as toalhitas de maquilhagem - que devem ser entregues junto ao lixo orgânico. Como opção, pode utilizar discos de algodão biodegradáveis ou discos reutilizáveis, como os da Mind The Trash.

Já os frascos dos vernizes para as unhas, assim como os pincéis de maquilhagem, também não podem ser reciclados. Os primeiros por conterem demasiados químicos, os segundos por serem feitos de fibras sintéticas de nylon e plástico, ou de pelos naturais de animais.

Agora que já foi introduzida a este tema, de certo que conseguirá fazer opções de consumo mais sustentáveis. Evite os produtos que não podem, de todo, ser reciclados, e aposte em materiais que possam ganhar uma nova vida diminuindo a pegada ecológica… em beleza.

Produtos sugeridos

  • {Produto_Nome}

    DERCOS NUTRIENTS

    Champô Nutri Protein

    Champôs

    Champô nutritivo para cabelo seco

  • {Produto_Nome}

    DERCOS NUTRIENTS

    Bálsamo Detox

    Condicionadores e Máscaras

    Bálsamo purificante profundo com ação no cabelo e couro cabeludo oleoso

  • {Produto_Nome}

    DERCOS NUTRIENTS

    Champô Seco Detox

    Champôs

    Champô seco purificante para cabelo e couro cabeludo com tendência a ficar oleoso, sem passar por água

  • go to top