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Teletrabalho: 8 dicas para ser produtiva e ter uma rotina equilibrada em casa

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Num momento em que cada vez mais pessoas estão em regime de teletrabalho, é importante saber como manter o ritmo e não abrandar a produtividade. E, ao mesmo tempo, ter uma rotina saudável e equilibrada.

Teletrabalho: 8 dicas para ser produtiva e ter uma rotina equilibrada em casa

Sabemos que a responsabilidade aumenta e que muitas vezes as distrações não ajudam em regime de teletrabalho: tarefas domésticas que se acumulam, crianças a pedirem atenção, redes sociais com conteúdos interessantes, “aquela série” que pede só mais um episódio a seguir ao almoço, uma pequena sesta “que só vai ajudar, ou “só mais uma” prateleira que precisa (mesmo) de ser arrumada. E, de repente, já são 7 da tarde. Afinal, estamos no nosso ambiente doméstico e não é fácil torná-lo no nosso novo espaço de trabalho.

Mas não está sozinha no cansaço, no adiamento, ou na lista de tarefas que se acumulam ao final do dia com um sentimento de missão que nunca consegue cumprir. Por isso, reunimos várias dicas. Lembre-se, a força de vontade é o primeiro passo. Vamos a isto?

Comece cedo e mantenha um horário de trabalho

Esqueça o snooze de 15 em 15 minutos, ou desengane-se se pensa que se dormir até às 11 da manhã, depois compensa ao longo do dia. Bem sabemos que em casa, a transição da cama para o computador pode ser mais complicada, mas uma das melhores formas passa por cumprir horários e criar rotinas. Manter o ritmo e começar cedo, como se estivesse a fazer o seu horário normal de escritório, é de extrema importância para a sua produtividade em teletrabalho. Afinal, até já ganhou alguns minutos na deslocação que não fez e no trânsito que não apanhou, certo?

Faça tudo como se fosse para o escritório

Não ceda à tentação de passar o dia de pijama. Mesmo que possa trocar o blazer, por uma camisa mais larga, ou por uma camisola de malha mais confortável, tome o seu banho habitual, limpe e hidrate a pele com o seu cuidado de rosto diário e maquilhe-se. De forma simples, mas maquilhe-se. Pode parecer disparatado, mas cuidar de si vai fazer com que sinta mais confiante e, consequentemente, com que passe melhor o dia e se sinta mais motivada para trabalhar.  Aposte, assim, em rotinas mais simples, como um hidratante que tonifica a pele e lhe dá um boost de energia logo pela manhã. Estamos a falar do sérum Minéral 89, claro, e do cuidado de olhos da mesma gama, que ajudará a que escape às olheiras (e papos!) nas videochamadas.

Aproveite também o momento de sair da cama para fazer uns alongamentos, sobretudo ao nível do trapézio: além de serem bons para ativar a circulação e estimular a energia matinal - avisando o seu corpo de que o dia está a começar - estará ainda a prepará-lo para contrariar o sedentarismo e as más posturas, de um local menos preparado para ser o seu espaço de trabalho.

Encontre o SEU espaço de trabalho

Crie o seu local de trabalho. Mesmo que não tenha um escritório em casa, ou que esse “território” já esteja ocupado por outro membro da família, não se preocupe, basta que encontre o seu espaço – seu. Esta palavra é importante! Primeiro que tudo, certifique-se que não é nem o sofá, nem a cama e que este espaço é apenas para trabalhar. Há dias em que pode ser essa a primeira intuição, mas não o faça. Distinga os seus espaços de lazer e de trabalho, sem os confundir. E certifique-se que ninguém a incomoda durante este horário. Depois, garanta que tem todas as condições necessárias, começando pela iluminação que ganha aqui um lugar de destaque, pelo que se conseguir ter luz natural, sairá a ganhar. Procure que este local tenha tudo o que o seu habitual espaço costuma ter: água, papéis, arrumação, canetas, snacks. Assim evita as desculpas para estar sempre a levantar-se para ir a outra divisão da casa. E, muito importante: no final do dia, arrume tudo, para que no seguinte tenha as condições necessárias para começar de novo e “com o pé direito”.

Defina metas e prazos diários

Seja nas plataformas que já usava, como o Slack, Trello ou no Microsoft One Note,  seja no papel tradicional, é importante que estabeleça objetivos de trabalho diários que a façam focar-se, de acordo com os prazos impostos; que sinta que está a trabalhar com um propósito e a cumprir objetivos a curto prazo, bem como que visualize os próximos passos a atingir. Regra importante: seja ambiciosa, mas realista. E quando concluir a tarefa, assinale-o. Essa nota será importante para a sua motivação, ainda mais em teletrabalho!

Continue a fazer pausas

Chamemos-lhes “pausas tácticas” e não descuremos a sua importância. Afinal, o intervalo do café e os 5 minutos de conversa com os colegas são mais importantes do que imagina.  Agora, em casa, mantenha as rotinas e apanhe sol, ou mesmo um pouco de ar, numa ida até à varanda, ou à janela. Verá que ao regressar ao trabalho as suas energias estarão não só recarregadas para continuar o que estava a fazer, como também estará mais preparada para iniciar uma nova tarefa, reorganizar ideias e ainda que estará mais concentrada. Dica importante: não se esqueça do protetor solar. Não é por estar em casa que deve esquecer este cuidado. É verdade que agora está menos exposta, sim, mas os raios solares continuam a passar através dos vidros e a “atacar” nestes momentos tão preciosos ao ar livre. Tome cuidado!

Mantenha o contacto com os colegas de equipa

Além de temas sobre o trabalho, são muitos os outros tópicos que se partilham com alguns colegas à hora de almoço ou ao final da tarde, certo? Continue a manter o contacto, para que não perca estas ligações e sinta que a rotina não se alterou assim tanto. Que tal propor um almoço às sextas-feiras por videochamada? Até pode ser uma forma de trocar ideias sobre os projetos que estão a desenvolver ou fazer uma reunião, enquanto quebra a monotonia dos dias de teletrabalho.

Deixe as reuniões e as chamadas para a tarde

Já deve ter chegado ao final de uma manhã exausta com as videochamadas e as inúmeras reuniões feitas por telefone. Não está sozinha. A verdade é que este modelo de trabalho pode ser prático quando se trata de algo pontual, mas num regime regular pode ser particularmente desafiante e cansativo, não só pela preparação que exige, passando pelos desafios técnicos que requere, sem esquecer que é necessária uma sintonia e uma articulação para que tudo seja claro e percetível, sobretudo quando há vários participantes. Assim, se for possível, permita-se a fazer tarefas mais mecânicas da parte da manhã e deixe as reuniões para meio da tarde e final do dia. Verá que o seu dia será mais produtivo.

Descanse

O facto de estar em casa pode levar ao engano de que não está tão cansada, ou de que pode dormir menos horas. Além disso, nos primeiros tempos poderá também sentir que está em “modo fim-de-semana” e que pode ler até mais tarde, ou ver uma série à noite. Tire rapidamente estas ideias da cabeça e largue as redes sociais na hora de ir para a cama. Procure, sim, continuar a estabelecer uma hora para dormir e para acordar, de forma a descansar o suficiente para no dia seguinte começar o dia com a máxima energia e pronta para dar o seu melhor. E já que falamos de descanso, procure que a sua pele também tenha o seu. São dias desafiantes também para ela. Experimente uma vez por semana aplicar uma máscara para reforçar a sua hidratação e cuidado. Liftactiv Hyalu-mask protege e estimula a produção natural de ácido hialurónico na pele para um efeito de preenchimento imediato e eficácia anti-idade progressiva com utilização contínua. Aproveite também para começar uma nova rotina com as ampolas anti-idade Liftactiv Specialist Peptide C. Um gesto que preenche as rugas e reaviva a luminosidade. Está na altura de experimentar, não lhe parece?

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